Connect with us

9 dicas preciosas para retornar aos hábitos saudáveis após as festas de fim de ano

Comer e beber

9 dicas preciosas para retornar aos hábitos saudáveis após as festas de fim de ano

As dicas da nutricionista petropolitana Isabella Butturini são para depois do Natal e Ano Novo, mas podem ser usadas o ano todo.

As festas de fim de ano são um prato cheio para o exagero, mas nada como uma mudança na alimentação nas semanas seguintes para tudo voltar à rotina. Com a ajuda da nutricionista Isabella Butturini, que administra a página @naturalize__se, listamos algumas 9 dicas para você se recuperar bem rapidinho dos excessos das ceias e retornar aos hábitos saudáveis.

Foto Ilustrativa

1. Beba bastante água

Tenha sempre uma garrafinha de água por perto! Uma dica para aumentar a ingestão hídrica é saborizar a água com rodelas de limão, laranja, folhas de hortelã, morangos picados.

2. Consuma frutas in natura

Frutas cítricas são fontes de vitamina C e auxiliam também na digestão. Use as mesmas como sobremesa após as refeições principais.
Exemplo de frutas fontes de vitamina C: acerola, laranja, morango, pitanga, mexerica e goiaba. As frutas vermelhas e roxas assim como morango, mirtilo, cereja, uvas, granberry são ricas em fitoquímicos, antocianinas e antioxidantes. Excelentes opções para colocar em lanches intermediários no dia a dia.

3. Chás para refrescar

Os chás são opções para aqueles que tem dificuldade de ingerir líquidos. Eles podem ser ingeridos quentes ou gelados para refrescar os dias de calor. Chá verde, erva mate, hibisco, são ricos em fitoquímicos. Para ajudar na digestão: boldo, cascara sagrada.

4. Desembale menos, descasque mais

Evite alimentos processados como biscoitos, enlatados, embutidos, temperos prontos. Dê preferência a preparações frescas e in natura como grãos, cereais, vegetais, hortaliças e frutas.

5. Prefira alimentos integrais

Os alimentos integrais mantém em sua composição a integridade de seus nutrientes e auxiliam no funcionamento intestinal e na saciedade no momento das refeições.

6. Volte à sua rotina, crie hábitos novos

Faça metas sobre sua alimentação, busque inserir novos alimentos nunca antes provados; teste receitas diferentes, invente preparações. Seja curioso e busque sempre saber de onde vem aquilo que você coloca no prato, buscando entender a origem e a procedência das suas escolhas.

7. Aposte em temperos naturais

Evite os temperos prontos, de potinho! Cúrcuma, orégano, manjericão, alecrim, alho, cebola, salsinha, cebolinha são alguns exemplos dos diversos temperos naturais que temos a nossa disposição. A cúrcuma por exemplo possui atividade anti-inflamatória e pode ser usada como tempero em omeletes, risotos e diferentes molhos.

8. Aproveite as nuts das ceias

Castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia e avelã são alimentos fontes de gorduras, fibras, nutrientes assim como ferro, zinco, magnésio, selênio e vitamina E, que é um potente antioxidante. Consuma-as em lanches em forma de mix variando a composição e associando com frutas frescas ou iogurtes.

9. Deixe o abacate fazer parte da sua vida

O abacate é uma fruta que contém grande quantidade de vitaminas, minerais, vitamina E, proteínas e fibras, além do elevado teor de lipídios. É também fonte de glutationa, um potente antioxidante. Use-o em vitaminas, molhos, recheios assim como o deliciosos guacamole.

Esse post foi feito em parceria com Naturalize-se.
Naturalize-se. no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir