Connect with us

Instituto Caminho da Roça: conheça esse projeto transformador feito com os moradores de Secretário

Cidade

Instituto Caminho da Roça: conheça esse projeto transformador feito com os moradores de Secretário

O Instituto Caminho da Roça, localizado na Vila de Secretário, em Petrópolis, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como propósito promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região. A iniciativa nasceu, oficialmente, em fevereiro de 2019 e sua inauguração ocorreu no dia 13 de julho, pelos mesmos organizadores do Festival AgroSerra.

O instituto busca nortear suas ações na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, através dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS_ONU), no qual estão previstos compromissos nas áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água, saneamento e igualdade de gênero.

Com pouco mais de seis meses desde a sua inauguração, a entidade já vem colhendo grandes frutos. Conheça os projetos:

1. Biblioteca pública

Mais de 1.000 livros para atender a população e incentivar a leitura desde a infância.

Foto Divulgação

2. Projeto Empreender

Em parceria com o SENAI, o ICR levou uma unidade móvel para promover um curso de costura para 20 mulheres da região. Foram 180 horas de aula de segunda a sexta, de final de outubro a janeiro. A Praça de Secretário se transformou em um ambiente de trabalho e dedicação, resultando na produção de lindas nécessaires, bolsas, mochilas e carteiras.

Foto Divulgação

3. Coletivo de mulheres

A partir do projeto Empreender e da união das ex-alunas com uma voluntária sitiante de Secretário, Thais Muniz, formou-se o primeiro coletivo de mulheres de da Vila, nomeado “Mais Nós – Mulheres de Secretário”. Elas têm se reunido em encontros semanais para apender e confeccionar itens de decoração e acessórios pessoais a partir das técnicas de macramé e croché. A verba arrecadada é destinada ao Instituto e às artesãs.

Foto Divulgação

4. Projeto Sol

Em 2019, o projeto recebeu a doação de 18 violões e 2 teclados. A partir disso, o ICR começou a promover aulas de violão, teclado e canto para crianças, adolescentes e adultos.

Foto Divulgação

5. Centro de inclusão digital

São realizadas aulas de informática para alunos de 12 a 80 anos e já foram concluídas duas turmas. A grade do curso prevê aulas do pacote básico do office, word, power point, excel e iniciação as práticas de web design.

Foto Divulgação

6. Mão na massa – aulas de culinária

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhoria da nutrição e promover agricultura sustentável fazem parte das metas do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Seguindo os princípios desta agenda, o projeto “Mão na Massa” tem o propósito de realizar oficinas de gastronomia com foco na alimentação consciente. As aulas começaram em março na sede, sempre na última sexta-feira do mês.

Foto Divulgação

6. Café da Roça

Quem visita a sede do ICR, além de conhecer os projetos, pode experimentar um delicioso café da roça. Tem cafezinho coado, chá, suco e opções veganas como pastel e bolos.

Foto Divulgação

#Dica de evento:

Oficina de Arte em Secretário

No próximo sábado, 14 de março, haverá uma atração de pré-lançamento da feira Arte na Praça, que será realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2020, em apoio do ArteCore, evento de arte urbana que acontece todos os anos no MAM do Rio de Janeiro.

Durante o evento de sábado, o pintor Wallace Pato, artista carioca que retrata o impressionismo em suas obras, deixará sua assinatura nas portas de ferro da sede do Instituto Caminho da Roça, na Vila de Secretário. Com o apoio do ArteCore,  Pato fará uma oficina prática de pintura com os adolescentes e jovens, transformando as portas do ICR em uma verdadeira obra arte.

Como ajudar o Instituto Caminho da Roça?

Todos os projetos são realizados por meio de doações e parcerias dos associados do Instituto Caminho da Roça. E você também pode ajudar! Para saber como ser um associado ou voluntário, entre em contato com: (21) 99935-1744 / e-mail: institutocaminhodaroca@gmail.com@institutocaminhodaroca

Mais informações sobre o ICR: www.institutocaminhodaroca.com.br/

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir