Mudas de Ipê Amarelo são plantadas na Avenida Koeler
Ipês proporcionam um espetáculo visual com sua bela floração em Petrópolis
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, garantiu o plantio de 90 mudas de Ipê Amarelo, ao longo da Avenida Koeler, nas margens do Rio Quitandinha. O trabalho é fruto de um Termo de Compromisso Ambiental, assinado entre a Prefeitura e um empreendimento que precisou fazer supressão de árvores no seu terreno.
Fotos: Divulgação
Lei
O Termo de Compromisso Ambiental está previsto na Lei 6.389 de 2006, que dispõe sobre normas gerais de fiscalização ambiental e sobre o controle, o monitoramento, a preservação, a proteção e a recuperação da flora do Município de Petrópolis.
“A lei estabelece ainda que para estas compensações ambientais é obrigatório o plantio de espécies da mata atlântica, por isso a escola do Ipê Amarelo. Além da qualidade ambiental vão trazer ainda mais beleza para o nosso Centro Histórico”, destacou o secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz.
Sobre o Ipê Amarelo
Ipê-amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores da região Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia, que também compreende espécies com flores de cor branca, roxa, rosa ou lilás.
O ipê amarelo é a árvore mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies.
Foto: Arquivo Pessoal Claudia Marinho
As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração e pode ser vista em vários locais de Petrópolis. Originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.