Você sabia que o DIU é oferecido gratuitamente pelo SUS em Petrópolis?
Método anticoncepcional é reversível e interesse pode ser manifestado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
O Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre é um método contraceptivo não-hormonal ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. Em Petrópolis, foram mais de 550 inserções de DIUs em 2022. Para solicitar o uso do dispositivo, basta manifestar o interesse em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.
Foto: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde/Divulgação
“Em Petrópolis temos alguns postos de saúde e o Hospital de Ensino Alcides Carneiro, onde as mulheres são orientadas quanto aos métodos contraceptivos e podem optar também pela inserção do DIU, para isso, basta expressar seu desejo. Alguns postos de saúde não fazem este procedimento, desse modo, encaminham a mulher ao serviço de planejamento familiar do Centro de Saúde de Petrópolis ou do Hospital de Ensino Alcides Carneiro”, explica a professora de ginecologia e obstetrícia da UNIFASE/FMP e mestre em saúde da família, Analuce Mussel Dunley Santos.
Como o DIU funciona?
Com o intuito de diminuir os índices de gestação não planejadas e reforçar as ações de sexualidade responsável e planejamento familiar por parte dos brasileiros, o SUS disponibiliza diversos tipos de métodos contraceptivos: pílula hormonal combinada, mini-pílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, diafragma e dispositivo intra-uterino de cobre.
O DIU é colocado pelo orifício do colo uterino e provoca mudanças bioquímicas e morfológicas no endométrio à medida que os íons são liberados na cavidade uterina, levando a uma ação inflamatória e citotóxica com efeito espermicida.
“O DIU é um método anticoncepcional reversível, altamente eficaz, sendo considerado um dos mais seguros em relação a prevenção de gravidez. O risco de engravidar com DIU é menor do que com pílula anticoncepcional. É um método que tem longa duração, podendo durar de 5 a 10 anos, a depender do tipo de DIU”, comenta a médica.
Quem pode fazer uso?
De acordo com Analuce, o DIU pode ser inserido em qualquer idade independente do número de filhos. “Seu efeito anticoncepcional e o retorno à fertilidade é imediato. Isso significa que a partir do momento que a mulher coloca o dispositivo já começa o efeito contraceptivo e, a partir do momento que é retirado já pode engravidar com segurança, não ficando qualquer efeito residual. A inserção pode ser realizada imediatamente no pós-parto ou abortamento e fora destes períodos. Pode ser realizada em consultório e não necessita anestesia, sendo bem tolerada pela grande maioria das pacientes”, finaliza.