Projeto de Petrópolis reverte tampinhas plásticas em cadeiras de rodas; saiba como ajudar
Além disso, o Projeto Aloha visa usar o dinheiro da venda desses produtos (tampinhas e lacres de alumínio) — que, antes, seriam descartados — para ajudar nas aulas de reforço escolar e música oferecidas pela instituição
O Projeto Aloha atende cerca de 2 mil famílias em 45 bairros de Petrópolis com diversas ações sociais. Uma delas é o Conexão Aloha, que oferece assistência básica e educacional, por meio de aulas de reforço e música, para 20 crianças da comunidade Duarte da Silveira. Para manter esta ação, porém, o grupo está recebendo doações de tampas plásticas e lacres de alumínio, que são revertidos em arrecadação financeira e cadeiras de roda, respectivamente.
Foto: Divulgação
“Além de estar ajudando o meio ambiente, as pessoas nos auxiliarão a levar esperança, igualdade, educação, arte e saúde para mais crianças. É comum jogar fora essas tampinhas e lacres, mas um ato tão simples de guardá-las e doá-las fará toda a diferença para nós”, comenta a idealizadora da ONG, Beatrice Nuñez.
Onde doar?
Intitulada de “Mania das Tampinhas”, a campanha de arrecadação servirá de suporte para o Conexão Aloha, ajudando a manter o projeto, além de expandi-lo para outros públicos e bairros. São aceitas qualquer tampa plástica, de garrafas, shampoo, detergente, produtos de limpeza, manteiga, achocolatado, e outros.
Com a doação dos lacres, o grupo já conseguiu converter 140 garrafas de 2 litros cheias de lacres e doar uma cadeira de rodas para uma criança da cidade.
Foto: Divulgação
Confira os pontos de arrecadação:
- Banco de Sangue de Petrópolis
- EcoBrechó
- Loja Kids do Pátio Petrópolis Shopping
- Colégio Bom Jesus
- Colégio Barreto Moura, em Corrêas
- Espaço Laser do Shopping Bauhaus e Itaipava
- Loja Extremo na 16 de Março
- Loja Via 16
- Curso Cebrac
- Curso Connections em Itaipava
- Sant’Anna Cafeteria na 16 de Março ou Bingen
- Academia Qui Si Sana
- Colégio Lápis de Cor
- Seara Verde na Rodoviária do Bingen
- Mariana Satyro no Valparaíso
- Fisiocipre em Corrêas
- Lavanderia Hidrovale na 7 de Abril
- Restaurante Arizona no Pátio Petrópolis Shopping
- Restaurante Street Burger no Hiper Shopping Petrópolis
Expansão
Apesar de estar atualmente apenas no Duarte da Silveira, a ideia é expandir o Conexão Aloha, que conta com 10 professores formados, para os outros bairros atendidos pela ONG. “Queremos oferecer aulas em dois turnos e também abranger os adultos, ensinando a como se portar em uma entrevista de emprego e a como se expandir melhor, por exemplo”, afirma Beatrice.
Para este e outros sonhos do grupo se tornarem realidade, porém, é necessário ajuda. Além das tampinhas e lacres, o projeto também aceita doações financeiras através do PIX contatoalohaa@gmail.com. As ações podem ser conferidas nos perfis do Instagram @projeto.aloha, @conexaonoduarte e @maniadetampinhass.
Foto: Divulgação
“Com o Conexão Aloha, vimos algumas dificuldades. As crianças vem para a aula com fome e nós não conseguimos suprir isso. Com todas as dificuldades, ainda oferecemos um lanchinho. Mas não podemos parar, as crianças precisam disso, de educação e ver o mundo sobre uma nova visão”, finaliza.