Connect with us

10 dúvidas e respostas sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis

Cidade

10 dúvidas e respostas sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis

(Atualizada às 11h40 do dia 20 de agosto de 2020)

As constantes restrições e flexibilizações nas medidas decretadas pelo município para conter a disseminação do novo coronavírus e reativar a economia local vêm gerando dúvidas entre petropolitanos e turistas. Pensando em esclarecer as mais pertinentes, reunimos aqui 10 dúvidas e respostas sobre a atual situação da Covid-19 em Petrópolis.

1. Quem pode entrar na cidade?

As barreiras sanitárias ainda estão funcionando 24h por dia para diminuir a circulação da Covid-19. Inicialmente, apenas moradores de Petrópolis e pessoas que tenham consulta médica pré-agendada podiam entrar. Contudo, desde o dia 9 de julho, hóspedes de hotéis e compradores dos polos de moda de Petrópolis também passaram a ter entrada liberada, conforme comprovação documental da reserva no meio de hospedagem e do formulário preenchido fornecido pela Associação da Rua Teresa.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Ônibus e vans de turismo também estão autorizados a entrar na cidade, desde que os passageiros comprovem a reserva em meios de hospedagem ou que são compradores dos polos de moda de Petrópolis (com o preenchimento do formulário). Todos também passam pela aferição de temperatura.

2. Quando os ônibus intermunicipais e interestaduais voltam a funcionar?

Os ônibus intermunicipais e interestaduais estão proibidos de entrar na cidade desde março. Fizemos contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, mas eles ainda não deram uma data para a liberação desses serviços de transporte e também não apresentaram as adaptações que deverão ser feitas nos ônibus quando houver a liberação da Secretaria de Saúde.

Foto Divulgação / Única

3. Os atrativos turísticos já reabriram?

Com exceção do Parque de Itaipava e do Circuito de Lazer que voltam a funcionar este mês, todos atrativos turísticos estão temporariamente fechados e sem previsão para reabrirem. Ou seja, museus, o Parque Natural da Serra dos Órgãos (Parnaso), Vale do Amor, teatros, entre outros atrativos permanecem com as portas fechadas.

Foto Instagram @giulialaura18

Passeios de ecoturismo, como trilhas e cachoeiras — embora a maioria esteja em áreas abertas ao público —, ainda não são recomendados pela Secretaria Municipal de Saúde, a fim de evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19.

4. Ainda é obrigatório o uso de máscara em Petrópolis?

Sim. Afinal, a pandemia ainda não acabou e não há um remédio cientificamente comprovado que é eficaz ou uma vacina para essa doença. Pessoas e estabelecimentos que descumprirem as normas impostas pelos decretos municipais estarão sujeitos à multa. Quem estiver nas ruas sem máscara, por exemplo, poderá ser multado em R$ 250. Já os estabelecimentos, além de multa, poderão sofrer medidas administrativas, como suspensão das atividades, cassação da licença, interdição, etc.

Foto Divulgação

5. Como estão os horários de funcionamento do comércio e serviços em geral?

  • Comércio e serviços do Centro Histórico: de 11h30 às 19h de segunda a sexta e de 10h às 19h aos sábados;
  • Rua Teresa, Aureliano Coutinho e adjacências: de 9h30 às 17h30 de segunda a sábado;
  • Restaurantes: até no máximo 00h;
  • Bancos: liberado pelo município para funcionar 24h durante toda a semana;
  • Indústrias: de 7h às 15h;
  • Supermercados e farmácias: liberado pelo município para funcionar 24h durante toda a semana;
  • Comércios e serviços de bairro: de 9h às 18h.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

6. Aonde e quando posso fazer o teste da Covid-19?

A Secretaria de Saúde anunciou novas datas das ações de testagem em massa nesta semana, que podem ser conferidas aqui. Lembrado que para ter direito ao teste rápido é preciso que o paciente esteja sintomático, isto é, pessoas que estejam entre o 8º e 30º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas. E para fazer o cadastro online, tanto para a testagem nas UBS como no drive-thru, basta acessar http://web2.petropolis.rj.gov.br/gap/coronavirus/, onde devem ser preenchidos dados como nome completo, CPF e e-mail.

Foto Divulgação / PMP

7. Tem alguma previsão das aulas na rede pública e privada retornarem?

Suspensas desde o dia 17 de março, as aulas escolares e universitárias em unidades de ensino de Petrópolis não têm previsão de retornarem. A Secretaria de Educação, junto com os integrantes do Grupo de Trabalho, estudam protocolos que serão adotados nas escolas e centros de educação infantil após o fim dos decretos de distanciamento social.

Foto Divulgação PMP

8. Aonde encontro o formulário da Rua Teresa que dá acesso à cidade?

O formulário está disponível em todas as lojas da Rua Teresa. Para ter acesso entre em contato com a sua loja preferida e solicite a sua autorização. Os contatos das lojas estão no Instagram @ruateresaoficial. O preenchimento do formulário é feito pelo lojista. Ele vai precisar do nome completo e RG do condutor do veículo, da placa do veículo, o número de ocupantes do veículo, a data que pretende vir à Rua Teresa e qual loja quer visitar.

Foto Divulgação Rua Teresa / Henrry Kappaun

É importante ressaltar que todos os passageiros do veículo serão submetidos à aferição de temperatura ao chegarem na barreira sanitária. Caso algum integrante do grupo apresente elevação na temperatura corporal, todo o grupo será impedido de entrar na cidade.

9. Como está a ocupação de leitos do SUS em Petrópolis? E ainda é possível haver lockdown?

De acordo com a Secretaria de Saúde, hoje (20/08) o município contabiliza pelo SUS 27,78% dos leitos clínicos e 26,73% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus. Apesar da estabilidade abaixo de 50% de ocupação, a prefeitura vem anunciando que caso o número chegue a 80%, novas medidas poderão ser decretadas, não descartando, inclusive, o lockdown.

10. Quais os números do boletim da Covid-19 em Petrópolis?

De acordo com o painel de monitoramento da Covid-19, até o momento (20/08) foram feitos realizados 24.132 testes na cidade. Deste total, 19.051 resultaram negativo, 4.997 positivos e 84 estão em análise, entre PCR e testes rápidos. Há 73 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. E 159 óbitos.

De acordo com o monitoramento feito pela vigilância epidemiológica, pode-se afirmar que 1.197 pessoas estão recuperadas do coronavírus. Esse número se refere aos pacientes que estiveram internados nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir