Connect with us

10 hábitos que ajudam a prevenir o câncer de mama, segundo especialistas do CTO

Saúde

10 hábitos que ajudam a prevenir o câncer de mama, segundo especialistas do CTO

Especialistas destacam a importância do autoexame nas mulheres

*Matéria atualizada no dia 23 de outubro de 2023 às 15h

O mês de outubro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. O principal objetivo da campanha do Outubro Rosa é alertar as mulheres sobre os possíveis sintomas, como realizar o autoexame e como se prevenir deste câncer que é o mais comum entre as mulheres.

Pensando na importância da conscientização sobre essa doença, os especialistas do Centro de Terapia Oncológica (CTO) — referência em Petrópolis, listaram 10 hábitos que ajudam a prevenir o câncer de mama.

Fotos: divulgação

1. Não fume

Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.

2. Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta rica em hortaliças, frutas, leguminosas, vegetais e cereais integrais é o ideal para a prevenção. Procure evitar o consumo diário de alimentos processados, ricos em sal e açúcar e derivados de animais como linguiça, bacon, presunto, salame, etc

3. Mantenha o peso corporal adequado

Estar acima de seu peso ideal aumenta as chances de desenvolver câncer, por isso é altamente indicado que se mantenha uma dieta equilibrada e que se pratique exercícios físicos.

4. Pratique atividade física

Uma caminhada, uma aula de dança, andar de bicicleta ou entrar numa acadêmia: o importante é não ficar parado e deixar o sedentarismo tomar conta. Você até mesmo implementar um exercício em seu dia a dia, como por exemplo trocar o elevador pela escada.

5. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool em qualquer quantidade pode ser um fator de peso para o desenvolvimento do câncer. Se mistura com tabaco, essa chance só aumenta.

6. Amamente

Alguns estudos dizem que a amamentação pode diminuir os riscos do câncer de mama, principalmente se for até os dois anos de vida da criança ou mais.

7. Evite exposição à produtos cancerígenos

Segundo publicado no Environmental Health Perspectives, os produtos cancerígenos podem ser encontrados na gasolina, diesel, solventes, derivados de desinfetantes, etc. Evitar a exposição direta à esses produtos é essencial para que os riscos de desenvolver câncer não sejam grandes.

8. Detecção precoce

É preciso estar em dia com os exames médicos, principalmente os de imagem, como a mamografia, que são capazes de detectar a doença ainda no início, o que aumentam as chances de cura.

9. Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada

Caso seja inevitável a exposição ao Sol neste horário use e abuse de chapéus, camisas de manga longa, calça comprida e protetor solar, inclusive nos lábios.

10. Realize o autoexame

Conhecer seu próprio corpo é essencial para notar qualquer mudança que possa ocorrer. Faça o autoexame sempre uma vez por mês após a menstruação. Segundo dados do INCA, em 80% dos casos dessa doença o tumor é descoberto pelas próprias mulheres, graças ao autoexame feito em casa.

Sobre o Centro de Terapia Oncológica

Foto Divulgação

O Centro de Terapia Oncológica – CTO é uma clínica dedicada aos pacientes portadores de neoplasias, que atende particular, SUS e Convênios. A exatidão no tratamento oncológico, a satisfação dos pacientes e a melhoria da qualidade do atendimento à saúde, são as metas buscadas pelo CTO.

O corpo clínico é especializado e conta com equipe multidisciplinar integrada para as diversas etapas do tratamento: Oncologia Clínica, Hematologia, Infectologia, Enfermagem Oncológica, Farmácia Oncológica, Psicologia Oncológica, Clínica de Dor e Cuidados Paliativos.

Endereço: Rua Doutor Sá Earp, 309 – Morin

Telefone: (24) 2244-2005

Site: www.ctopetropolis.com.br/

InstagramCTO

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir