Cerca de 36 mil alunos da rede municipal voltam às aulas nesta quarta em Petrópolis
Prefeitura diz que as mais de 190 unidades de ensino estão preparadas para receber os estudantes e que reforçou o transporte e o trânsito
A Prefeitura de Petrópolis inicia o ano letivo de 2025 nesta quarta-feira (5), com o retorno de mais de 36 mil alunos às 191 unidades de ensino da rede municipal, incluindo 80 Centros de Educação Infantil (CEIs). A Secretaria de Educação preparou as escolas para acolher estudantes e famílias nesse período inicial.
Foto Divulgação PMP
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e a Guarda Civil implementaram um esquema especial para garantir fluidez no trânsito e reforço no transporte público.
Nos primeiros três dias, as equipes gestoras terão flexibilidade para organizar o funcionamento das unidades escolares. Os funcionários contratados, incluindo RPAs e terceirizados, já iniciam suas atividades. O acolhimento das famílias será prioridade.
Reforço na mobilidade urbana
A CPTrans organizou um plano de ação para o transporte público, considerando o retorno às atividades escolares. Linhas que estavam suspensas durante o recesso retomam a operação, enquanto outras voltam a circular com grade horária normal. Algumas das linhas que terão reforço na operação incluem:
- Cidade das Hortênsias: 300 – Terminal Corrêas via Quissamã, 301 – Loteamento Samambaia via Rua G, 330 – Terminal Corrêas via Pedro Elmer
- Cidade Real: 100 – Terminal Bingen, 104 – Vila Militar, 110 – Duarte da Silveira
- TURP: 600 – Terminal Corrêas, 610 – Araras, 704 – Madame Machado
A Guarda Civil também estará mobilizada para atuar nos principais pontos de retenção. O controle de carga e descarga foi ajustado para evitar bloqueios viários, e agentes reforçarão a fiscalização em cruzamentos estratégicos, como a Rua Marechal Carmona, no Centro.
O combate à formação de filas duplas será intensificado, especialmente em áreas de grande circulação, como a Marechal Deodoro. Três viaturas permanecerão em pontos fixos para monitoramento e intervenção imediata.
Veja também:
![](https://soupetropolis.com/wp-content/uploads/2017/11/sou-petropolis-logo.png)