Projeto social que oferece aulas gratuitas de futsal e futebol vem transforma vidas em Petrópolis
‘Projeto Social Sports Petrópolis’ atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade
Criado em 2022, o projeto social Sports Petrópolis vem se tornando um importante espaço de acolhimento e transformação para crianças e adolescentes da cidade. Idealizado por Júlio Tavares, o projeto nasceu do desejo de usar o esporte como ferramenta de prevenção e proteção aos riscos sociais, especialmente o envolvimento com as drogas.

Foto: divulgação
Como surgiu o Projeto?
Júlio conta que levava seu filho e mais três crianças da comunidade para treinar em um clube. Foi quando surgiu a ideia do Social Sports, como uma ferramenta de prevenção.
“Sempre que íamos deixá-los em casa, o carro ficava cercado de outras crianças pedindo para participarem também. Foi ali que percebi a necessidade de algo maior”.
A inspiração também veio da trajetória de Júlio na Pastoral da Sobriedade, ação concreta da Igreja Católica na luta contra as drogas. “Sempre trabalhei na recuperação e reinserção de pessoas, mas me incomodava ver jovens chegarem destruídos. O projeto é uma forma de atuar antes, com prevenção, fé e amor ao próximo”, explica.

Foto: divulgação
Aulas
Atualmente, o Social Sports oferece aulas gratuitas de futsal e futebol de campo, atendendo cerca de 200 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, principalmente de famílias em situação de vulnerabilidade social. As atividades acontecem de segunda a sábado, em diferentes locais da cidade para atender a todos de forma contínua.
“O nosso foco não é formar atletas, e sim cidadãos. As crianças chegam com alguma habilidade das ruas, e nós trabalhamos o desenvolvimento humano e social por meio do esporte”, ressalta Júlio.

Foto: divulgação
Esporte como identidade
Mais do que aulas, o projeto oferece pertencimento e identidade. Júlio define o grupo como uma “tribo”, onde cada participante é valorizado.
“O uniforme, por exemplo, não é só uma roupa. É um símbolo de orgulho e de que aquela criança faz parte de algo bom. Aqui, ela não precisa provar nada por meio da violência. Basta querer crescer e se superar”.

Foto: divulgação
Voluntários
Com o apoio de empresas e voluntários, o Social Sports vem mantendo suas atividades com poucos recursos, mas muito comprometimento. Entre os principais parceiros estão o empresário Rodrigo Chitarelli, CEO da CRAS Madeira, e Luís Cláudio, da JCR Emborrachados.
“Nosso projeto é movido pela solidariedade. Graças ao apoio dessas pessoas e empresas, conseguimos fazer com poucos recursos o que muitos clubes fazem com grandes patrocinadores”, afirma o fundador.

Foto: divulgação
Futuro do Projeto Social Sports Petrópolis
Para o futuro, o grupo sonha em conquistar um veículo próprio para o transporte dos alunos e materiais de treino, além de formalizar o projeto com CNPJ, ampliando as possibilidades de parcerias e captação de recursos.
“Queremos crescer de forma estruturada e continuar transformando vidas através do esporte. Cada criança que veste nosso uniforme prova que é possível vencer com amor, fé e oportunidade”, conclui Júlio.

Foto: divulgação
Interessados
Para quem deseja fazer parte do Projeto Social Sports Petrópolis é só entrar em contato pelo WhatsApp (24) 98806-0412 e falar com o Júlio. Acompanhe o projeto pelo Instagram @socialsportspetropolis.

Foto: divulgação
Veja também:
