Connect with us

Prefeitura adia segunda fase do plano de reabertura do comércio em Petrópolis para 15 de junho

Cidade

Prefeitura adia segunda fase do plano de reabertura do comércio em Petrópolis para 15 de junho

Em nota publicada nas redes sociais do prefeito Bernardo Rossi nesta quarta-feira (03), todas as atividades previstas para retornarem na segunda fase (Linha Amarela – dia 08/06) do plano de reabertura do comércio e serviços em Petrópolis foram adiadas para 15 de junho. A mudança ocorreu devido a orientações do Ministério da Saúde para haver um espaçamento de 14 dias de intervalo entre as linhas do plano de flexibilização.

Confira a nota na íntegra:

“Desde o início da pandemia estamos trabalhando para salvar vidas e proteger nossa população! Reestruturamos toda nossa rede de saúde com a ampliação no número de leitos, além de diversas outras ações para que os índices do coronavírus em nosso município se mantivessem estáveis. Seguindo orientações do Ministério da Saúde e com a avaliação das nossas equipes de especialistas, decidimos seguir as recomendações dos Ministérios Públicos Estadual e Federal no que diz respeito ao espaçamento de 14 dias de intervalo para flexibilização entre as linhas.
Assim, passamos para o dia 15 de junho a data prevista para a abertura do comércio e serviços da linha amarela, o que também nos dará um panorama mais completo de como a doença está circulando no município a partir da flexibilização da linha branca. Nossa preocupação é também proteger a economia de nossa cidade, porque se a doença sair do controle, as consequências econômicas podem ser ainda mais desastrosas. Com planejamento e responsabilidade vamos avançar no combate ao coronavírus em Petrópolis”, disse Bernardo Rossi.

Foto Serra Drone

Confira quais setores fazem parte da Linha Amarela do Plano Municipal de Reabertura Gradual do Comércio e Serviços:

Foto Divulgação PMP

Plano Municipal de Reabertura Gradual do Comércio e Serviços

Desde segunda-feira (01/06), Petrópolis deu início ao plano de reabertura gradual da economia, seguindo a nota técnica da Secretaria de Saúde. O documento foi dividido em linhas: verde, branca, amarela e vermelha. A linha verde (serviços essenciais) já está em funcionamento desde o início da pandemia e a linha branca passou a valer a partir desta semana. São estacionamentos, papelarias, lavanderias, conserto de equipamentos eletrônicos, óticas, restaurantes às margens da BR-040, concessionárias e agências de veículos, consultórios, lojas de tecido e armarinhos, lojas de autopeças e chaveiros.

A próxima linha a ser autorizada a funcionar é a amarela, a partir do dia 15 de junho. Mas de acordo com a prefeitura, pode haver o recuamento da decisão a qualquer momento, não descartando um possível lockdown. “Podemos recuar e fechar estabelecimentos se chegarmos a 80% da nossa capacidade hospitalar. E se continuar aumentando, atingindo 90%, podemos decretar o lockdown. Ou seja, é importante falar que a flexibilização depende da população, depende de cada um de nós”, disse o prefeito.

Segundo a prefeitura, a flexibilização não significa o fim do isolamento social na cidade. As ações preventivas de combate ao coronavírus continuam fundamentais para evitar mais mortes no município, e pessoas que desrespeitarem os decretos estão sujeitas à multa. Quem estiver nas ruas sem máscara, por exemplo, poderá ser multado em R$ 250.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir