Connect with us

Fotógrafo faz ensaio em Petrópolis para chamar a atenção sobre questões raciais

Cidade

Fotógrafo faz ensaio em Petrópolis para chamar a atenção sobre questões raciais

Autêntico, forte e emocionante. Foi assim que os seguidores da página do Instagram “Retratos Loiola” descreveram o ensaio fotográfico “Vidas Importam”, realizado na última semana pelo petropolitano Wagner Loiola e pela Fernanda Schmitt (assistente de criação). Incentivados pelos recentes protestos contra o racismo que se espalharam pelo mundo todo, um grupo de jovens talentosos de Petrópolis se reuniu com o mesmo propósito: usar a arte como instrumento de mudança.

Os modelos, em sua maioria negros, através de expressões sérias e da maquiagem feita pela petropolitana Thamyres Almeida, roubaram a cena na Praça da Liberdade. Cada detalhe do ensaio fotográfico tinha um significado e para cada olhar, a mesma mensagem: “Parem de nos matar. Vidas importam”.

Conversamos com o fotógrafo Wagner Loiola, que explicou alguns elementos do ensaio. “A mulher negra abraçando a mulher branca busca passar a mensagem de que ‘somos todos um só’; os negros vestidos de branco é  um apelo pela paz e igualdade entre todos; a mulher branca vestida de preto significa o luto dos brancos a todos os negros que já foram mortos por suas mãos”, explica Loiola.

O objetivo do trabalho era fazer pessoas com atitudes racistas refletirem e, mais do que isso, valorizar a igualdade e a vida, em todas as suas formas e cores. “Todas as vidas importam. O que aconteceu com o George Floyd, nos EUA, acontece todos os dias. Negros morrem pelo simples fato de serem negros. O racismo é algo que já não era mais para existir. Mas todas as vidas importam, todos merecem respeito. Não é porque eu sou negro que só eu mereço respeito, seria egoísmo da minha parte dizer isso. E os povos indígenas? E os muçulmanos? A questão aqui (no ensaio) é valorizar todas as vidas”, explicou o fotógrafo a respeito do nome dado ao ensaio.

Sobre o Retratos Loiola

O Retratos Loiola é uma página do Instagram (@retratosloiola) formada por um grupo de petropolitanos que buscam elevar a autoestima das pessoas através da fotografia e da arte. Wagner Loiola, de 26 anos, é quem faz todos os registros e os ensaios fotográficos.

Foto Arquivo Pessoal Wagner Loiola

Em 2019 ele decidiu ir atrás de novas oportunidades no Rio de Janeiro, mas com a pandemia, seus planos foram interrompidos para dar vez a uma nova vocação: a fotografia. Voltando para Petrópolis, ele começou a fazer fotos e ensaios através do celular de amigas e descobriu que era isso que ele queria para o resto da vida.

“É algo que eu amo fazer e quero viver disso. Eu descobri que eu gosto de lidar com as pessoas e ver que eu posso ajudar alguém que está sofrendo de baixa autoestima não tem preço. Pretendo aprimorar meus conhecimentos de fotografia, mas não vou abandonar a essência do celular, que foi onde tudo começou”, explicou Loiola.

Para mais informações sobre ensaios fotográficos acompanhe o Instagram @retratosloiola ou entre em contato através do WhatsApp (21) 99103-8898.

Veja também:

Arte e empreendedorismo: conheça o trabalho de mais de 50 petropolitanos negros

Fotógrafos registram cotidiano de Petrópolis durante a quarentena

Com o cancelamento de eventos, fotógrafo petropolitano recria e registra casamento usando bom humor

Fotógrafa de Petrópolis se reinventa e faz ensaios por vídeo chamada

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir