Connect with us

Irmãos petropolitanos utilizam impressora 3D para produzir EPIs para hospitais do município

Nós somos Petrópolis

Irmãos petropolitanos utilizam impressora 3D para produzir EPIs para hospitais do município

Os estudantes de Engenharia já produziram cerca de 100 máscaras de proteção para os profissionais da saúde de Petrópolis.

A utilização de equipamentos de proteção é essencial para garantir a segurança dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. A falta desses insumos preocupa, e vendo essa realidade no sistema de saúde, dois irmãos petropolitanos uniram seus conhecimentos em robótica e sua vontade de ajudar o próximo para um bem maior.

Foto Arquivo Pessoal Alexandre Magno S. Thiago

Alexandre Magno S. Thiago, formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Ouro Preto, e Nilton S. Thiago Neto, estudante de Engenharia Mecânica da UFOP, conseguiram produzir a partir da tecnologia de impressoras 3D cerca de 100 máscaras de proteção, conhecidas como Face Shields, especialmente para serem doadas às unidades de saúde básicas de Petrópolis. A ideia nasceu e foi colocada em prática através da empresa que eles fundaram, a DEXLab 3D, em parceria com Wagner Ferreira Andrade, que é quem fica responsável pela distribuição em Ouro Preto.

“Esse Equipamento de Proteção Individual (EPI) tem um baixo custo para produção com impressão em 3D”, afirmou Alexandre, um dos voluntários. Eles são feitos para uso emergencial dos profissionais da área de saúde como forma de prevenção de contágio do COVID-19, em complemento às máscaras que são comumente utilizadas, do tipo N95.

Foto Arquivo Pessoal Alexandre Magno S. Thiago

Com a doação, os irmãos buscam ajudar os profissionais de saúde de Petrópolis, e o projeto é conseguir produzir ainda mais máscaras de proteção. Mesmo com a utilização dos recursos da empresa e a ajuda de pessoas próximas, ainda é muito difícil conseguir folhas de acetato ou pet para a produção das máscaras. De acordo com Alexandre, o único fornecedor que encontraram é de São Paulo, o que acaba atrasando na produção desses EPIs.

Foto Arquivo Pessoal Alexandre Magno S. Thiago

Conscientes de que se cada um fizer a sua parte, dentro da sua área de conhecimento e de suas condições, é possível passar por essa pandemia de forma mais tranquila, os irmãos contam qual foi a motivação para criar o projeto.

“Nossa maior motivação está sendo poder aplicar o conhecimento adquirido na Universidade Pública em prol dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate do coronavírus. Quando ficamos sabendo do projeto de produzir EPIs em impressoras 3D, achamos a ideia sensacional e decidimos apoiar a causa”, finaliza Alexandre Magno S. Thiago.

Para ver mais boas iniciativas em Petrópolis, durante o período da quarentena, clique aqui.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir