Connect with us

Associação SOS SERRA lança 3º episódio da série ‘Por Petrópolis’, dedicado ao bairro Mosela

Cidade

Associação SOS SERRA lança 3º episódio da série ‘Por Petrópolis’, dedicado ao bairro Mosela

Série segue seu percurso pela cidade com o objetivo de valorizar os bairros de Petrópolis

A Associação SOS SERRA lança nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, o terceiro episódio da série de documentários “Por Petrópolis”, que tem como tema o bairro Mosela. Após retratar Cascatinha e Caxambu, a série segue seu percurso pela cidade com o objetivo de valorizar os bairros de Petrópolis, destacando suas histórias, tradições e potencialidades.

Foto Arquivos Sou

A proposta é fortalecer o sentimento de pertencimento entre os moradores e mostrar que Petrópolis é muito mais do que apenas o centro histórico.

O lançamento do novo episódio acontece no salão paroquial da Igreja São Judas Tadeu, um dos marcos do bairro. O programa, com cerca de 30 minutos de duração, também ficará disponível no canal da SOS SERRA no YouTube, onde já estão os dois episódios anteriores. Assista aos episódios anteriores: Cascatinha e Caxambu.

Foto: divulgação

Roteiro e apresentação

Com roteiro e apresentação da jornalista e pesquisadora Carolina Freitas, do projeto Petrópolis Sob Lentes, a produção e edição são assinadas pelo Estúdio Petrópolis. A realização é da própria SOS SERRA.

“Uma vez, em visita a uma escola, um aluno me disse: ‘Tia, o Caxambu não tem nada para contar’. E eu imediatamente respondi: você está enganado, o Caxambu tem muito, muito mesmo para contar”, relembra Patricia Salamonde, diretora da SOS SERRA.

“Queremos percorrer toda a cidade mostrando a riqueza de cada bairro — sua cultura, sua história e, principalmente, seus moradores. O nome Por Petrópolis tem esse duplo sentido: o de caminhar pela cidade em busca de histórias e também o de fazer algo por ela”, completa.

Foto: divulgação

Mosela

O episódio dedicado à Mosela mergulha na presença germânica que marca a história do bairro, explorando também sua cultura, comércio, gastronomia e memórias afetivas.

“Fomos muito bem recebidos pelos moradores, que demonstraram grande entusiasmo em eternizar as lembranças do bairro. Participar dessa imersão foi uma experiência gratificante e enriquecedora para toda a equipe. Tenho certeza de que o resultado vai emocionar com histórias de família, afeto, empreendedorismo e amor por Petrópolis”, afirma Carolina Freitas.

Foto: divulgação

Participam do episódio

▪ Prof. Joaquim Eloy (historiador)

▪ Janine Meirelles (ex-aluna e ex-professora da Escola São Judas Tadeu)

▪ Carlos (membro da diretoria do Clube Serrano)

▪ Eunice Meyer (costureira de trajes da Bauernfest)

▪ Lilia Maria Flores Ambrósio (moradora e participante da Bauernfest há mais de 30 anos)

▪ Guaraci de Oliveira e Silva (colecionador e fundador da Gallery 275)

▪ Helga e Alfredo (proprietárias da Helgas Brot)

▪ Laura Fontoura (proprietária do restaurante Ponto BR)

▪ Antonio Carlos Rempto (proprietário do bar Amigos do Barata)

▪ João Fialho (proprietário do restaurante Adega do Mineiro)

▪ Pedro Troyak (morador e produtor de cerveja)

▪ Marcia Dias de Carvalho Vidal  e Eneé Gehren Dias de Carvalho (moradoras)

Foto: divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir