Connect with us

Após 4 dias de operação, força-tarefa consegue controlar incêndio no Parnaso

Cidade

Após 4 dias de operação, força-tarefa consegue controlar incêndio no Parnaso

De acordo com a última atualização da 15ª GBM, o desastre causou mais de 250 hectares de vegetação queimada.

Desde terça-feira (04) uma força-tarefa, formada por agentes do Corpo de Bombeiros, INEA (Rebio Araras e RVS Serra da Estrela), ICMBio e IBAMA, vêm tentando cessar o incêndio florestal no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no Bonfim. Hoje (07) as equipes conseguiram, finalmente, controlar as chamas.

Fotos Divulgação 15ª GBM

“Após o ciclo operacional de hoje e todos os esforços podemos, enfim, informar que o incêndio está sob controle. Os pontos do Açu, Morro da Bandeira e Ajax estão extintos, e seguirão com o monitoramento e rescaldo. O vale do Bonfim foi combatido e só permanecem brasas que serão acompanhadas e monitoradas, porém, o aceiro feito impede a evolução”, explica o comandante do 15º GBM, Gil Kempers.

Esse desastre ecológico acontece há uma semana do maior incêndio florestal do ano em Petrópolis, na Rebio de Araras, que queimou mais de 750 hectares de vegetação.

Fotos Divulgação 15ª GBM

Quatro dias intensos de combate ao fogo

Inicialmente eram quatro focos ativos: Parnaso, Ajax, Vale do Bonfim e Morro da Bandeira, que destruíram, segundo a última atualização da 15ª GBM, mais de 250 hectares (o equivalente a 250 campos de futebol) de vegetação. Nos três primeiros dias a equipe de combate cessou o fogo em três focos, inclusive próximo ao abrigo do Açu, e hoje controlou as chamas no Bonfim. Fizeram parte da ação mais de 70 pessoas, 16 viaturas e uma aeronave.

Fotos Divulgação 15ª GBM

“Imprescindível não agradecer o apoio e integração com os órgãos ICMBio, IBAMA, INEA, Def Civil, GCM e ROER. Seguimos firmes”, comenta Kempers.

Na manhã deste sábado a força-tarefa volta ao Parnaso para rescaldo e monitoramento.

Suspeita de que um balão tenha causado o incêndio

Segundo o Corpo de Bombeiros, a queimada teria sido provocada pela queda de um balão. De acordo com o comendante comandante do 15º GBM, Gil Kempers “os brigadistas que pernoitavam no abrigo avistaram na noite anterior balões sobrevoando o parque”.

Outro indicativo dessa causa é a localização dos focos de incêndio, que estavam acima de 2 mil metros de altitude. Ele começou na região do Chapadão, próximo ao local conhecido como “Graças a Deus”, em direção ao “Ajax”.

Sobre o Parnaso:

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

Foto Divulgação / Parnaso Oficial

O Parque, que no momento está fechado por conta da pandemia, abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

Como denunciar crimes ambientais?

As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas através da Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 e (21) 2253 1177, ou ainda através da Secretaria do Meio Ambiente, pelos telefones (24) 2246-9241 (licenciamento e fiscalização), (24) 2246-9233 (corte de árvore e queimadas), (24) 2246-9234 (núcleo administrativo).

Vale lembrar, ainda, que o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir