Connect with us

Concerto na Catedral, festas, arraiás e mais de 30 eventos confirmados para esse fim de semana

Agenda

Concerto na Catedral, festas, arraiás e mais de 30 eventos confirmados para esse fim de semana

Eventos Diversos

Concerto de gala na Catedral

Para celebrar as 18 edições do Festival de Inverno de Petrópolis, um marco no calendário cultural da cidade, o Instituto Dell’Arte promove um concerto de gala na Catedral de São Pedro de Alcântara. O espetáculo será aberto pela Orquestra Sinfônica CESGRANRIO, sob a regência do maestro Eder Paolozzi. A orquestra será acompanhada pelo Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, dirigido pelo maestro Marcelo Vizani. Outra atração é o Coral da Universidade Católica de Petrópolis, que será regido pelo maestro Antônio Gastão. No repertório, obras de Georg Friedrich Händel e Antonio Gastão.

Foto Serra Drone

Dia: 5 de julho (sexta)

Horário: 19h

Local: Catedral São Pedro de Alcântara (R. São Pedro Alcântara, 60 – Centro)

Preço: gratuito (pede-se doação de um alimento não perecível)

Mais informações: soupetropolis.com/petropolis-tera-concerto-de-gala

12ª Edição da Festa do Aipim

Petrópolis vai promover mais uma edição da Festa do Aipim. O evento acontece na comunidade rural do Bonfim e conta com comidas típicas, músicas, artesanato e oficinas gastronômicas, entre outras atividades. Várias barraquinhas de doces e salgados feitos com o produto poderão ser saboreados no local.

Foto divulgação

Dia: 5 a 7 de julho (sexta a domingo)

Horário: sexta a partir das 18h / sáb e dom a partir das 14h

Local: Quadra da comunidade rural (Km 7 da Estrada do Bonfim)

Preço: gratuito

Feira de adoção da Dog’s Heaven

A Dog’s Heaven foi fundada com o objetivo de acolher e cuidar de cachorros e gatos de rua e abandonados. A instituição oferece a mais de 250 cães e gatos alimentação, carinho, vacinação, além de um ambiente limpo e agradável. O maior sonho desses protetores de animais é encontrar um lar com amor para todos os animais, e você pode ajudar! A Dog’s Heaven espera você nesse final de semana para adotar um peludinho!

Foto divulgação

Dia: 6 de julho (sábado)

Horário: das 10h às 15h

Local: Parque de Exposições (Estr. União e Indústria, 10.000 – Itaipava)

Preço: gratuito

Mais informações: www.facebook.com/DogsHeavenEntidadeFilantropica/

Hallyu 2019

Hallyu é um evento que ocorre na cidade desde o ano de 2014 e que engloba a cultura coreana, mais precisamente sobre a música popular, o famoso KPOP. É um lugar onde kpoppers se reúnem para ouvir músicas, dançar, participar de jogos que estão associados ao estilo de música e até mesmo participar de um torneio de dança valendo um troféu. No evento diversas atividades são realizadas, seguindo o cronograma, e também ocorrem vendas de cards, posters, copos personalizados e até mesmo camisas do universo KPOP.

Foto ilustrativa

Dia: 6 de julho (sábado)

Horário: 13h às 18h

Local: Praça da Liberdade

Preço: gratuito

Mais Informações: web.facebook.com/events/436840126901439/

Bingo Beneficente da Paróquia do Itamarati

Neste domingo a Paróquia São José do Itamarati comemora seus 50 anos com um Show de Prêmios! Os principais prêmios que os vencedores do bingo vão ganhar são: celular, bicicleta, micro-ondas, tv e um super prêmio extra de mil reais! Para quem não ganhar os prêmios principais, também vai poder contar com os prêmios de consolação.

Foto divulgação

Dia: 7 de julho (domingo)

Horário: 14h

Local: CEPAC (R. Quissamã, 2000 – Itamarati)

Preço: R$ 10,00 a cartela

Mais Informações: (24) 2242-6149

Serra Wine Week

Petrópolis já está pronta para dar início à décima edição do evento mais esperado do ano: o Serra Wine Week. No encontro, que promete apresentar o mesmo bom gosto de anos anteriores, sofisticados vinhos a preços promocionais estarão aguardando por você durante 10 dias. Criado em 2009, o evento ganhou notoriedade graças à dedicação de empresários do ramo, recebendo o apoio de organizações que perceberam um cenário perfeito para crescimento e visibilidade de Petrópolis.

Foto ilustrativa

Dias: 4 a 14 de julho

Local: serrawineweek.com.br/estabelecimentos-participantes/

Mais informações: serrawineweek.com.br/

10ª edição Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes

A 10ª edição do Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes de Petrópolis começa dia 1º de julho com as mais diversas delícias para aquecer a melhor época do ano! São 37 participantes, entre eles estão, restaurantes, bares, bistrôs, hotéis e pousadas. Além dos restaurantes participantes, o festival também contará com oficinas gratuitas nos shoppings de Itaipava!

Foto ilustrativa

Dia: durante todo o mês de julho

Programação das oficinas: 

06 de julho – 15h – Shopping Estação Itaipava – Chef Roberto Duarte – Oficina de Creme de Velouté de batata-baroa com pó de parma.

13 de julho – 15h – Shopping Estação Itaipava – Chef Alice Cox – Oficina de Creme de Cenouras e tomates assados com manjericão.

20 de julho – 14h – Shopping Arcadia Mall – Chefs Antônio Barcellos e Gabriel Bandarrinha – Oficinas de Cremes – Creme de Cebola, alho poró e shitake / Creme de palmito com frango desfiado

16h – Shopping Vilarejo – Chef Bruno Canatto – Oficina de Cremes: Creme de Couve Flor com Crispy de Carne Seca

Mais informações: web.facebook.com/events/455344801928705/

Tarde de autógrafos coletiva – APL

A Academia Petropolitana de Letras vai promover tarde de autógrafos coletiva. O evento, dará ao leitor a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que vem acontecendo na literatura da nossa cidade em suas diferentes vertentes, promovendo um bate um papo com os autores e descobrindo um pouco mais sobre suas trajetórias. Já estão confirmados os nomes de Gerson Pereira Valle, o atual presidente, Antônio Torres, Ivone Sol, Almir Tosta, Cleber Alves, Ataualpa Pereira Filho, Andrea Lopes, Fernando Costa, Paulo Cesar dos Santos, Fernando Magno, José Afonso Guedes Vaz, Sylvio Adalberto, Ângelo Romero e a coordenadora do evento, Christiane Michelin.

Foto divulgação

Dia: 6 de julho (sábado)

Horário: 17h

Local: Casa Claudio De Sousa (Praça Rui Barbosa, 5 – Centro)

Preço: gratuito

Locanda Convida: Chef Rafa Costa e Silva

A Locanda della Mimosa, localizada em Petrópolis, região serrana do Rio, promove a mais uma edição do Locanda Convida abrindo as portas de sua cozinha para o Chef Rafa Costa e Silva. Com diversos prêmios ao longo de sua carreira, em 2015 Rafa conquistou uma estrela do Guia Michelin, renovada nos anos subsequentes (2016, 2017 e 2018) e é hoje reconhecidamente um dos melhores chef’s do país. Agora,  em junho de 2019, Rafa entrou pelo quarto ano consecutivo na lista dos melhores restaurantes do mundo.

Foto divulgação

Dia: 6 de julho (sábado)

Horário: 20h

Local: Locanda della Mimosa (Rua Mimosas, 30 – Fazenda Inglesa)

Preço: R$ 198,00 por pessoa, sem bebidas

Mais Informações: (24) 2233-5405

Meditação no Museu

Para fazer parte do Projeto “Meditação para Todos” você só precisa aparecer nos Jardins do Museu no horário combinado e levar algo para forrar o chão, simples assim. O tema dessa semana é: “Faça do Amor o seu Lar”. Caso chova, o encontro será na Sala Multimídia.

Foto divulgação

Dia: 6 de julho (sábado)

Horário: 10h

Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)

Preço: gratuito.

Mais informações: https://web.facebook.com/events/459202934879872/

Yoga no Museu

Todos os domingos, no jardim do Museu. Basta levar algo para forrar o chão. Em caso de chuva, as aulas são canceladas.

Foto divulgação

Dia: 7 de julho (domingo)

Horário: 10h.

Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro).

Preço: gratuito.

Projeto Yoguinho

Em comemoração aos 10 anos do projeto Todo dia é dia de Yoga, que oferece aulas gratuitas no Museu Imperial, ganha vida um projeto muito especial: o Yoguinho, com aulas gratuitas de Yoga para crianças! Leve seu pequenino e algo para forrar o chão.

Foto divulgação

Dia: 7 de julho (domingo)

Horário: 11h

Local: Praça da Liberdade

Preço: gratuito.

Special Coffee Festival

Amantes do bom café, preparem-se! Com duração de 2 meses no auge da estação de inverno e com a participação de 5 cafeterias em Petrópolis, o Special Coffee Festival traz para o público experiências únicas, como a de informar, descobrir e apreciar os distintos tipos e aromas dos cafés especiais com suas possíveis combinações gastronômicas e acompanhamentos para harmonização. Em Petrópolis foram selecionados para participar a Doces Húngaros, Mais Fit Gourmet, Aroma Café, Caféllo e a Sant´anna Cafeteria, que criaram combos exclusivamente para o festival.

Foto divulgação

Dias: 20 de junho a 20 de agosto

Locais: Doces Húngaros (Rua Mal. Deodoro, 94 – Centro)

Mais Fit Gourmet (Vila Macedo, 52 – Centro)

Aroma Café (Rua do Imperador, 856 – Centro)

Caféllo (Rua Dr. Nelson de Sá Earp, 43 – Centro)

Sant´anna Cafeteria (Rua Dr Paulo Hervé, 1139 – Bingen / Rua 16 de Março, 349 – Centro)

Mais informações: web.facebook.com/Special-Coffee-Festival

Festas Julinas

Festa Julina no Parque de Exposições

Uma boa dica para quem gosta das tradicionais festas caipiras: o Parque Municipal, em Itaipava, vai receber uma festa julina especial e aberta ao público, com participação de 16 escolas da rede municipal de Educação e 4 instituições que atendem crianças e adolescentes ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além das tradicionais barracas com venda de doces, salgados e de brincadeiras, a festa vai contar com apresentações de dança dos alunos da rede.

Foto divulgação

Dia: 6 e 7 de julho (sábado e domingo)

Horário:de 13h às 20h

Local: Parque de Exposições (Estr. União e Indústria, 10.000 – Itaipava))

Preço: pede-se a doação de 1kg de alimento não perecível

Mais informações: na nossa matéria soupetropolis.com/festa-julina-parque-de-exposicoes

Festa Julina do Sesc Nogueira

O Sesc Nogueira, em Petrópolis, organizou um arraiá que promete esquentar toda a região com direito a shows, oficinas, quadrilha e barraquinhas com comidas e bebidas típicas e muita diversão. Chegou a hora dos moradores e turistas pularem fogueira, dançarem quadrilha e comerem canjica ao som do acordeão – uma gostosa tradição que se transformou numa das principais manifestações da cultura popular.

Foto divulgação

Dia: 6 e 7 de julho (sábado e domingo)

Horário: das 13h às 22h

Local: Sesc Nogueira (Estrada do Calembe, 2000 – Nogueira)

Preço: R$ 1,00 para comerciário / R$ 4,00 para usuários (meia entrada R$ 2,00) / ingresso solidário (doação de 1kg de alimento não perecível)

Mais informações: na nossa matéria soupetropolis.com/arraia-sesc-nogueira/

Festa Julina solidária da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias

Nesta sexta-feira acontece a Festa Julina solidária da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O evento acontece na sede do órgão e o ingresso será a doação de qualquer peça de frio em bom estado para a campanha do agasalho. A entrega garante o acesso do público a barracas de salsichão, pipoca, cachorro-quente, canjica, bolos, pastel e refrigerante, além de música ao vivo. Cerca de 750 peças de frio foram arrecadadas até o momento na campanha do agasalho. Uma barraca segue montada na Praça Dom Pedro até quinta-feira, dia 04 para receber o material, além da sede da Defesa Civil.

Foto divulgação

Dia: 5 de julho (sexta)

Horário: de 18h às 22h

Local: Defesa Civil (Rua Buarque de Macedo, 128 -Centro)

Preço: pede-se a doação de qualquer peça de frio em bom estado

Mais informações: (24) 2246-9281

Festa Julina do Shopping Vilarejo

Neste fim de semana, o Shopping Vilarejo promove seu tradicional arraiá com barraquinhas de comidas típicas, fazendinha e shows musicais. A festa vai contar com o Trio Dona Flô e a Tribo de Gonzaga no sábado e Os Improváveis no domingo.

Foto divulgação

Dia: 6 e 7 de julho (sábado e domingo)

Horário: a partir de 12h

Local: Shopping Vilarejo (Estr. União e Indústria, 10035 – Itaipava)

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/events/373717729944792/

Arraiá do Confesso

No sábado o Confesso promove sua festa julina com comidinhas típicas, show de forró e muita animação. A programação musical vai ficar por conta de show ao vivo com o Trio Dona Flô. O trio apresenta clássicos do forró pé-de-serra sem abrir mão de novas sonoridades e compositores contemporâneos. Também vai ter um cardápio especial com iguarias típicas de festas juninas: queijo coalho, espetinhos, salsichão, canjica, quentão e delícias para todos os gostos. Para esquentar ainda mais o clima tradicional, vestimentas à caráter serão bem-vindas.

Foto MARIANA KREISCHER

Dia: 6 de julho (sábado)

Horário: a partir de 21h

Local: Confesso (Estrada União e Indústria, 12.656 – Itaipava)

Preço: R$ 5,00 (couvert)

Mais informações: web.facebook.com/events/339531150319852/

1º Festa Julina aberta para cães

Leve seu pet caracterizado de caipira para a festa do Centro Veterinário Valparaíso! Vai ter comidas e bebidas típicas, forró e quadrilha, cerveja artesanal e food truck e barraca de lambeijos!

Foto divulgação

Dia: 6 de julho (sábado)

Horário: a partir de 15h

Local: Centro Veterinário Valparaíso (Rua Monsenhor Bacelar, 492A – Valparaíso)

Preço: gratuito

Mais informações: https://web.facebook.com/events/1851902928242994/

Palestras, debates e workshops

Palestra sobre ThetaHealing

A Casa de Cláudio de Souza receberá nesta quinta a palestra “Seus pensamentos ajudam ou atrapalham sua vida?”, com a presença de Marcelle Sampaio e Micheline Torres, instrutoras master certificadas pelo ThetaHealing Institute of Knowledge. No encontro, as instrutoras abordarão questões como “O que você pensa de si mesmo? Acha que a sua vida é difícil?”, trazendo clareza através de práticas. O objetivo da palestra é entender como a vida é influenciada por pensamentos gerados por padrões e crenças limitantes, explorando o autoconhecimento.

Foto divulgação

Dia: 4 de julho (quinta)

Horário: 19h

Local: Casa de Cláudio de Souza (Praça da Liberdade, 247 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/events/359814331390269/

Palestras online Firjan SENAI

Para orientar o público com informações sobre profissões, tecnologias e mercado de trabalho, a Firjan SENAI vai realizar palestras online. A proposta é ajudar quem quer investir em um curso de capacitação e se atualizar para se tornar mais preparado e competitivo no mercado. As aulas na web não precisam de pré-inscrição e terão duração de 15 minutos cada.

Foto divulgação

Dia: 8 de julho (segunda)

Horário: 13h

Local: Palestra Segurança do Trabalho – bit.ly/2ZASoY5

Preço: gratuito

Mais informações: firjansenai.com.br/cursorio/o-senai-rio/palestras

Palestra “O pulo do gato na gestão da sua empresa”

Voltada para empresários e empreendedores que já sentem as dificuldades da gestão no dia a dia, bem como para o futuro empreendedor, que pretende iniciar o empreendimento com as técnicas corretas, o palestrante vai apresentar com linguagem fácil e simples a forma de gestão que implementam nos clientes no dia a dia da consultoria. Na prática a palestra quer oferecer aos empresários de Petrópolis “o pulo do gato” para se usar as informações já existentes nas empresas.

Foto divulgação

Dia: 10 de julho (quarta)

Horário: 19:30h

Local: Sicomércio (Rua Irmãos D’Angelo, 48, coberturas 04 a 06 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: www.sympla.com.br/o-pulo-do-gato-na-gestao-de-sua-empresa__561631

Oficina de Blackout Poetry

Blackout Poetry é uma prática de criação artística que envolve um texto já existente – jornais, bíblias, livros, revistas. A partir dele, palavras são “pescadas” para a criação de um novo texto/poema. É assim denominado por esconder as palavras não selecionadas com rabiscos, mantendo expostas apenas aquelas escolhidas; daí a ideia de Blackout, cortina. Podem surgir, inclusive, desenhos que interajam com as expressões e palavras selecionadas.

Foto Ana Clara Silveira

Dia: 6 de julho (sábado)

Horário: 11h

Local: Espaço Gaia (Rua do Imperador, 264 – Edifício Santo Antônio – Sala 610 – Centro)

Preço: a partir de R$ 15,00

Mais informações: web.facebook.com/events/200537384213004/

Lançamento do livro “Lei Maria da Penha: entre teoria e prática”

A livraria Nobel abre as portas para o lançamento do livro “Lei Maria da Penha: entre teoria e prática” da autora Drica Madeira. A obra, produzida pela Editora Literar, chega às estantes às vésperas da Lei completar 13 anos de vigência e num momento histórico em que muito se fala sobre a violência contra a mulher que vem avançando para o feminicídio.

Foto divulgação

Dia: 4 de julho (quinta)

Horário: 18h

Local: Livraria Nobel (Rua 16 de março, 399 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/events/1258215631012835/

Cinema, teatro e música

Flash Black

Uma noite com muito charme, soul, hip hop e passinho com um dos maiores nomes da Black Music no Brasil: Corello DJ, o pai do Charme! Não fique fora dessa dessa noite que busca valorizar a cultura Black!

Foto divulgação

Dia: 5 de julho (sexta)

Horário: 23h

Local: Alpha Vip (Rua Bernardo Proença, 16 – Itamarati)

Preço: 2º Lote (até 30/06) – R$ 20,00

Pontos de venda: DJ Point (Rua Mal. Floriano Peixoto, 37 – Centro) / Online: www.sympla.com.br/flash-black

Mais informações: web.facebook.com/events/604156953402067/

19º Festival Dançando contra a fome

O Festival Dançando Contra a Fome teve início em 2001, em Petrópolis e desde então se expandiu para Nova Friburgo, Guapimirim, Rio de Janeiro e Teresópolis. Conta com a participação de vários grupos de dança e música da cidade e arredores.  Neste ano, o projeto vai ajudar a Pastoral da Criança, no Caxambu, que atende cerca de 40 crianças com idade entre 0 e 7 anos. Em 19 anos de atuação, o projeto já arrecadou mais de 15.000 quilos de donativos em prol de inúmeras instituições sociais da Região Serrana, tais como: Sesc Banco Rio de Alimentos, SOS Vida, Centro Educacional Terra Santa, Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, em Teresópolis; Lar Tia Anastácia, Mansão dos Velhinhos, entre outros.

Foto divulgação

Dia: 6 de julho (sábado)

Horário: 19h

Local: Teatro Mariano (Rua Frei Rogério, 95 – Centro)

Preço: 1kg de alimento não perecível + R$ 1,00

Mais informações: web.facebook.com/events/876898482667234/

Roda de Choro – Taruíra

Domingo é dia de roda de chorinho do grupo Taruíra, em um ambiente animado e familiar! O evento é promovido pelo grupo Taruíra de forma independente, que iniciou esse projeto em 2007 e, dessa vez, faz uma apresentação especial depois de anos sem tocar na Praça Frei Aniceto Kroker (Mosela).

Foto divulgação

Dia: 7 de julho (domingo)

Horário: 14h

Local: Praça Frei Aniceto Kroker (Mosela)

Preço: gratuito

Esportes

1° Caminhada da Guarda Civil de Petrópolis

Neste domingo a Guarda Civil irá comemorar seus 95 anos de existência com uma caminhada de aproximadamente 2,5 km saindo da Barão em direção ao Parque Natural da Ipiranga. Para participar basta comparecer vestindo uma camisa azul.

Foto divulgação

Dia: 7 de julho (domingo)

Horário: 9h

Local: Saída da Av. Barão do Rio Branco, n° 1300

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/events/379435579591871/

Exposições

Exposição “Terra & Mar”

A Galeria Peter Brian Medawar, do Parque Municipal recebe esta semana a exposição “Terra & Mar”, da artista plástica Josiana Oliveiras. A mostra conta com 14 obras, onde a artista reúne trabalhos de suas últimas duas exposições: a “ArvoreceR”, com árvores e terra; e a “Além-Mar”, com obras da temática mar. No sábado (06/06), a artista ainda promove um bate-papo sobre o processo criativo dos trabalhos em exposição, com o evento “Café, bolo e conversa”, das 10h às 14h. 

A entrada é gratuita e a mostra fica até o dia 28 de julho. A Galeria Peter Brian Medawar funciona todos os dias, de 9h às 17h, na Estrada União e Indústria, 10.000. 

Exposição construções do Centro Histórico

Até o dia 4 de agosto o público poderá visitar a exposição de maquetes de construções do Centro Histórico em miniatura, feitas pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UERJ Petrópolis.

A mostra acontece de segunda a sexta, de 8h às 17h, com entrada franca. A UERJ Petrópolis fica na Av. Ipiranga, 544 – Centro.

Exposição “Fotografia Documental em Família – Amor sem Pose”

Momentos simples em família, do dia a dia, que ficam sempre guardados na lembrança, agora vêm sendo eternizados em um novo nicho da fotografia. E esse é o tema da próxima exposição que está agora no Arcádia Mall, dos fotógrafos Érica Marci e Néviton Marci Júnior. A exposição conta com 31 fotos de três famílias diferentes que contam a história de cada uma.

O Arcadia Mall  fica na Estr. União e Indústria, 10126 – Itaipava e funciona de terça a sábado das 11h às 19h. A mostra fica em cartaz de 5 de julho a 4 de agosto. Entrada gratuita.

Exposição “Remonta Botânica” 

O Sesc Nogueira recebe até o dia 18 de julho a exposição “Remonta Botânica”, da artista local Carolina Simonet. Composta por 9 colagens que misturam fotografias, elementos da botânica e influências contemporâneas, a exposição representa um caminho reflexivo acerca dos símbolos e signos que permeiam nossas raízes culturais e transporta o expectador para um mundo imersivo da ancestralidade e da tradição. 

A exposição está instalada na Alameda do Sesc Nogueira (Rua do Calembe, 2000 – Nogueira) e aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 17h.

Exposição “Paisagens Imaginárias”

A A2 + Mul.ti.plo, única galeria de arte contemporânea em Petrópolis, abre no dia 15 de junho, uma exposição com obras de Angelo de Aquino (1945 – 2007). A ideia da mostra é descortinar uma das fases mais potentes do pintor e desenhista, mas ao mesmo tempo pouco conhecida pelo público. Quem assina a curadoria é Eduarda de Aquino, filha do artista e responsável pelo acervo. São cerca de 20 pinturas feitas ao longo de duas décadas, quando ele deixa a arte conceitual e volta aos pincéis, momento de grande força poética.

A mostra “Paisagens Imaginárias” está em cartaz até 21 de julho, na A2 + Mul.ti.plo que fica na Estrada Almirante Paulo Meira, 8.400, lj 5 – Vale das Videiras, com entrada franca. A visitação pode ser feita na sexta de 19h às 22h, no sábado de 11h às 16h e 19h às 22h e no domingo de 11h às 16h.

Exposição “Alemanha em Flores”

O Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro – Casa de Cultura Cocco Barçante fará parte da programação oficial da 30ª Bauernfest, com uma exposição especial com curadoria de Antenor de Carvalho, que começa este mês e vai até agosto. “Alemanha em Flores” vai trazer exposições de trajes típicos alemães, pintura em madeira com uma técnica alemã (Bauern), além de um coletivo de brechós. A mostra será aberta no dia 22 de junho, às 16h.

“Alemanha em Flores” poderá ser visitada até o dia 25 de agosto, sábados e domingos, de 11h às 17h, e durante a Bauernfest o museu também abrirá às sextas-feiras. O ingresso custa R$ 5, com exceção do dia 22/06, que tem entrada gratuita. O Museu do Artesanato fica na Rua Coronel Veiga, 1.734 – Centro.

Exposição Dinossauros e Geoparques do Brasil

Dinossauros e Geoparques do Brasil é a nova exposição interativa em cartaz no Fórum Itaboraí. Voltada ao público de todas as idades, a mostra traz informações científicas e curiosidades sobre os dinossauros e provoca a reflexão sobre a geoconservação e o uso sustentável de áreas geográficas com relevante patrimônio geológico. Os visitantes poderão interagir com uma “caixa de escavação”, descobrindo achados importantes para a Ciência, poderão também comparar o tamanho dos próprios pés com uma “pata de dinossauro”, conhecer por onde andavam estes animais pré históricos no Brasil e ver de perto uma réplica de esqueleto de um dinossauro.

Foto Louis Perry

A exposição está em cartaz até 2 de agosto e o Palácio Itaboraí fica na rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso. O horário de visitação é de segunda a sexta, de 8h30 às 16h30, e aos sábados, de 9h às 16h. Mais informações no telefone (24) 2246-1430, com Juliana Possas. Classificação etária: livre. Mais informações: web.facebook.com/events/561080220965357/

Inscrições Abertas

Inscrições abertas para a Fire Run

Os atletas podem se inscrever a partir do dia 18 de julho na segunda edição da Fire Run – sétima prova que conta pontos para o ranking municipal. A ideia da prova é homenagear o Dia do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho. Também é uma oportunidade dos corredores conhecerem um pouco mais sobre o trabalho realizado pelos bombeiros no município. A expectativa é que mais de 300 pessoas participem do evento.

Foto divulgação

Dia: 28 de julho (domingo)

Horário: 8h

Local: 15° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) (Av. Barão do Rio Branco, 1.957 – Centro)

Preço: entre R$ 50,00 e R$ 105,00

Mais informações: www.grupomaverick.com.br

Programa Portal do Futuro

O Senac RJ está com inscrições abertas para as turmas do segundo semestre do programa Portal do Futuro. Voltada para a inclusão social e no mercado de trabalho de jovens fluminenses de 16 a 21 anos, a iniciativa gratuita visa promover o desenvolvimento de competências comportamentais – pessoais e profissionais – dos participantes, além de oferecer um curso de capacitação profissional. Em Petrópolis o curso oferecido será o de Recepcionista em Meios de Hospedagem (O candidato deverá ter 18 anos para Estação de Vivência.)

Foto divulgação

Dia: 26 de agosto (segunda)

Horário: 10h

Local: Senac Petrópolis (Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: portaldofuturo.rj.senac.br ou pelo telefone (21) 4020-2101

Bolsão do ITB no Curso de Teatro

Estão abertas as inscrições para mais um bolsão do Instituto Técnico do Brasil no Curso Técnico Profissionalizante de Teatro. Ao todo serão dez vagas com descontos de 30, 50 e 100%. Podem participar do processo seletivo, alunos que tenham experiência com arte dramática ou não, mas que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. As vagas são destinadas a maiores de 17 anos. Para concorrer as bolsas é necessário realizar a inscrição pelo e-mail itbcursos@hotmail.com com nome completo, endereço e telefone. Não é necessário enviar portfólio ou nenhum material de teste. A avaliação será feita com base nos resultados obtidos em uma prova de redação e um questionário.

Foto Érica Marci

Dia: 7 de julho (domingo)

Horário: 10h

Local: Sede do ITB (Rua Floriano Peixoto, 110 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 2242-0529

Curso “Mediação de Conflitos na Escola: teoria e prática”

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz em parceria com a Secretaria de Educação, está com inscrições abertas para o curso “Mediação de Conflitos na Escola: teoria e prática”. Podem participar da formação professores do ensino religioso e os que possuem formação em psicologia. O curso segue as diretrizes do Plano Municipal de Educação, que visa a “promoção de iniciativas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacidade de educadores para detecção dos sinais de suas causas, como violência doméstica e sexual, favorecendo a adoção das providências adequadas para promover a construção da cultura de paz e um ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade’. Serão 2 turmas, uma pela manhã e outra à tarde.

Foto ilustrativa

Dias: 03 de julho, 06 de agosto, 05 de setembro, 11 de outubro e 11 de novembro 

Local: Casa da Educação Visconde de Mauá (Av. Barão do Rio Branco, 3 – Centro)

Horário: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Mais informações: 2246-6006

Programa Capoeira de Mãos Dadas com a Educação

Estão abertas as inscrições para a prática gratuita de capoeira no Programa Capoeira de Mãos Dadas com a Educação, uma parceira da Escola de Capoeira Água de Beber com a Fundação Educandário Princesa Isabel – FEPI do Juizado da Infância e da Juventude de Petrópolis. São 60 vagas para estudantes entre 8 a 18 anos de escolas da rede pública de ensino do município. As inscrições devem ser realizadas na secretaria da FEPI, de segunda a sexta, de 8h às 11h e de 13h às 16h. Aos sábados, de 8h às 11h. Dentre a documentação necessária estão: cópia do RG ou certidão de nascimento, CPF, do estudante e do responsável; cópia do comprovante de residência; cópia do cartão do SUS e Bolsa Família; declaração escolar; três fotos 3×4 e atestado médico para a realização de atividades físicas. 

Foto divulgação

Local: Fundação Educandário Princesa Isabel (Rua Lopes Trovão, 271 – Alto da Serra)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 2231-7866

Cursos de Gastronomia no Senac

O Senac Petrópolis está com inscrições abertas para diversos cursos de Gastronomia com início em julho e agosto. Há opções tanto para quem é iniciante e quer começar a se familiarizar com as panelas quanto para quem cozinha por hobby e quer conhecer novas técnicas além, é claro, de quem busca fazer da gastronomia uma profissão.

Foto Ana Paula Migliari

Local: Senac Petrópolis (Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro)

Preço: sob consulta

Mais informações: (24) 2231-7001 ou pelo site www.rj.senac.br

XC Run Petrópolis

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da XC RUN em Petrópolis, trail run que será realizada no dia 20 de julho. A prova para os adultos terá um percurso de 50 quilômetros, que podem ser completados individualmente, em dupla ou em quarteto. Também haverá uma etapa para as crianças, dentro do Parque Municipal em Itaipava. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer, sendo a quinta corrida que conta pontos para o ranking municipal.

Foto divulgação

Dia: 20 de julho (sábado)

Horário: 7h

Local: largada do Parque de Exposições

Preço: entre R$ 100,00 e R$ 330,00

Mais informações: www.xcrun.com.br

Para ir se programando…

Palestra Design Thinking

O Design Thinking, ou pensamento de design, na tradução literal para o português, é um conceito que propõe foco direcionado na busca e criação de soluções inovadoras em qualquer tipo de projeto, empresa e sua atuação. Sobre esse tema, a Firjan SENAI Petrópolis realiza palestra gratuita no dia 11 de julho. O encontro é direcionado a jovens de escolas públicas e privadas, e adultos que querem saber mais sobre os empregos do futuro na indústria 4.0 e sobre que carreira seguir no mercado de trabalho e será liderado por Renato Salles, formado em Desenho Industrial de PUC Rio, especializado em Projeto de Produto e instrutor da Firjan SENAI. 

Foto divulgação

Dia: 11 de julho (quinta)

Horário: 19h

Local: Firjan Senai (R. Bingen, 130 – Bingen)

Preço: gratuito

Mais informações: firjansenai.com.br/cursorio/o-senai-rio/palestras

 “Encontro Temático” do Conima

Está marcado para julho, o primeiro “Encontro Temático” realizado pelo Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima), em parceria com o Programa Petrópolis da Paz. O evento traz o tema “Mediação na Administração Pública e o Projeto Mediação em Foco” e o objetivo do encontro é trazer a discussão da mediação e principalmente na administração pública e apresentar o projeto Mediação em Foco, que visa que o trabalho seja realizado em rede, adaptando cada um com a sua realidade.

Foto divulgação

Dia: 11 de julho (quinta)

Horário: 11h

Local: Palácio Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha)

Preço: gratuito (100 vagas)

Mais informações: http://www.conima.org.br/encontro-tematico-conima

Arraiá do Castelo

O evento contará com barracas, comidas típicas e muita diversão! Além disso, haverá food trucks e uma área voltada às crianças, com quadrilha e brinquedos da área kids do Castelo de Itaipava. O Arraiá será realizado nos andares térreos do Castelo, onde o público poderá conhecer os salões e viver a experiência de estar no único Castelo Medieval das Américas.

Foto divulgação

Dia: 13 e 14 de julho (sábado e domingo)

Horário: 13h às 20h

Local: Castelo de Itaipava (Rodovia BR-040, Km 56 -Itaipava)

Preço: entre R$ 5,00 e R$ 50,oo

Mais informações: na nossa matéria soupetropolis.com/arraia-castelo-de-itaipava

BBQ Bohemia Festival

Para os loucos por churrasco, tem uma novidade imperdível vindo aí! O Bohemia BBQ Festival é o primeiro evento do gênero que será realizado na Região Serrana. Vai ter Open Food de Churrasco, com presença de grandes assadores de BBQ e cortes super especiais. E não é só isso. Também vai ter Espaço Kids para a criançada, música ao vivo com bandas e DJs para geral curtir muito!

Foto divulgação

Dia: 14 de julho (domingo)

Horário: 11h às 18h

Local: Cervejaria Bohemia (Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro)

Preço: R$ 130,00  (+ R$ 13,00 taxa) / Kids R$ 65,00  (+ R$ 6,50 taxa)

Mais informações: web.facebook.com/events/317684492236885/

2º Festival do Polo Gastronômico de Petrópolis

O Segundo Festival do Polo Gastronômico de Petrópolis – O Polo Vai à Roça – se propõe a promover a aliança entre seus participantes – comércio e produtores -, levando ao visitante novas e deliciosas combinações que serão criadas exclusivamente para o festival juntando os melhores insumos com as melhores culinárias. Nesta edição vai contar com o concurso “Chef do Polo”, onde o público vai eleger o melhor prato oferecido. O vencedor vai ganhar um Day Use com direito a acompanhante no Hotel Solar Fazenda do Cedro e 01 passeio no Rio de Janeiro com a Jeep Tour.

Foto divulgação

Dia: 13 e 14 de julho (sábado e domingo)

Horário: 10h às 17h

Local: Fazenda Vira Mundo (Estrada do Brejal, 1.500 – Posse)

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/events/627081101141784/

Geleia Julina

Dois dias de muita natureza com o pessoal do Geleia Geral, numa festa de São João alternativa. A ideia é celebrar esse momento e trazer um pouco das raízes do forró e dessa festa típica, contando a história dessa tradição através de atividades, comidas típicas e brincadeiras. Além de proporcionar ao visitante uma experiência em um espaço de natureza e resistência em uma das poucas casas antigas da área. Crianças e pequenos animais de estimação são bem vindos e o espaço é bastante amplo. Vai ter música ao vivo, fogueira, ambiente externo de natureza, ambiente interno com exposição de arte e vendas, pescaria com premiação, atividades infantis, espaço zen, decoração reciclada e um delicioso clima de festa julina!

Foto divulgação

Dia: 13 e 14 de julho (sábado e domingo)

Horário: a partir de 10h

Local: Chalet 1902 (Estrada União e Indústria, 3311 – Corraas)

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/events/412890779302938/

Locanda na roça

A Locanda della Mimosa promove duas festas juninas em Petrópolis, com atrações musicais, comidas típicas no dia 13/07 e no dia 20/07 inaugura sua nova sede no centro da cidade. Nos dois eventos será possível degustar quitutes típicos como milho verde, queijo coalho na chapa, cocada, pé de moleque, maçã do amor, além de receitas preparadas pelo chef Gérard Granja. Para beber, quentão, cerveja, batidas variadas e drinks. A festa junina também contará com atrações musicais, como o cantor Lucas Israel e o grupo Caxote e recreadores para entreter os pequenos, barracas de jogos como pescaria, derruba latas, jogo de argolas e correio do amor.

Foto divulgação

Dia: 13 e 20 de julho (sábado)

Horário: de 14h às 22h

Local: Locanda della Mimosa (Rua Mimosas, 30 – Fazenda Inglesa) e Locanda della Ipiranga (Av. Ipiranga, 439 – Centro)

Preço: R$ 50,00 (adultos) / R$ 25,00 (de 13 a 17 anos) / gratuito para crianças de até 12 anos.

Mais Informações: Festa do dia 13 de julho –  web.facebook.com/events/2095325987262669/ e Festa do dia 20 de julho – web.facebook.com/events/2703303089699160/

Palestra Firjan sobre o eSocial

A Firjan realizará em Petrópolis uma palestra para esclarecer dúvidas dos empresários, contadores e profissionais de Recursos Humanos sobre a implementação do eSocial. O eSocial promete grandes benefícios para as empresas, como redução de custos e uma maior qualidade das informações prestadas, mas também um impacto significativo na forma como as empresas repassam as informações como, por exemplo, informações sobre o FGTS e contribuição previdenciária. Os esclarecimentos serão dados pelo engenheiro de Segurança do Trabalho da Firjan, Matheus Concolato de Araújo.

Foto divulgação

Dia: 19 de julho (sexta)

Horário: 10h

Local: Firjan Serrana (Av. Dom Pedro I, 579 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: https://www.firjan.com.br/eventos/esocial-uma-visao-geral.htm

Noite alemã no Castelo Imperial Restaurante

Conheça o melhor da gastronomia alemã em Petrópolis ao som da Banda Spiel Und Charm e a animação do Grupo Folclórico Germânico Bergstadt (Primeiro grupo de danças folclóricas alemãs de Petrópolis). Essa magnífica experiência acontece no Castelo Imperial Restaurante. Em zona nobre da cidade, bem próximo ficava o Imperial Estabelecimento Hidroterápico, casa das duchas hidroterápicas frequentada pelo Imperador d. Pedro II e sua Corte, políticos e elite do século XIX.

Foto divulgação

Dia: 19 de julho (sexta)

Horário: 20:30h

Local: Castelos Imperial Restaurante (Rua Kopke, 136 – Duchas)

Preço: entre R$ 100,00 e R$ 140,00 (+ taxa)

Mais informações: www.sympla.com.br/noite-alema

Festival Sesc de Inverno

O Sesc RJ trará à Região Serrana uma intensa programação com as principais linguagens artísticas protagonizadas por artistas locais: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. Este ano, o evento tem como mote a valorização da arte e da identidade do local que acolhe o Festival há 18 edições.

Foto divulgação

Dia: 19 a 28 de julho

Local: Unidades do Sesc e outros espaços públicos

Preço: de R$ 5,00 a R$ 20,00. O ingresso também pode ser obtido mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar).

Mais informações: na nossa matéria soupetropolis.com/festival-sesc-de-inverno

Veja também: 

A programação completa de cinema em Petrópolis, clicando aqui.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir