Connect with us

Operação “Faça Sua Parte” fiscaliza reabertura do comércio e Assistência Social distribui máscaras a quem não pode comprar

Cidade

Operação “Faça Sua Parte” fiscaliza reabertura do comércio e Assistência Social distribui máscaras a quem não pode comprar

Secretarias municipais e órgãos de segurança percorreram a cidade para garantir que a população siga as normas de segurança.

A prefeitura colocou em prática nesta segunda-feira (01.06) a operação “Faça Sua Parte”, com o objetivo de garantir que a população obedeça as normas de segurança previstas no início da flexibilização do comércio e de serviços do município. Agentes das secretarias municipais e de órgãos de segurança percorreram a cidade fiscalizando o cumprimento do novo decreto municipal que exige o uso de máscaras e que permanece impedindo as aglomerações.

Participam da operação órgãos de fiscalização do município – Posturas, Procon, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Fazenda –, além da Guarda Civil, Defesa Civil, Polícia Militar e Bombeiros. Nas ruas, as equipes orientaram a população sobre o uso de máscaras e fiscalizaram os comércios que já estão funcionando – ao todo, 11 atividades foram retomadas.

Foto Divulgação

“A nossa prioridade é com a vida e com a saúde dos moradores. Hoje, a cidade teve a oportunidade de iniciar uma flexibilização, com responsabilidade e com muita calma, por termos saído na frente. São mais de 70 dias desde os nossos primeiros decretos de isolamento, de fechamento de estabelecimentos e de outras ações. Mas para a flexibilização funcionar, a gente precisa do apoio dos petropolitanos, todos têm responsabilidade”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Neste primeiro dia de flexibilização, reabriram os estacionamentos, papelarias, lavanderias, conserto de equipamentos eletrônicos, óticas, restaurantes às margens da BR-040, concessionárias e agências de veículos, consultórios, lojas de tecido e armarinhos, loja de autopeças e chaveiros.

“A gente precisa muito da colaboração das empresas. O Procon/Petrópolis-RJ tem fiscalizado o cumprimento dos protocolos de saúde e algumas empresas não estão colaborando. Com relação as máscaras, a grande maioria das pessoas está usando e hoje realizamos mais um serviço de orientação. Também é importante que os petropolitanos denunciem os comércios irregulares”, esclarece a coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ, Raquel Motta.

O plano de retomada das atividades, disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br/coronavirus), traz todas medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança para funcionários e clientes.

Distribuição de máscaras e sirenes móveis

A Secretaria de Assistência Social está distribuindo máscaras para quem não pode comprar na Praça da Inconfidência. Junto está sendo entregue um panfleto com orientações para a população sobre uso e os cuidados, como a forma certa de colocar e remover, o tempo vida útil, a lavagem das peças, entre outras informações.

Foto Divulgação

Além disso, as sirenes móveis da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias percorreram os mesmos lugares com mensagens que reforçam a importância do isolamento social. Dessa maneira, a prefeitura reforça que os petropolitanos devem evitar aglomerações permanecendo em casa.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir