Connect with us

7 motivos para você conhecer o Festival Agroserra em Petrópolis

Lazer

7 motivos para você conhecer o Festival Agroserra em Petrópolis

Incentivo aos produtores locais, a práticas sustentáveis e muito mais!

Desde seu surgimento em 2015, o Festival Agroserra – Da roça ao prato – já teve 9 edições realizadas em Petrópolis e em outros municípios do Rio de Janeiro. O sucesso do evento é indiscutível, reunindo mais de 120 mil pessoas ao longo de suas edições.

Idealizado por um grupo de moradores e empreendedores das regiões de Secretário e Sebollas, o Agroserra é um projeto colaborativo, com o objetivo de promover práticas sustentáveis, incentivar e dar visibilidade aos produtores locais, mantendo viva a identidade da região. Tudo isso em uma feira ao ar livre, estruturada para agradar todos os gostos e idades, com comida de qualidade, cheia de atrações e produtos frescos.

Listamos 7 motivos que fazem desse festival um evento diferenciado, especial e imperdível.

Foto Divulgação

1. Apresenta a gastronomia como elemento cultural

O evento que já contou com a participação de chefes renomados como Bela Gil, Izabel Alvares, Danio Braga e José Hugo Celidônio oferece workshops e oficinas com profissionais da gastronomia a fim de promover o consumo dos alimentos em suas totalidades de aproveitamento e a valorização dos produtos orgânicos e locais.

Foto Divulgação

2. Valoriza a produção e a cultura local

Como a própria história do festival já diz, o objetivo principal do Agroserra é divulgar o que há de melhor na cultura local das vilas de Secretário, Sebollas e arredores. Pensando nisso, o evento oferece um ambiente familiar, com tendas individuais e coletivas onde os pequenos produtores podem expor seus produtos e apresentá-los à comunidade e aos visitantes.

Foto Divulgação

O festival reúne produtores de cervejas artesanais, cachaças e licores, doces e antepastos em compota, queijos, produtos veganos, típicas comidinhas da roça para degustar enquanto curte as atrações da festa, além de artesanato da região.

3. Incentiva o pequeno produtor

Essa edição do Agroserra vem com a proposta de um novo desafio: descobrir novos microempreendedores da região através do projeto Talentos da Roça e através dele, dar oportunidade às ideias que ainda não saíram do papel. Microempreendedores das áreas de gastronomia, confecção de produtos feitos à mão, confecção, cerâmica e agricultura podem se inscrever no projeto. Para mais informações, acesse o site do festival clicando aqui.

Foto Divulgação

4. Promove a sustentabilidade

O Agroserra é muito mais do que um festival, é um conceito, um evento que visa objetivos em prol de uma cultura mais consciente e sustentável e, para isso, promove ideias e práticas de sustentabilidade, pensando na conscientização do público envolvido.

Foto Divulgação

5. Oferece atividades educativas

As propostas educativas intituladas ‘atividades de educomunicação’ são ricas em aprendizado, permitindo que as crianças registrem seus trabalhos artísticos ao lado de mediadores especialmente escolhidos para o festival. A próxima edição conta com a apresentação da ONG Amigos da  Mata e uma oficina de artesanato utilizando caixas de leite recicladas, com Lucimar Machado.

Foto Divulgação

6. Apoia ONGs e outras instituições

O Agroserra dá visibilidade a projetos independentes e/ou filantrópicos, sendo um ambiente de aprendizado e participação para crianças inseridas em projetos educacionais, espaço para a exposição de feiras de adoção de animais e promoção de ideias que merecem ser divulgadas. Na próxima edição o canil Dog’s Heaven estará novamente presente com cachorrinhos para adoção.

Foto Divulgação

7. Ambiente colaborativo, alegre e familiar

O Agroserra apresenta-se comum momento de encontro, de trocas de conhecimento, aprendizado e muitas experiências positivas. Entre atrações musicais, cervejas artesanais, exposições de artesanato, oficinas direcionadas ao público infantil e adulto, o festival abraça o público presente e torna-se uma rede de contatos tanto entre os pequenos produtores quanto para os visitantes.

Foto Divulgação

Para mais informações sobre o evento:

www.facebook.com/festivalagroserra

www.instagram.com/festivalagroserra

www.festivalagroserra.com.br

Contato:

E-mail: agroserra@printrio.net

Telefone: 21 3212-1000.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir