Connect with us

Jovens Empreendedores: conheça os petropolitanos que estão por trás de negócios de sucesso na cidade

Negócios

Jovens Empreendedores: conheça os petropolitanos que estão por trás de negócios de sucesso na cidade

Com o objetivo de estimular e valorizar as iniciativas e o espírito empreendedor dos jovens petropolitanos, criamos a série #JovensEmpreendedores. Todas as pessoas entrevistadas administram um negócio de sucesso em Petrópolis com menos de 30 anos e lutam para mantê-lo em uma cidade conhecida por ser difícil de empreender.

Eles se reinventam a cada dia, são criativos e têm disposição de sobra. Na 6ª edição da série, você vai conhecer quem está por trás da empresas petropolitanas: HumanAZ, Mania de Bolos Caseiros e Ney Fek.

Rodrigo Curcio

Empreendimento: HumanAZ – Conectando Propósitos

Se para empreender é preciso ter energia, Rodrigo Curcio tem de sobra. Ele é movido por trabalho e desafios. Aos 29 anos, o petropolitano, formado em Administração pela UCP, percebeu que havia uma falta de conexão efetiva entre as empresas contratantes e os candidatos para as vagas. Foi através desse problema que Rodrigo teve a ideia de criar uma startup inovadora: em 2017, nascia a “HumanAZ”.

O objetivo da startup era transformar e modernizar a relação entre as empresas e profissionais, equacionando propósito e produtividade. Funciona da seguinte forma: os profissionais e empresas se apresentam em uma plataforma digital através dos seus diferenciais competitivos — as competências — e os objetivos de carreira. O algoritmo da HumanAZ, potencializado pela presença de Inteligência Artificial, conecta empresas e profissionais através dos conhecimentos, habilidades, comportamento/atitudes e objetivos de carreira, indicando, em tempo real e mutuamente, a conexão do propósito. Traduzindo: “Nunca foi tão fácil contratar e conquistar uma oportunidade de emprego, quando você sabe o que o profissional e a empresa podem oferecer, um ao outro”, explica Rodrigo.

Foto Divulgação

O petropolitano, que já fez cursos nos Estados Unidos e palestras para centenas de pessoas, é apaixonado em transformar processos que sempre foram feitos de uma maneira, mas poderiam ser feitos de outra e apresentar resultados diferentes, mais satisfatórios. E foi justamente através de sua experiência entrevistando e desenvolvendo diversos profissionais na multinacional Orange que ele percebeu que a empresa queria uma coisa e os candidatos às vagas queriam outra. “Hoje tem tecnologia acessível para todos, mas ninguém tem esse olhar único que a HumanAZ tem de ver um problema que existe há décadas e genuinamente querer solucioná-lo”, ele conta.

E enquanto a HumanAZ segue crescendo e conectando pessoas, Rodrigo vem fazendo a diferença em Petrópolis. “Acredito poder agregar valor genuíno a minha cidade através de uma tecnologia super acessível às empresas, valorizando as pessoas e gerando ainda mais retorno para os negócios locais”, finaliza.

Diego Mesquita e Lídia Aline Freitas

Empreendimento: Mania de Bolos Caseiros

A mania e a paixão de Lídia Freitas, de 25 anos, em ficar na cozinha vendo sua mãe preparar bolos fez com que nascesse a ‘Mania de Bolos’. O que era apenas um hobby virou um negócio, que cresceu e hoje ela e o noivo, Diego Rodrigues Mesquita, de 28 anos, administram duas unidades da loja, em Petrópolis.

Ela é brasiliense, ele é petropolitano. Os dois são formados em Serviço Social, mas o dom do casal está em empreender. Desde cedo os dois já trabalhavam e sempre buscaram fazer alguma coisa que levasse felicidade para vida das pessoas. Não é à toa que Diego se mudou para Curitiba para se dedicar a projetos sociais até cair de cabeça no mundo do empreendedorismo.

Foto Divulgação

Lídia começou a trabalhar acompanhando a loja da mãe em Brasília, e quando se mudou para Petrópolis decidiu abrir a sua própria loja aqui, no Alto da Serra. “O desafio foi grande por não conhecer a cidade. Foi preciso ir atrás de tudo, do zero, achar fornecedores, produtos, descobrir novos ingredientes, já que alguns que eram usados em Brasília não existiam em Petrópolis”, ela relembra.

As dificuldades não fizeram Lídia desistir e além de abrir sua primeira loja, pouco tempo depois, devido ao sucesso da Mania de Bolos, ela abriu mais uma unidade. “Não foi fácil, mas junto veio a experiência que me motivou a abrir mais um novo empreendimento, dessa vez no bairro de Corrêas. Com o aumento da demanda de trabalho, tendo em vista que faço parte de todo o processo de produção, convidei o Diego para entrar nessa comigo”, conta Lídia.

Hoje o casal segue na luta para empreender em Petrópolis, mas felizes de gerar empregos e cumprir com o objetivo que tinham desde o início: levar felicidade às pessoas, nesse caso, em forma de bolo. “Poder trabalhar com algo que gosto e proporcionar às pessoas produtos de qualidade, feitos de forma artesanal, como minhas avós e minha mãe faziam, é o que mais me motiva”, ela finaliza.

Anthony Sadkowski

Empreendimento: Ney Fek e Podcast “Sua Empresa”

Ele é apaixonado por tecnologia, tendências e pelo mundo empresarial. Ele nasceu e cresceu no ambiente de comércio e fábrica, observando toda a dinâmica e os desafios em manter o negócio de seus pais em Petrópolis. Hoje, Anthony Sadkowski, de 25 anos, administra a Ney Fek – marca de roupas femininas especializada em plus size há mais de 30 anos –; é consultor empresarial e, recentemente, começou com um novo projeto: criou o primeiro podcast petropolitano para pequenas e médias empresas.

Parece muita coisa, mas Anthony garante que já foi mais difícil dar conta de tanta responsabilidade. Principalmente no período que fazia Mestrado na PUC-Rio, quando passou 2 anos morando metade da semana em Petrópolis e metade no Rio. Aliás, adquirir conhecimento e se especializar nos assuntos que ele gosta sempre fizeram parte de sua rotina. “Leio diariamente mais de 10 sites de notícias sobre assuntos de tecnologia, inovação e empresas”, conta o consultor.

Foto Divulgação

Formado em Administração pela Fase, Anthony logo já se viu envolvido na fábrica dos pais, buscando soluções para a empresa. “Quando entrei para a Ney Fek fiz um processo de profissionalização da gestão que permitiu reduzir o número de funcionários sem perder a qualidade do produto e sem prejudicar o ambiente de trabalho”, explica. Hoje é ele quem cuida de toda a gestão da empresa, que tem mais de 30 funcionários.

Ver que seus conhecimentos ajudaram a empresa de seus pais, fez com que Anthony resolvesse transformar essa paixão em solucionar problemas através de tecnologia, organização e estratégias em vocação. E é daí que vem o seu segundo trabalho como consultor empresarial para pequenas e médias empresas.

Como se não bastasse, Anthony e sua equipe participaram do Startup Weekend Petrópolis, que aconteceu em agosto deste ano, e levaram o prêmio de 1º lugar com uma startup focada na gravação, edição e publicação de podcasts. A ideia foi adiante e em outubro desde ano, ele criou o primeiro podcast da cidade voltado para pequenas e médias empresas, chamado “Sua Empresa”, que já pode ser ouvido no Spotify e na Apple.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir