Connect with us

Programa de digitalização do acervo do Museu Imperial completa 10 anos com lançamento de novo portal

História

Programa de digitalização do acervo do Museu Imperial completa 10 anos com lançamento de novo portal

A ideia é disponibilizar na nova plataforma o acervo completo da instituição, que conta hoje com mais de 300 mil itens

O Museu Imperial celebra, esta semana, os 10 anos de lançamento do DAMI: programa de digitalização do acervo do museu que concede acesso gratuito a 80 mil arquivos – fotografias, documentos e itens da Museologia – que compõem o acervo da instituição e que, a partir desta sexta-feira (30) serão disponibilizados em um novo portal de pesquisa.

Foto: Divulgação

O museu é tido como um dos primeiros do Brasil a disponibilizar na internet informações sobre suas coleções. A ideia, agora, é digitalizar na nova plataforma – construída com apoio da Sociedade de Amigos do Museu Imperial – o acervo completo da instituição, que conta hoje com mais de 300 mil itens, entre acervo arquivístico, bibliográfico e museológico.

Foto: Divulgação

Além do novo portal do DAMI, que poderá ser acessado neste link a partir de sexta, o Museu também vai promover duas transmissões ao vivo pelo canal do YouTube da instituição para comemorar os 10 anos do programa. As lives vão acontecer nesta quarta (28) e quinta-feira (29), sempre às 16 horas, e vão abordar os desafios na implantação do projeto, bem como sua importância.

Programação:

28/10

Cleber Belmiro, integrante da equipe do Arquivo Histórico do Museu Imperial, recebe Tiago Ferreira, CEO da NEK IT, empresa petropolitana de tecnologia da informação e desenvolvedora do portal do DAMI desde sua primeira versão, para falar sobre os “Desafios na implantação do Projeto DAMI e sua atualização 10 anos depois”.

29/10

Muna Raquel Durans, coordenadora das atividades do Programa de Digitalização do Acervo do Museu Imperial, e Gabriel Bevilacqua, membro do conselho de administração do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOMBR), debaterão sobre o tema: “Importância da digitalização de coleções na gestão de riscos”.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir