Connect with us

Petrópolis ganha castramóvel para o controle da população de cães e gatos

Cidade

Petrópolis ganha castramóvel para o controle da população de cães e gatos

O prefeito Bernardo Rossi apresentou hoje (29.01) aos protetores dos animais e à população em geral, o castramóvel que acaba de ser adquirido pelo município. O veículo foi exposto na Praça Dom Pedro II e é considerado um marco nas ações em prol da causa animal. Segundo a prefeitura, o veículo percorrerá regiões de Petrópolis para ajudar no controle da população de cães e gatos.

Foto: Marcia W. Coelho Netto

“Além desta unidade móvel de castração já estamos licitando também um furgão para poder oferecer um serviço completo, tanto de castração quanto o de controle de zoonoses. O castramóvel é um compromisso nosso cumprido com os protetores e com a causa animal”, ressaltou Bernardo Rossi.

A unidade móvel de castração possui duas mesas cirúrgicas, unidades de repouso dos animais, pias para higienização, mesa para anestesia e balanças para pesagem dos animais, geladeira e também banheiro. O veículo foi adquirido com verba parlamentar proveniente do então deputado federal Otávio Leite, hoje licenciado do cargo. O trabalho de castrações será desenvolvido pela Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde em parceria com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal.

Foto: Marcia W. Coelho Netto

Segundo Elisabeth Wildberger, diretora de Vigilância em Saúde, para iniciar o programa de castrações ainda é necessária a devida autorização de órgãos competentes. A Secretaria de Saúde já iniciou o processo licitatório para a aquisição de insumos cirúrgicos e processo de contratação de profissionais veterinários para atuarem no castramóvel.  O programa de castrações será desenvolvido junto às áreas de população carente e também em parceria com os protetores de animais das regiões que receberão o castramóvel.

Para a protetora de animais Marcia W. Coelho Netto a medida já é o início para uma melhoria, mas agora é esperar a continuidade do projeto. “A prefeitura informou que está contratando a equipe que vai trabalhar nele e comprando os insumos, mas agora cabe à população fiscalizar a eficiência do projeto”, ela explica.

O evento contou com as presenças do vice-prefeito Baninho, do secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, do secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias Paulo Renato Vaz, da secretária de Assistência Social, Denise Quintella, da secretária de Saúde Fabíola Heck, entre outras autoridades.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir