Banco de Sangue de Petrópolis tem déficit de 75% e convoca população a doar
Necessidade maior é de sangue O negativo. Doações são feitas no GSH Banco de Sangue Santa Teresa
O GSH Banco de Sangue Santa Teresa emitiu um novo e urgente apelo à população: os estoques continuam extremamente baixos. A instituição está operando com uma média diária de apenas 13 a 20 doadores, quando o ideal seria 50. A situação é crítica e pode comprometer seriamente os atendimentos hospitalares e a recuperação de pacientes que dependem de transfusões.
Foto: arquivo Sou Petrópolis
Queda nas doações
Os estoques estão 75% abaixo do nível ideal, com maior necessidade do tipo O negativo, mas todos os grupos são essenciais neste momento.
“Estamos na reta final do mês e nossos estoques seguem em nível crítico. A situação é bem preocupante e pode levar ao comprometimento de procedimentos que dependem dos hemocomponentes. Precisamos urgentemente do engajamento da população para reverter esse cenário”, alerta Marcela Zilves Colonese, enfermeira coordenadora do GSH Banco de Sangue Santa Teresa.
Motivos que afetam as doações
Neste período de férias escolares, historicamente, há uma queda nas doações, pois muitos doadores viajam e deixam a doação para depois. Esse comportamento, somado ao frio e ao aumento de doenças respiratórias, contribui diretamente para o esvaziamento dos estoques sanguíneos.
Foto: reprodução
Veja os pré-requisitos para doação de sangue
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
- Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
- Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
- Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Onde doar?
O GSH Banco de Sangue Santa Teresa funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco. Para facilitar o acesso, a unidade disponibiliza transporte gratuito para grupos de 4 ou 15 pessoas, que deve ser acionado pelo WhatsApp: (24) 99269-4355.
A instituição lembra que doar sangue é rápido, seguro e fundamental, especialmente nesta época do ano. A solidariedade não pode entrar em recesso, cada doação pode salvar até quatro vidas.
Foto: divulgação arquivo
Veja também:
