Festa do Indaiá acontece neste fim de semana em Petrópolis
Programação reúne novena, missas, barraquinhas, atrações culturais e celebrações especiais até o dia 20 de janeiro
A comunidade da Paróquia de São Sebastião do Indaiá vive um clima de fé e confraternização neste início de 2026. Mantida desde janeiro de 1952, a tradicional festa em homenagem ao padroeiro, o Glorioso Mártir São Sebastião, abriu oficialmente o ano religioso dos fiéis no último domingo, dia 11 e segue até o dia 20, com uma extensa programação religiosa e social.

Foto: divulgação
“Com muita alegria, estamos celebrando os festejos de São Sebastião, tradicional festa da nossa amada paróquia do Indaiá. Este ano, tivemos a alegria de retomar, após seis anos, a Corrida de São Sebastião, fortalecendo a confraternização entre os paroquianos e irmãos de outras comunidades. Para mim, é uma grande alegria participar ativamente, pela primeira vez, dessa festa”, destacou o padre Kayo Baptista Carlos, administrador paroquial.
Programação
No sábado, dia 17, a festa começa às 18h. Às 19h, será celebrado o sétimo dia da novena, em missa presidida pelo padre Gabriel Coelho, filho da comunidade e atualmente atuando na Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida do Cachambi, no Rio de Janeiro. Após a celebração, haverá show da banda Raiz de Três, com participação de convidados.
No domingo, dia 18, a programação acontece ao longo de todo o dia, a partir das 8h. Pela manhã, serão celebradas as missas dominicais das 8h e das 11h. Ao meio-dia, acontece o tradicional almoço do padroeiro, que neste ano terá feijoada como prato principal. O ingresso custa R$ 30. Às 17h, haverá apresentação do Circo do Seu Léo e, às 19h, o oitavo dia da novena, com missa presidida pelo padre Luiz Henrique, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino.
Na segunda-feira, dia 19, não haverá barraquinhas, mas será celebrado o encerramento da novena, em missa presidida pelo padre João Rosa, pároco do Indaiá entre 2009 e 2013 e, atualmente, à frente da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Madame Machado, no distrito de Itaipava.
Já no dia 20, data dedicada a São Sebastião, a paróquia terá uma programação intensa, com seis missas e festa com barraquinhas durante todo o dia. Às 6h, acontece a alvorada festiva. A primeira missa será às 7h, dedicada aos paroquianos, celebrada pelo padre João Pedro. Às 9h, a missa em intenção às famílias será presidida pelo padre Pedro. Às 11h, ocorre a missa das crianças, com o padre Renato, que foi pároco da comunidade entre 2013 e 2020.
Ao meio-dia, será servido o almoço do padroeiro, com estrogonofe no cardápio. O ingresso custa R$ 20 e já está à venda. Às 15h, o monsenhor Luís Mello celebra a tradicional missa dos enfermos. A missa pelos desempregados será às 18h, presidida pelo padre Caio César, seguida da procissão pelas ruas do bairro. A missa solene será celebrada pelo padre Kayo Baptista Carlos.

Fotos: divulgação
Encerramento e jubileu da paróquia
Após o sucesso da Corrida de São Sebastião, que contou com 340 inscritos, as comemorações não se encerram no dia do padroeiro. No sábado, dia 24, será realizado um grande louvor em ação de graças, marcando o encerramento oficial das festividades. Em agosto, a Paróquia de São Sebastião do Indaiá celebra ainda seus 60 anos de criação.
História
O bairro do Indaiá, então conhecido como Cortiço, começou a ser habitado no final da década de 1920. A inauguração da Estrada Rio–Petrópolis, em 1928, impulsionou o crescimento populacional da região. Após um surto de febre, em 1929, o Frei Leão, responsável pela Igreja de Santo Antônio do Alto da Serra, passou a visitar os doentes, que recorreram à intercessão de São Sebastião em busca de cura. O mesmo frei construiu a igreja entre 1953 e 1955. Em 1966, a Igreja de São Sebastião do Indaiá foi elevada à condição de paróquia, desmembrada do Alto da Serra.
Como chegar ao bairro
Para chegar ao bairro São Sebastião de transporte público, sete linhas de ônibus atendem à localidade. O ponto final fica na Rua Paulo Barbosa, no Centro de Petrópolis, na altura do número 152. As linhas são: 184 e 185 (Vital Brasil), 187 (Tancredo Neves), 192 e 193 (Olga Castrioto). As linhas 188 e 189 (Capitão Paladini) possuem ponto de parada a cerca de 200 metros da igreja.
Pra anotar aí:
Festa do Indaiá
Quando: 17, 18 e 19 de janeiro (sábado, domingo e segunda)
Onde: Bairro São Sebastião
Entrada: gratuita
Veja também:
