Connect with us

Petrópolis terá Concerto de Gala com Orquestra Sinfônica e corais aberto ao público nesta sexta

Agenda

Petrópolis terá Concerto de Gala com Orquestra Sinfônica e corais aberto ao público nesta sexta

O concerto vai contar com Orquestra Sinfônica CESGRANRIO, Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e Coral da Universidade Católica de Petrópolis, em apresentação com entrada franca.

Para celebrar as 18 edições do Festival de Inverno de Petrópolis, um marco no calendário cultural da cidade, o Instituto Dell’Artepromove um concerto de gala na sexta, 5 de julhoàs 19h, na Catedral de São Pedro de Alcântara, com entrada gratuita. 

O espetáculo será aberto pela Orquestra Sinfônica CESGRANRIO, sob a regência do maestro Eder Paolozzi. A orquestra será acompanhada pelo Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, dirigido pelo maestro Marcelo Vizani. Outra atração é Coral da Universidade Católica de Petrópolis, que será regido pelo maestro Antônio Gastão. No repertório, obras de Georg Friedrich Händel e Antonio Gastão. Mais uma vez, o público será convidado a participar da Campanha da Solidariedade, doando um alimento não perecível.      

Orquestra investe em jovens músicos 

Foto Divulgação

Criada pela Fundação CESGRANRIO em 2015, a Orquestra Sinfônica CESGRANRIO reúne jovens estudantes de cursos universitários e técnicos do universo musical, que dividem seus talentos entre violino, flauta, violoncelo, oboé, contrabaixo, tímpano, fagote, clarineta, viola e trompete. Coordenada pelo maestro Eder Paolozzi, a orquestra tem uma inovadora proposta de investir na formação de público e na profissionalização de seus integrantes, além de divulgar a música erudita. Desde a estreia, em 2014, participou de eventos importantes da cena musical, como o Festival Internacional Villa-Lobos (Venezuela), o Festival Mimo (Rio e Paraty) e a primeira edição do Festival Internacional de Fagote UFRJ-USP. 

O presidente da Fundação CESGRANRIO, Carlos Alberto Serpa, diz que a orquestra atua de maneira itinerante, apresentando-se para crianças, jovens e adultos de diferentes perfis e classes sociais, em múltiplos espaços: “A música é uma forma de levar cultura a todos os nossos jovens e queremos oferecer esta chance especialmente aos alunos de escolas públicas, que não têm essa oportunidade no dia a dia. Nós vamos levar a música, através do virtuose desta orquestra, a escolas, universidades, centros culturais e teatros. É mais uma contribuição da CESGRANRIO para a cultura do estado do Rio de Janeiro.” 

Eder Paolozzi, diretor artístico e regente titular da OSC, formou-se em regência, composição e piano pelo Conservatório Giuseppe Verdi, de Milão, e em violino no Trinity College of Music, de Londres. Seu mestre no Brasil foi o maestro Isaac Karabtchevsky. O maestro foi regente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, considerada uma das mais importantes orquestras de projetos sociais do país. Na Inglaterra e Itália, regeu a World Youth Orchestra, a Orchestra Giovanille Luigi Cherubini e a Orchestra Reino di Aragon. Foi premiado em 2013 no reconhecido Musica Riva Festival.    

Coral só de meninas é um dos destaques 

Foto Divulgação

Criado em 1988, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolistem 59 integrantes e, desde 1998, está sob a batuta do maestroMarcelo Vizani. Mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, o Coral tem repertório variado, com música sacra, folclórica e popular. 
O grupo já participou de diversos projetos de renome, como o Projeto Aquarius, o Tour da Experiência, no qual a história de Petrópolis é contada e cantada, e o projeto MPB em Conversa, que relaciona a música popular brasileira à história do Brasil. Durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, o Coral saiu em turnê por diversas regiões do país e de Portugal. 

Em 2014, lançou seu primeiro CD, com três canções inéditas. Em 2016, o Coral recebeu o prêmio Maestro Guerra Peixe na categoria Música Erudita, pela apresentação do oratório “A Paixão segundo São João”. Em 2018, apresentou-se nas cidades de São Paulo, Campinas e Curitiba e participou das comemorações de Natal do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis. 

Coral universitário com repertório variado 

Foto Divulgação

Formado, em sua maioria, por alunos da instituição, o Coral da Universidade Católica de Petrópolis nasceu em 1976. Em 42 anos, reúne diversas apresentações memoráveis em sua cidade natal, além de concertos por todo o estado. Seu vasto repertório inclui Música Popular Brasileira e internacional, músicas temáticas e, sobretudo, música sacra. 

Ao longo de sua história, o grupo manteve longas colaborações com importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira – com a qual participou de diversas edições do Projeto Aquarius  e, desde 1998, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, com a qual atuou sob a regência de Armando Prazeres, José Guadalupe Flores, Roberto Duarte e Carlos Prazeres. Coroando essa parceria, em julho de 2010 o Coral da UCP participou da estreia latino-americana da Sinfonia nº4, de Charles Ives, e da gravação em CD da Sinfonia Brasília, de César Guerra-Peixe, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. 

Em abril de 2005, o Coral da UCP foi convidado pela direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro a se apresentar neste que é um dos mais prestigiosos palcos do país, juntamente com a Orquestra de Câmara da UCP. 

À frente da regência e da direção do coro, desde 1989, está o maestro Antônio Gastão. O grupo mantém uma agenda intensa com uma média de 60 apresentações por ano. 

SERVIÇO:

5 de julho, sexta-feira, 19h 

Orquestra Sinfônica CESGRANRIO (Eder Paolozzi, regente), Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis (Regência: Marcelo Vizani) Coral da Universidade Católica de Petrópolis (Regência: Antônio Gastão) 

Local: Catedral São Pedro de Alcântara (Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro).

Capacidade: 506 lugares 

Acesso para deficientes 

Entrada franca – Pede-se a doação de um alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir