Morador de Petrópolis, professor e pesquisador representará o Brasil em série de conferências em Israel
Na ocasião, será explorada a viagem de D. Pedro II à Terra Santa no século XIX
Entre os dias 4 e 20 de dezembro, Israel sedia uma série de conferências que serão conduzidas pelo Prof. Dr. Leandro Garcia Rodrigues a respeito da viagem feita por D. Pedro II à Terra Santa em 1876. Morador de Petrópolis e atual presidente da Academia Petropolitana de Letras, ele irá representar o Brasil no evento. Durante o mesmo período, o professor fará pesquisas de campo em arquivos locais do país que irão complementar seu estudo sobre a viagem realizada pelo Imperador no século XIX ao Oriente Médio.
Foto: Arquivo pessoal Leandro Garcia Rodrigues
Membro do Departamento de Difusão Cultural do Ministério de Relações Exteriores, Leandro é um dos três representantes da Literatura Brasileira no exterior. Parte do corpo docente da Faculdade de Letras da UFMG, ele conta que já foi designado a missões culturais em outros países, como na França, Itália, Portugal, Espanha, Cabo Verde e Inglaterra, e que, desta vez, será recebido pela Universidade Hebraica, em Jerusalém, para cinco conferências direcionadas ao curso de Doutorado de Latino-Americanos da instituição.
Foto: Arquivo pessoal Leandro Garcia Rodrigues
Ao longo do evento, o professor, que é também Doutor e Pós-doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio, além de Pós-doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, irá abordar temas relativos aos 200 anos da Independência do Brasil e ao universo envolvendo a viagem de D. Pedro II à Terra Santa junto da comitiva brasileira em 1876. “Ele era um profundo conhecedor e estudioso da cultura hebraica; falava e traduzia maravilhosamente bem. Na viagem à Terra Santa, ele vai conhecer os locais citados nos textos bíblicos”, explica.
Iniciado por Leandro nos arquivos do Museu Imperial, em Petrópolis, o estudo sobre a longa viagem realizada pelo imperador ao Oriente Médio, em breve ganhará novos capítulos a partir de uma pesquisa de campo nos arquivos israelenses em Jerusalém e Tel Aviv. “Vou procurar por documentações da passagem dele por lá, por registros na imprensa local. As viagens de Pedro II chamam atenção porque foram importantíssimas no sentido de divulgar o Brasil. Eram viagens para divulgar e estreitar laços no Brasil em Israel e é o que eu farei agora”, conclui.
Veja também:
- Natal Imperial é oficialmente aberto; confira a programação que começa na próxima quarta
- Inscrições para concurso público da COMDEP estão abertas; são 500 vagas para início imediato
- Novidade no Cine Bauhaus: cinema abre as portas para confraternizações, aniversários e workshops
- Conheça o MulherAda: projeto estimula a participação de mulheres na Ciência e Tecnologia em Petrópolis