Connect with us

Plano de reabertura do comércio e multa para quem não usar máscara começam hoje em Petrópolis

Cidade

Plano de reabertura do comércio e multa para quem não usar máscara começam hoje em Petrópolis

Hoje (01/06) Petrópolis inicia o Plano de Reabertura Gradual do Comércio e Serviços e quem desobedecer as medidas para diminuir a disseminação da Covid-19 estará sujeito a multas. Para que todos fiquem conscientes do que vai acontecer, listamos aqui os principais pontos dessa nova etapa.

1. Divisão em linhas

O Plano de Retomada Gradual da Economia foi dividido em linhas: verde, branca, amarela e vermelha. A linha verde (serviços essenciais) já está em funcionamento, como mercados, açougues, padarias, farmácias, etc.

2. Linha Branca

A partir desta segunda-feira (01/06), todos os estabelecimentos listados na linha branca também poderão funcionar. São eles: estacionamentos, papelarias, lavanderias, conserto de equipamentos eletrônicos, óticas, restaurantes às margens da BR-040, concessionárias e agências de veículos, consultórios, lojas de tecido e armarinhos, lojas de autopeças e chaveiros. Em todo caso existem regras no atendimento, que podem ser conferidas na imagem abaixo:

Foto Divulgação / PMP

3. Linha Amarela

De acordo com o plano, a próxima linha – a “amarela” – poderá ser autorizada em 08 de junho. Lembrando que para cada autorização existem regras a serem cumpridas. O detalhamento de quem pode funcionar, quando e de que forma, está disponível no link: www.petropolis.rj.gov.br/coronavirus/.

Foto Divulgação / PMP

4. Medidas baseadas na curva da Covid-19

O monitoramento da curva da doença continua e, segundo a prefeitura, pode haver o recuamento da decisão a qualquer momento, não descartando um possível lockdown. “Esse dia 1º será muito importante porque, a partir da flexibilização, podemos tanto avançar nesse plano, por causa da ampliação de leitos, por causa da colaboração das pessoas com o uso de máscara e o número contágio não aumentar, como também podemos recuar e fechar estabelecimentos, se chegarmos a 80% da nossa capacidade hospitalar. E se continuar aumentando, atingindo 90%, podemos decretar o lockdown. Ou seja, é importante falar que a flexibilização depende da população, depende de cada um de nós”, disse o prefeito.

5. Multas para quem desobedecer as medidas

Pessoas e estabelecimentos que descumprirem as normas estarão sujeitos à multa. Quem estiver nas ruas sem máscara, por exemplo, poderá ser multado em R$ 250. Já os estabelecimentos, além de multa, poderão sofrer medidas administrativas, como suspensão das atividades, cassação da licença, interdição, etc.

Foto Divulgação / PMP

É importante lembrar que o coronavírus não foi embora. Pelo contrário, ele não só continua entre a população, como a curva de contaminação no município vem aumentando a cada dia. E já foi cientificamente comprovado que no atual cenário – sem um remédio e uma vacina para a Covid-19 – o isolamento social é a melhor medida para conter o vírus. Mas caso seja preciso sair – seja para ir ao supermercado ou trabalhar -, o uso de máscara e de álcool 70° são imprescindíveis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir