Connect with us

Entenda os perigos e saiba como denunciar quem solta fogos com ruído em Petrópolis

Cidade

Entenda os perigos e saiba como denunciar quem solta fogos com ruído em Petrópolis

Prática afeta principalmente os animais; projeto contra a comercialização dos artefatos já foi aprovada na Câmara

Com a Copa do Mundo chegando e a estreia do Brasil marcada para a próxima quinta-feira (24), uma preocupação voltou a ser assunto: os fogos de artifício. Podendo alcançar de 150 a 175 decibéis, a prática afeta principalmente os animais, além de causar perturbação pública e incômodos em áreas próximas a hospitais e lares de idosos.

Foto Reprodução

Além desses grupos, pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista também podem ser bastante afetadas.

Como denunciar?

A soltura ilegal de fogos de artifício com ruídos pode ser denunciada na cidade e recomenda-se que seja feita ao Setor de Fiscalização de Postura, entrando em contato pelos números (24) 2246-9043 e (24) 2246-9042.

A Sou questionou o governo municipal, que afirmou ter reforçado as orientações aos estabelecimentos como pousadas e hotéis em relação às proibições.

Foto: Reprodução de internet

Projeto de Lei aprovado pela Câmara

A Câmara Municipal aprovou, no último dia 3, um Projeto de Lei de autoria do vereador Domingos Protetor, em parceria com a vereadora Gilda Beatriz e o vereador Hingo Hammes, que altera a ementa da Lei Municipal nº 7.956, de 09 de março de 2020, passando a proibir, também, o comércio de fogos de estampido e de artifício, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em Petrópolis.

“O estampido dos fogos de artifício causam sérios problemas a alguns animais. No caso das aves, faz com que, devido ao susto, elas voem em qualquer direção, fugindo de seus ninhos e se chocando contra paredes e vidraças. Os cães, por exemplo, sofrem com danos ao tímpano e até mesmo convulsões e desmaios. A sensação de estresse e medo gerada é enorme, causando sérios danos à saúde”, relata Domingos.

Foto: Divulgação

Apesar disso, o PL ainda não foi aprovado pelo poder executivo municipal e não tem previsão para que aconteça. Ou seja, sem regulamentação, os comerciantes continuam podendo vender fogos com ruído sem que haja qualquer fiscalização por parte do poder público.

Riscos para os animais

No fim de semana das eleições, a queima de fogos voltou a causar transtornos na cidade. O uso dos explosivos resultou, mais uma vez, em casos de animais que fugiram ou passaram mal devido ao barulho provocado pelos fogos. Nas redes sociais, já são dezenas de pedidos de ajuda para localizar cães desaparecidos. Animais de estimação idosos, cegos, feridos e debilitados fugiram devido ao medo.

Pedido de ajuda para encontrar cães que fugiram no fim de semana do segundo turno das eleições. Foto: reprodução/Redes Sociais

Como proteger os animais contra ruídos altos

Além de fogos barulhentos, há outros ruídos que provocam medo nos animais, e que são comuns nesse período: as trovoadas de verão. Segundo a médica veterinária Priscila Mesiano, da Clínica Amigo Bicho, em Petrópolis, os bichos possuem capacidade auditiva muito superior à nossa. Por isso, sentem tanto incômodo com artefatos utilizados nas celebrações. “Cães, gatos e até silvestres sofrem com o problema, mas enquanto gatos ficam quietinhos, cachorros começam a tremer, ficam nervosos e procuram um lugar para se esconder”, avalia.

Confira aqui as dicas da veterinária Priscila Mesiano, da Clínica Amigo Bicho, de Petrópolis, sobre como proteger os animais do barulho dos fogos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir