Conheça o fotógrafo voluntário que vem registrando os momentos de turistas e petropolitanos na Catedral
Rodrigo de Lima Souza atua como fotógrafo mobille e drone humano num dos pontos turísticos mais visitados da cidade
Você já visitou a Catedral São Pedro de Alcântara em busca daquela foto perfeita e se frustrou por não encontrar o ângulo certo? Provavelmente é porque não encontrou o fotógrafo voluntário que ajuda turistas e petropolitanos a registrarem seus melhores momentos por lá. Trata-se de Rodrigo de Lima Souza, o “fotógrafo da Catedral”, que você conhece melhor a seguir.
Fotos: Divulgação
Por seis anos, o petropolitano trabalhava como vendedor da Só Empadas pelas ruas da cidade e, sempre que passava pela Catedral, via que muitas pessoas tinham dificuldade de fazer boas fotos.
Foi então que surgiu a ideia “por que não me profissionalizo e os ajudo?”. Foi assim que, há três anos, Rodrigo começou a estudar sobre fotografia com celulares e atua no local como fotógrafo mobile.
“Abordo os visitantes dando as boas-vindas à Catedral e me anuncio como fotógrafo voluntário, mostrando alguns dos meus registros feitos por lá. A maioria fica encantada, entende como funciona a dinâmica e aceita participar”, explica.
Fotógrafo e drone humano
Rodrigo tira desde as fotos mais tradicionais no ponto turístico até vídeos de drone humano, tudo pelo próprio celular dos visitantes.
“Gosto muito de registrar tudo pelo aparelho das pessoas, que se impressionam com o poder das câmeras dos seus celulares. A maioria descobre que, na verdade, só não sabem usar todas as funções do aparelho”, afirma.
Fotos: Divulgação
Profissão dos sonhos
Em média, são mais de 30 pessoas atendidas diariamente e, em períodos de muito movimento, quase 100. Dentre eles, visitantes de todo o Brasil e até de outros países.
“É bem legal ver toda essa diversidade de gente. Acabei me identificando muito com esse trabalho a ponto de sentir um prazer indescritível em fazê-lo, como se estivesse de férias todos os dias mas, claro, sem deixar o profissional de lado. Fiz ótimas amizades com os guias da cidade que têm como ponto fixo de abordagem a Catedral, além de ambulantes e do Sr. Pedro, do trailer de moedas antigas”,
Para ele, fotografar é uma arte de muita responsabilidade, pois é ela que registra momentos únicos de pessoas, famílias e casais. “Muitas pessoas que me conhecem até comentam que poderia ter um de mim em cada ponto turístico da cidade pra ajudá-las. Eu até gostaria, mas a Catedral já me dá muito trabalho”, brinca.
Fotos: Divulgação
Fotógrafo de eventos
Vale ressaltar que o serviço feito na Catedral é gratuito, mas o petropolitano deixa a critério de quem quiser contribuir com qualquer valor. O objetivo principal é mostrar seu trabalho na prática e fechar a cobertura de eventos futuros com os mesmos.
“Estou há pouco tempo nessa área, mas já fiz alguns ensaios fotográficos, casamentos no cartório da Koeler e na Catedral, aniversários e formaturas. Em maio, farei meu primeiro aniversário de uma menina de 15 anos, com direito ao pré-ensaio e à festa. Aos poucos, os petropolitanos estão me conhecendo e me contratando”, finaliza.
Fotos: Divulgação
Quem quiser contratá-lo, pode entrar em contato pelo WhatsApp (24) 99228-5851 ou pelo Instagram @lima.mobille.
Veja também:
