Veja as tendências da moda outono-inverno que estão nas vitrines da Rua Teresa, em Petrópolis
Estilo, conforto e nostalgia marcam as tendências das estações. Confira das dicas da consultora de moda Elaine Vieira
Com a chegada das estações mais frias do ano, o mundo da moda se reinventa mais uma vez. Em 2025, as tendências outono/inverno resgatam elementos nostálgicos com uma abordagem contemporânea, valorizando sobreposições, tecidos aconchegantes e uma cartela de cores profunda e elegante. Ditada pela moda mundial, inspirações de peças podem ser encontradas no maior polo de moda da cidade, a Rua Teresa.
Foto: Sou Petrópolis
Paleta de cores nos tons intensos e terrosos
Elaine Vieira, consultora de moda e estilo, destaca que as cores que protagonizam os looks da estação vêm nas sensações de acolhimento e força.
“Tons como vermelho cereja e bordô garantem um toque vibrante às produções, aparecendo com destaque em casacos, vestidos e acessórios. Os clássicos terrosos – como marrom, caramelo e ferrugem – permanecem como base neutra e versátil, perfeitos para combinações elegantes. Já para quem prefere tons mais profundos, o verde musgo e o azul petróleo surgem como apostas certeiras. Ideais para peças-chave como blazers e trench coats, essas cores transmitem sobriedade sem abrir mão da sofisticação”.
Estilos entre o clássico e o criativo
De acordo com a consultora, a temporada também é marcada por contrastes visuais que transitam entre o minimalismo e o exagero fashionista.
“A alfaiataria surge repaginada, com cortes desestruturados em blazers oversized, calças retas e camisas com detalhes contemporâneos – uma evolução moderna do estilo ‘officecore'”.
Outro destaque é a influência do romantismo. Golas altas, mangas bufantes e rendas delicadas trazem um ar dramático e refinado, ideal para quem aposta em produções femininas e expressivas. E para as mais ousadas, o maximalismo reina absoluto.
“Para quem gosta a dica é misturar estampas, texturas e volumes, dando personalidade e criatividade ao visual”, diz Elaine.
Fotos: Sou Petrópolis
Tecidos e texturas do artesanal ao urbano
O artesanal e o urbano se destacam nas estações. Tricôs e crochês artesanais ganham força, com suéteres e cardigãs oversize que misturam conforto com estilo retrô.
“Ao mesmo tempo, tecidos como couro ecológico e pelúcia sintética garantem a pegada urbana chic da temporada, aparecendo em saias midi, casacos estruturados e até acessórios”, explica a consultora.
Estampas e detalhes do clássicos revisitados
Dentre as estampas que se mantêm no topo, o animal print segue forte – especialmente em padrões de oncinha, zebra e cobra.
“A padronagem dá vida a peças-chave, como casacos, calças e saias, garantindo um visual marcante. O xadrez, como de praxe nas temporadas frias, retorna com força total, mas desta vez com novas interpretações do tradicional tartan ao xadrez em versões coloridas e modernas”.
Calçados e acessórios aliados ao conforto e estilo
Nos pés, o conforto dita a tendência. As sapatilhas, repaginadas com verniz, aplicações e estampas modernas, voltam a ser queridinhas do dia a dia. Já para os dias mais frios, as botas slouch.
“Com cano mais largo e caimento despojado, os calçados se destacam como peças curingas, ideais para produções elegantes sem abrir mão do aconchego”.
Foto: Sou Petrópolis
Petrópolis: cenário ideal para viver a moda da estação
Com temperaturas amenas e charme europeu, a consultora diz que Petrópolis é o palco perfeito para explorar todas essas tendências.
“A combinação entre funcionalidade e estética, tão valorizada nesta temporada, conversa diretamente com o estilo da cidade. Além de termos a Rua Teresa que traz nas vitrines das lojas referências que estão ditando a moda da estação.
Horário de funcionamento
- Segunda-Feira: 14h às 19h
- Terça-Feira a sábado: 9h às 19h
- Domingos e feriados: conferir a lista de lojas abertas no Instagram @ruateresaoficial
Mais informações: @ruateresaoficial
Fotos: Divulgação
Veja também:
