Outono começa nesta sexta; saiba o que esperar da estação em Petrópolis
Período deve ter temperaturas acima da média e chuvas um pouco abaixo do normal
O outono começa nesta sexta-feira, 20 de março, e segue até o dia 21 de junho, marcando a transição entre o verão e o inverno no Hemisfério Sul. E para entender como será o comportamento do clima em Petrópolis neste ano, conversamos com a meteorologista Andrea Ramos, que explicou o que esperar da estação em 2026.

Fotos: @fuipra_rua
O outono costuma ser caracterizado pela queda gradual das temperaturas, redução das chuvas e mudanças na paisagem, como a queda de folhas e frutos. Segundo Andrea, o trimestre março, abril e maio marca a passagem do período mais úmido para um cenário mais seco na região serrana.
De acordo com dados climatológicos do INMET, Petrópolis costuma registrar aproximadamente 255 mm de chuva em março, 176,9 mm em abril e cerca de 106 mm em maio, refletindo a rápida redução dos volumes após o verão.
Previsão afasta cenário de chuvas intensas
Porém, para 2026, os modelos climáticos indicam anomalias negativas leves de precipitação, ou seja, a chuva deve ficar um pouco abaixo da média, mas ainda dentro da variabilidade natural da estação.
“Isso significa que março ainda pode ter episódios de chuva com volumes significativos, mas o trimestre como um todo tende a ser menos chuvoso em comparação com a climatologia esperada”, explica Andrea.
Mesmo assim, a previsão indica totais acumulados entre 200 mm e 400 mm no trimestre, valores próximos do padrão histórico, porém mais próximos do limite inferior. A especialista também destaca que os registros históricos mostram grande variação de chuvas nessa época do ano.
“Há anos em que apenas março ultrapassou 400 ou até 500 mm de chuva, enquanto em outros os volumes foram bem menores. A previsão para 2026 coloca o trimestre em uma faixa intermediária mais baixa, ou seja, não será extremamente chuvoso, mas também está longe dos anos mais secos já registrados”, afirma.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis
Outono mais quente que o normal
Em relação às temperaturas, a tendência é de valores acima da média no Sudeste, incluindo o estado do Rio de Janeiro. Segundo o consenso entre os modelos do INMET, CPTEC e FUNCEME, as projeções mostram anomalias positivas de temperatura, indicando tardes mais quentes e noites menos frias ao longo da estação.
“Isso significa que Petrópolis deve ter um outono um pouco mais quente que o normal, com máximas elevadas durante o dia e mínimas menos baixas durante a noite, principalmente em abril”, explica Andrea.
O comportamento segue uma tendência observada na última década. “Esse padrão de aquecimento vem sendo observado desde cerca de 2015, com temperaturas gradualmente mais altas ano após ano”, acrescenta.

Foto: Reprodução/@lipesantarosa1
Neutralidade climática
Outro fator importante é que o clima global permanece em condição de neutralidade, sem influência significativa dos fenômenos El Niño ou La Niña. Com isso, as características típicas do outono devem predominar.
“Sem a atuação desses fenômenos, o comportamento do clima tende a seguir o padrão esperado para a estação: início ainda mais quente e com alguma chuva, seguido por um período gradualmente mais seco e com temperaturas em declínio”, finaliza Andrea.
Veja também:
