6 museus gratuitos para fazer um passeio bate e volta no Rio de Janeiro
Museu do Amanhã, Museu de Arte, Museu da Cultura Afro e muito mais!
Petrópolis é nacionalmente reconhecida por seus museus, mas outra cidade que oferece uma diversidade de opções para quem deseja se conectar com arte, cultura, memória e história é o Rio de Janeiro. E o melhor, sem pagar nada! Isso mesmo, a Prefeitura do Rio promove visitação gratuita aos museus da Capital. E nós listamos as melhores opções para fazer um bate e volta. Confira!
1. Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã oferece uma jornada de exploração dos próximos 50 anos, guiada por perguntas fundamentais que a humanidade sempre se fez: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? E, o mais importante, como queremos ir?
Guiado pelos princípios da Sustentabilidade e da Convivência, o Museu inspira novas perspectivas, promove inovação, divulga os avanços da ciência e compartilha os sinais vitais do planeta. Lá, o conhecimento é a chave para transformar o jeito de pensar e agir, para construir o futuro que desejamos.
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro
Funcionamento: quinta a terça, das 10h às 17h
Mais informações: @museudoamanha ou no site
Entrada gratuita somente às terças-feiras
Foto: Reprodução Blog Let’s Atlantica
2. Museu do Pontal
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo é resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque e é composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.
Em outubro de 2021, o Museu inaugurou uma nova sede na Barra da Tijuca, com 14 mil m², dos quais 10 mil são de área verde, área para piquenique e vista aberta para parte do conjunto de montanhas conhecido como Gigante Adormecido, que vai da Pedra da Gávea ao Pão de Açúcar.
Endereço: Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300 – Barra da Tijuca, ao lado do condomínio Alphaville.
Funcionamento: de quinta a domingo, das 10h às 18h
Contato: (21) 2490-2429
Mais informações: @museudopontal ou no site
Entrada gratuita todos os dias
Foto: Rogério von Krüger/Mapa Fotografia
3. Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)
Vizinho ao Cais do Valongo, na Gamboa, o espaço é um dos 15 pontos de memória que compõem a Pequena África, na Região Portuária, e fica localizado no Centro Cultural José Bonifácio.
Em sua visita, será possível conferir algumas das obras do acervo, que guarda aproximadamente 2,5 mil itens entre pinturas, esculturas e fotografias, além de trabalhos de artistas plásticos contemporâneos, que dialogam com o espaço.
Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h
Contato: (21) 2233-7754
Mais informações: @muhcab.rio
Entrada gratuita todos os dias
Foto: Reprodução Visite Museus
4. Museu de Arte do Rio
Inaugurado em 2013, o Museu de Arte do Rio, MAR, promove uma leitura transversal da história da cidade. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito local e nacional.
O MAR está localizado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos interligados por uma ponte sob uma bela laje sustentada por pilotis: o palacete Dom João VI, tombado e eclético, que abriga as salas de exposição e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário – onde a Escola do Olhar está instalada.
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro
Funcionamento: quinta a terça, das 11h às 17h
Contato: (21) 3031-2741
Mais informações: @museudeartedorio ou no site
Entrada gratuita somente às terças-feiras
Foto: Thales Leite/Prefeitura do Rio
5. Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro (MHC)
Localizado em um palacete no Parque da Gávea, o MHC foi inaugurado em 1934, mas a ideia de um museu sobre o Rio surgiu nos anos iniciais da República. Com um acervo de cerca de 24 mil peças, entre gravuras, litogravuras, aquarelas e objetos variados, o espaço retrata a evolução da Cidade Maravilhosa desde a sua fundação.
O prédio onde está instalado, com vista panorâmica da zona sul, foi erguido no século XIX e pertenceu ao Marquês de São Vicente e ao Conde de Santa Marinha.
Endereço: Estrada Santa Marinha, S/N – Gávea
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h
Mais informações: @mhc.rio ou no site
Entrada gratuita todos os dias
Foto: Beth Santos/Prefeitura
6. Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz
O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz, foi criado em 1995. Constituindo-se enquanto um Museu de Território, tem por missão primordial a preservação e valorização do patrimônio cultural e natural do bairro de Santa Cruz.
Este museu traduz o conceito de patrimônio entendido na pluralidade e integralidade das relações humanas com o real. Desde sua criação, desenvolve ações compartilhadas de preservação, comunicação, documentação, pesquisa e educação, buscando o diálogo e a participação comunitária na definição de questões patrimoniais adequadas à região e ao seu desenvolvimento.
Endereço: Rua Doze, 1 – Santa Cruz
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h
Contato: (21) 2976-2548
Mais informações: @ecomuseusantacruz ou no site
Entrada gratuita todos os dias
Foto: @guarimdelorena
Veja também:
