Fazenda Samambaia completa 300 anos e é a construção mais antiga de Petrópolis
Saiba mais sobre a história desse espaço que há séculos proporciona uma experiência única aos visitantes
A Fazenda Samambaia completa 300 anos de história em 2023. O espaço detém o título de construção mais antiga de Petrópolis, pois foi construída em 1723, antes mesmo da fundação da cidade.
Fotos: Reprodução Internet/ Waldyr Neto
Parte da rota histórica e cultural do município, tinha o nome de Fazenda Belmonte ainda no século 18. Na época, fazia parte da variante do Caminho Novo. Com as longas viagens, era o primeiro ponto de descanso dos tropeiros. Dali, eles levavam alimentos e produtos para a região de Minas Gerais.
A importância histórica é tanta que recebeu visitas de pessoas bem conhecidas no Brasil e no exterior. Para se ter ideia, os administradores contam que há registros de cartas da Princesa Isabel escritas à sua irmã Leopoldina sobre suas idas a cavalo na Fazenda. Outra personalidade que passou pelo local foi Evita Peron, que foi primeira-dama da Argentina entre 1946 e 1952.
Heranças e divisões marcaram os longos períodos da fazenda. A última moradora foi Celia Leite Garcia, que morreu em 1986, deixando-a de herança para o seu neto – atual administrador do local.
A capela
Foto: Waldyr Neto Fotografia
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel colonial do século 17 abriga a Capela de Santo Antônio, em estilo “rococó”.
O altar tem estilo barroco, construído por Valentin da Fonseca. Uma curiosidade é que a capela da Fazenda Samambaia é reconhecida até pelo Vaticano.
Os jardins
Reprodução: Trip Advisor
Projetados pelo paisagista Burle Marx, os atuais jardins abrigam 200 espécies nativas de Mata Atlântica, entre elas samambaias, que deram origem ao nome do bairro.
Educação ambiental
A Fazenda Samambaia é a sede do Instituto Samambaia de Ciência Ambiental e Ecoturismo. No local, são oferecidas atividades ecológicas a grupos escolares, despertando a atenção das crianças para o cuidado com a natureza.
“A educação ambiental é o segredo de mantermos, há anos, o patrimônio da família e da importância que a Fazenda tem para a história e cultura de Petrópolis”, diz o administrador, Jean Charles Barreto.
Sem fins lucrativos para as pesquisas, o Instituto conta com a parceria da Fiocruz.
Experiência única
Três séculos depois, a fazenda segue em plena atividade, funcionando com serviços de hospedagem e alimentação e proporcionando uma experiência única para quem busca o contato com a natureza em um local aconchegante, que transborda história e tem uma beleza ímpar.
Veja também:
8 fatos e curiosidades surpreendentes sobre a Fazenda Samambaia, em Petrópolis