Connect with us

Mineiro faz expedição fotográfica a pé de Minas ao Rio de Janeiro com passagem por Petrópolis

Cidade

Mineiro faz expedição fotográfica a pé de Minas ao Rio de Janeiro com passagem por Petrópolis

Projeto tem como inspiração a obra ”Doze Horas em Diligência – Guia do Viajante de Petrópolis a Juiz de Fora”, lançada em 1872

Com o objetivo de redescobrir, por meio da fotografia e videografia, a Estrada União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do Brasil, que liga os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o fotógrafo, mochileiro e poeta mineiro, Thiago Wierman, se prepara para viver mais uma aventura: percorrer, e registrar a pé, durante doze dias, os sete municípios do percurso.

O projeto denominado “No Caminho de Klumb” tem como inspiração a obra ”Doze Horas em Diligência – Guia do Viajante de Petrópolis a Juiz de Fora”, lançada em 1872 pelo franco-germânico Revert Henry Klumb, um dos primeiros fotógrafos estrangeiros a se estabelecer no Brasil, tendo sido nomeado fotógrafo da Casa Imperial, em 1861.

Foto: Divulgação

A obra de Klumb é o primeiro livro de fotografia inteiramente litografado e produzido no Brasil e traz importantes registros fotográficos e descritivos sobre a Estrada União e Indústria, desde a inauguração da rodovia, que representou um marco na modernização da engenharia.

Durante doze dias, percorrendo, em média, diariamente, 13km, o fotógrafo Thiago Wierman se propõe a fazer uma releitura dos relevantes registros de Klumb, redescobrindo o trajeto no sentido inverso, de Juiz de Fora a Petrópolis, através das mudanças sofridas até a presente data.

A expedição está prevista para iniciar no dia 23 de agosto e começou a ser pensada, ainda, em 2019, quando Thiago Wierman teve o primeiro contato com a obra centenária do fotógrafo. “Eu estava pesquisando sobre o Caminho Novo da Estrada Real e a origem da cidade de Juiz de Fora e me deparei com o livro de Klumb, achei muito curioso o registro daquele fotógrafo sobre a Estrada União e Indústria e me veio a ideia de refazer o percurso a pé”, destacou o fotógrafo mineiro.

Foto: Divulgação

O projeto “No Caminho de Klumb” visa resgatar a memória da Estrada União e Indústria e sua importância para o desenvolvimento econômico e industrial da cidade de Juiz de Fora, da região e do país no Século XVIII, e tem como propósito atrair o interesse do público de todas as idades, podendo servir como um instrumento de apoio educacional e uma ferramenta de resgate histórico e cultural.

Como resultado do projeto, Thiago Wierman pretende montar uma exposição fotográfica e lançar um vídeo documentário com os registros da jornada, incluindo depoimentos dos moradores da região. Outro objetivo do fotógrafo é a publicação de um livro em formato interativo, unindo história, turismo e arte, para o qual pretende concorrer a editais de incentivo à cultura e buscar patrocínios de empresas e instituições.

Sobre o fotógrafo Thiago Wierman

Natural de Santos Dumont, MG, o fotógrafo, poeta e mochileiro Thiago Wierman graduou-se em Tecnologia da Informação e em 2017, despertou para a fotografia, sua paixão profissional.

Com a mochila nas costas e uma câmera na mão, abriu-se para o mundo, passando a registrar e contar, por meio de fotos e poesia, as histórias que segue vivenciando pelo caminho, tanto no Brasil, quanto no exterior.

Thiago é especialista em manipulação digital de fotografias para fins artísticos e patrimoniais, atuando também com fotografia de viagem e documental para órgãos públicos e instituições privadas e beneficentes, ministrando workshops e palestras sobre o tema.

Nos anos 2018 e 2019 realizou, nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, três exposições fotográficas interativas sobre a vida e obra do inventor e aviador Alberto Santos Dumont, seu conterrâneo.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir