Connect with us

Petropolitanos e turistas começam a visitar torre e galeria da Catedral de Petrópolis

Cidade

Petropolitanos e turistas começam a visitar torre e galeria da Catedral de Petrópolis

Visitas começaram após a revitalização da igreja

Cartão postal da cidade, a Catedral de São Pedro de Alcântara passou por uma revitalização nos últimos meses. Após as obras, a torre e a Galeria Princesa Isabel foram abertas para visitação.

A Galeria Princesa Isabel, na Catedral de Petrópolis, está aberta desde o dia 7 de agosto, quando recebeu a visita de 90 pessoas, sendo que o primeiro grupo entrou às 13h.

Foto: Divulgação

“Visitar a Catedral é se sentir acolhido em Petrópolis e fazer este passeio é emocionante. Tive que segurar as lágrimas, pois sou apaixonado pela cidade”, afirmou Marcos Augusto de Santa Cruz, Noroeste do Rio de Janeiro.

Marcos Augusto ressaltou ainda o fato de que, boa parte da história do Brasil tem relação com a cidade e este é um dos motivos que gosta de visitar.

Katia Maria Ribeiro disse que chegar na Catedral e poder visitar a galeria, passando pelas varandas e pela passarela, localizada sobre as cúpulas e abaixo do telhado foi uma grande graça.

“Vim sem saber se poderia ou não visitar. Quando cheguei me disseram que poderia comprar o ingresso, tomei isto como uma grande graça. E não tenho como dizer o que é melhor, pois toda visita é muito bonita”, afirmou Kátia, que mora no Rio, mas está sempre em Petrópolis.

Reforma é presente para o Brasil

De acordo com Kátia, a reforma e a possibilidade de fazer a visita à galeria, à passarela e às varandas é um grande presente para o Rio e para o Brasil. Para ela a visita é mais que conhecer a beleza arquitetônica e artística é uma aula de história.

Foto: Divulgação

Entre os primeiros visitantes estava Nilceia Langames e seu filho Gabriel, mineiros que moram em Petrópolis há pouco mais de um ano. Ambos afirmaram serem apaixonados por Petrópolis e pela Catedral. Nilceia contou que o filho na véspera da visita pegou livros e estava pesquisando sobre como a Catedral tinha sido construída.

“Ver a Catedral é sempre um aprendizado, mas hoje foi muito especial, pois conhecemos uma parte da igreja que não conhecíamos e foi lindo”, afirmou Nilceia.

Vista indescritível da cidade

Durante o passeio, os visitantes têm acesso ao interior da igreja, acessando as varandas, permitindo uma visão do alto da cidade.

Os visitantes terão acesso pela escada e as pessoas com alguma dificuldade de mobilidade, poderão acessar o andar onde se encontra o órgão, pelo elevador.

Neste andar, por meio de dois totens, as pessoas terão acesso a história da Catedral e a câmeras que mostram toda parte superior da igreja.

Quem subir, além da experiência da escada em caracol, terá acesso à passarela, fazendo um passeio sobre as cúpulas da Catedral, olhando o telhado e projetores contando toda a história da igreja, desde a sua fundação até os dias atuais.

Holograma é novidade

Outra experiência será o holograma, que dá uma visão completa da Catedral. No andar, antes da torre dos sinos, uma exposição com obras sacras e outros materiais, leva o visitante a um passeio pela história. Entre os vários objetivos está a pá de pedreiro, usada pelo Imperador Dom Pedro II no lançamento da pedra fundamental da Catedral.

Pra anotar aí:

Visitação

terça a sábado: das 9h às 17h

Domingo:  de 13h às 17h

Ingresso:  R$15,00

Informações pelo telefone: (24) 2242-4300

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir