Connect with us

Catedral de Petrópolis celebra 100 anos com programação especial neste sábado

Agenda

Catedral de Petrópolis celebra 100 anos com programação especial neste sábado

Evento contará com missa solene, homenagem a Dom Pedro II, inauguração de monumento comemorativo, exposição fotográfica e atrações culturais até 14 de dezembro

A Catedral São Pedro de Alcântara, um dos mais importantes marcos históricos e religiosos do Brasil, celebra no próximo sábado, 29 de novembro, o seu centenário de inauguração.

Foto: Arquivos Sou

A data será marcada por uma missa solene às 9h, presidida pelo bispo diocesano Dom Joel Portella Amado, seguida do descerramento de uma placa comemorativa e da inauguração do Monumento ao Centenário, no Jardim da Catedral.

Anúncio do novo feriado municipal

Durante a cerimônia, será anunciado oficialmente o dia 19 de outubro como feriado municipal em homenagem ao padroeiro da cidade, São Pedro de Alcântara, que também é co-padroeiro do Brasil ao lado de Nossa Senhora Aparecida.

Fotos: Reprodução e @flyenri

Bicentenário de Dom Pedro II

A programação especial se estende até o dia 14 de dezembro e inclui celebrações religiosas, homenagens históricas e atrações culturais. Um dos destaques será a homenagem ao Imperador Dom Pedro II, pelo bicentenário de seu nascimento.

O monarca, junto à Princesa Isabel, teve papel fundamental na idealização e início da construção da Catedral, mesmo durante o exílio da Família Imperial na Europa.

A Catedral abriga o Mausoléu Imperial, onde estão sepultados Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, a Princesa Isabel e o Conde d’Eu. O templo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1980 e é um dos principais pontos turísticos e religiosos da cidade.

Foto: Divulgação

Programação

No sábado (29), às 14h, no horário exato da inauguração da Catedral em 1925, haverá o repique festivo dos sinos. Às 19h, será realizada a bênção e inauguração do tradicional Presépio da Catedral, considerado uma atração religiosa, cultural e turística da cidade.

As comemorações tiveram início no último domingo (23), com a missa do Crisma e a inauguração da Galeria Fotográfica do Centenário, instalada no Deambulatório da Catedral. A exposição reúne imagens históricas da construção do templo, desde as primeiras etapas até a instalação dos sinos e a conclusão das obras.

A programação do centenário inclui missas diárias, sessões solenes, concertos e homenagens. No dia 30 de novembro, será celebrada uma missa em sufrágio da alma de Dom Pedro II, às 11h. Já no dia 2 de dezembro, data do bicentenário de nascimento do Imperador, haverá nova celebração às 8h.

O encerramento das festividades será no domingo, 14 de dezembro, com missa solene às 11h, acompanhada pela Orquestra Ribeiro Bastos, de São João del-Rei (MG), e procissão com a imagem de São Pedro de Alcântara às 18h30.

Foto: Divulgação

História e importância da Catedral

Localizada no coração de Petrópolis, a Catedral São Pedro de Alcântara é um dos principais exemplares da arquitetura neogótica no Brasil. Sua construção teve início em 1884, com projeto do engenheiro e arquiteto baiano Francisco Caminhoá, inspirado nas catedrais do norte da França. Mesmo após a Proclamação da República, a obra continuou com o apoio da Família Imperial.

A inauguração ocorreu em 29 de novembro de 1925, após um apelo dramático do Monsenhor Teodoro Rocha, que faleceu no púlpito ao pedir ajuda para a conclusão da igreja. A torre, com 70 metros de altura, foi finalizada apenas em 1969 e abriga um carrilhão de cinco sinos de bronze fundidos na Alemanha, com peso total de nove toneladas.

Foto: Divulgação

Pra anotar aí:

Centenário da Catedral São Pedro de Alcântara

Onde: Catedral São Pedro de Alcântara

Quando: 29 de novembro (sábado). Missa solene às 9h, repique dos sinos às 14h, inauguração do presépio às 19h

Programação completa: de 23 de novembro a 14 de dezembro

Entrada gratuita

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir