Cabeleireira petropolitana especializada em cabelos crespos resgata autoestima de pessoas negras
Em seu salão, Beatriz Cortácio oferece, além dos cuidados com o cabelo, serviços de manicure, pedicure, nail design, design de sobrancelhas, maquiagem especializada em pele negra e produção de noivas e madrinhas.
O cabelo crespo é, para além da estética, um artifício de autoestima e identidade para mulheres e homens negros que, por anos, escondiam suas raízes em busca de madeixas mais lisas. Com o tempo, a transição capilar se popularizou e as características originais dos fios passaram a ser mais valorizadas. Para ajudar ainda mais pessoas a se reencontrarem, a cabeleireira petropolitana Beatriz Cortacio se especializou em cabelos crespos, cacheados e ondulados.
Foto: Divulgação
Em seu salão localizado no Centro Histórico, a profissional formou uma equipe com outras 5 mulheres e oferece, além dos cuidados com o cabelo, serviços de manicure, pedicure, nail design, design de sobrancelhas, maquiagem especializada em pele negra e produção de noivas e madrinhas.
“O que eu vivo hoje no dia a dia com os meus clientes não tem a ver apenas com cabelo, mas sim com resgate de identidade”, afirma.
Foto: Divulgação
Especialização
Nascida e criada na comunidade São Francisco de Assis, em Petrópolis, foi aos 12 anos que, com uma maleta rosa de esmaltes, Beatriz decidiu seguir pelo ramo da beleza. Com o passar dos anos, realizou o sonho de se tornar cabeleireira e colorista, profissões que exerce há 9 anos.
A especialização, porém, veio há cerca de 4 anos, quando, ao passar pela transição capilar, percebeu uma carência de profissionais que a orientassem sobre esse processo em Petrópolis.
Foi assim que, a partir de uma necessidade pessoal, a petropolitana começou a estudar técnicas voltadas para cabelos com curvatura. Sua experiência própria com a transição a aproximou ainda mais das clientes.
Foto: Divulgação
“Trouxe um atendimento personalizado para mulheres, homens e crianças que precisam de um lugar para cuidar das suas madeixas. Hoje, meu espaço oferece um trabalho de qualidade, onde eu e minha equipe ajudamos as pessoas a se sentirem belas do jeitinho que elas são. Sem se preocupar com padrões impostos pela sociedade”, comenta.
Padrões
A especialista ressalta ainda que, para além de sair do padrão do liso perfeito para o cacheado perfeito, é importante que as pessoas aceitem seus cabelos naturais, da forma que eles são.
“Sinto que as pessoas acham lindo o cabelo cacheado, mas ainda rejeitam o crespo, como se não fosse belo. Quero levantar a beleza do cabelo em si, independente de ser liso, cacheado, ondulado ou crespo”, aponta.
Foto: Divulgação
Educação
Além de cabeleireira, Beatriz atua também como educadora. Formada pela Federação Brasileira de Cabeleireiros, a petropolitana ministra cursos no Circuito da Beleza e busca ensinar profissionais que queiram expandir seus conhecimentos, para que existam cada vez mais trabalhadores qualificados a atender cabelos com curvatura.
Espaço
Atualmente, Beatriz Cortácio e sua equipe atendem no Prédio do CDL, na Rua Irmãos D’Angelo, 48, 2° andar, 203. A escolha deste espaço tem, também, muito significado.
“Cheguei a ouvir que não podia trabalhar com cabelo crespo em determinados prédios, como se existisse um limite de até onde a pessoa preta pudesse frequentar. Foi aí que eu identifiquei a importância de fazer com que essas pessoas se sentissem representadas”, finaliza.
Foto: Divulgação
O trabalho de Beatriz pode ser acompanhado pelos perfis do Instagram @bc_beautyatelie e @beatrizcortacio. Os agendamentos devem ser feitos pelo WhatsApp (24) 98817-2172.
Veja também:
- Agência petropolitana organiza excursões com destino a Parque de Dinossauros em Miguel Pereira
- Comunidade petropolitana se une para ajudar os povos Yanomami; saiba como doar
- Agenda da semana: Festival Sesc Verão, feira de brechós, shows e muito mais em Petrópolis