Connect with us

Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que proíbe a comercialização de fogos de artifício com ruídos

Cidade

Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que proíbe a comercialização de fogos de artifício com ruídos

Lei sansocionada já proibia a soltura de fogos barulhentos e, agora, passará a impedir que eles sejam vendidos

A Câmara Municipal aprovou, na tarde desta quinta-feira (3), um Projeto de Lei de autoria do vereador
Domingos Protetor, em parceria com a vereadora Gilda Beatriz e o vereador Hingo Hammes, que altera a ementa da Lei Municipal nº 7.956, de 09 de março de 2020, passando a proibir, também, o comércio de fogos de estampido e de artifício, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em Petrópolis.

“O estampido dos fogos de artifício causam sérios problemas a alguns animais. No caso das aves, faz com que, devido ao susto, elas voem em qualquer direção, fugindo de seus ninhos e chocando-se contra paredes e vidraças. Os cães, por exemplo, sofrem com danos ao tímpano e até mesmo convulsões e desmaios. A sensação de estresse e medo gerada é enorme, causando sérios danos à saúde”, relata Domingos Protetor.

Cachorros nas ruas de Petrópolis – Foto: Bruno Soares

Transtornos

O texto aprovado descreve que os ruídos dos fogos podem alcançar de 150 a 175 decibéis, contudo, o limite suportado pelo ser humano encontra-se entre 120 decibéis, gerando desconforto, e 140 decibéis, considerado o limiar da dor. Por conta disso, também causa transtornos para crianças, idosos e pessoas com deficiência.

A vereadora Gilda Beatriz comenta que o som dos fogos também pode sobrecarregar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A soltura de fogos causa diversas informações no ambiente, além do som, que gera uma reação traumática, pode provocar desconforto e comportamentos repetitivos ou agressivos”, lamenta.

Foto: Divulgação

“Acredito que esta lei irá ajudar muito no controle dentro do nosso município, pois, não tendo onde comprar, não será possível soltar. Inclusive, se o artifício for trazido de fora da cidade, também é considerado crime. Precisamos visar ações mais modernas, sem poluição sonora, como já se vê em outros países, e sem poluição ambiental. Fogos com estampidos só fazem mal às pessoas e aos animais”, finaliza Domingos Protetor.

A proposta segue, agora, para análise do Poder Executivo.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir