Petrópolis aguarda nota técnica para iniciar aplicação de 2ª dose de reforço contra Covid-19 em idosos a partir de 80 anos
Intervalo deverá ser de quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. Em Petrópolis, Secretaria de Saúde diz que ainda não foi comunicada oficialmente pelo Ministério da Saúde para iniciar imunização
O Ministério da Saúde está recomendando uma segunda dose de reforço da vacina contra Covid-19 para a população com 80 anos ou mais. A estimativa é que 4,6 milhões de brasileiros sejam imunizados.
Foto Reprodução Internet
Em Petrópolis, a Secretaria de Saúde informou que ainda não foi oficialmente notificada sobre esta recomendação e que, atualmente, apenas os imunossuprimidos estão recebendo a segunda dose de reforço.
Ao todo, Petrópolis tem 9.443 idosos com 80 anos ou mais. A Secretaria diz que: “tão logo o município receba, de forma oficial a nota técnica, abrirá a vacinação a esse público”.
Qual vacina deverá ser aplicada?
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.
O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço. O Ministério da Saúde reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Alguns estados também já informaram que têm esses imunizantes em estoque.
Diminuição da efetividade
O Ministério da Saúde afirma que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação, o que também pode ser explicado pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo.