Evento de ciclismo acontece neste sábado em Petrópolis
O trajeto será realizado na zona de amortecimento da Reserva Biológica de Araras e percorrerá o Vale das Videiras
Neste sábado (29), Petrópolis recebe o evento “Vem Pedalar” promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O evento ocorre na zona de amortecimento da Reserva Biológica (Rebio) Estadual de Araras, a partir das 8h.
O objetivo é estimular a visitação da comunidade às unidades de conservação por meio de passeios ciclísticos, além de incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Foto: Ana Balarin
Como participar
Os participantes deverão estar no local de largada com pelo menos uma hora de antecedência, onde serão dadas as instruções finais. É obrigatório o uso de capacete e vestuário apropriado para a prática de ciclismo durante toda a realização da prova.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link. O e-mail está disponível em caso de dúvidas.
Circuito
O circuito indicado para praticantes de ciclismo tem uma extensão de 22,3 km de extensão, com altimetria de 813 metros e estimativa de tempo de duração de cerca de 3h. Durante o trajeto, os ciclistas passearão pelas localidades Facão, Villa Suzano, Marcos da Costa, Catete e Prata.
“O Vem Pedalar consegue sensibilizar a população quanto a importância da proteção dos nossos patrimônios ambientais por meio do lazer e do entretenimento. É uma outra forma de promover educação ambiental de maneira efetiva e saudável”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Foto: Felipe Queiroz
“Toda prática esportiva responsável tem forte influência no desenvolvimento sustentável pela inclusão social, promoção da qualidade de vida e busca para melhora do ambiente que vivemos. A Rebio Araras, através do Vem Pedalar, visa fazer com que as pessoas reflitam a respeito de nosso papel no planeta”, explicou o gestor da unidade de conservação administrada pelo instituto, Cleber Ferreira.
Sobre a reserva
A Reserva Biológica Estadual de Araras foi criada em 1977, e abriga e protege diversas espécies raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e da flora, em seus 3.862 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira. Lá são protegidas cerca de 110 nascentes e 100 km de extensão de cursos hídricos. A reserva somente recebe visitas de cunho educacional ou para a realização de pesquisas científicas, mediante autorização prévia.
Pra anotar aí:
Vem Pedalar
Data: 29 de julho (sábado)
Horário: 8h (credenciamento) às 12h (encerramento)
Ponto de encontro: Coreto da Praça do Vale das Videiras
Endereço: Praça do Vale das Videiras, s/n – Vale das Videiras, Petrópolis
Veja também:
- Com entrada gratuita, Sesc Quitandinha recebe espetáculo do Coletivo Denegrindo nesta terça
- Moradores do Vicenzo Rivetti vão receber atividades gratuitas nesta semana; veja como participar
- Prefeitura de Petrópolis e Força Aérea Brasileira inauguram exposição na Casa de Santos Dumont
- Praça do pedágio de Areal oferece serviços gratuitos para os motoristas nesta segunda