Parque Municipal de Itaipava vai passar por reparos de infraestrutura
Objetivo da reforma é trazer soluções para problemas antigos do Parque, como melhora na dragagem do terreno e ideias criativas para tornar o espaço autossuficiente
O Parque Municipal de Itaipava vai passar por reparos de infraestrutura. O objetivo da reforma, segundo a Prefeitura, é trazer soluções para problemas antigos do Parque, como melhora na dragagem do terreno e ideias criativas para tornar o espaço autossuficiente.
Foto: Arquivo Sou Petrópolis
Neste primeiro momento, serão realizadas ações como pintura, capina, replantio de mudar, consertos de mobiliário urbano e retirada de entulho. Ao todo, 30 pessoas trabalham no local. O município informou ainda que as intervenções que vêm sendo realizadas não impedem o funcionamento do parque.
“Precisamos pensar em como ter uma equipe fixa no Parque para manter tudo sempre em ordem. E esses reparos precisam de uma fonte de recursos. Estamos buscando respaldo jurídico e administrativo para tornar as ideias possíveis”, explica Silvia Guedon, secretária da Turispetro.
Criação de Comitê Gestor
Um comitê gestor foi criado para atuar de forma intersetorial, buscando ideias e soluções para o espaço. Ele é formado por representantes de diversas secretarias, como Obras, Comdep, CPTrans e Desenvolvimento Econômico.
O Comitê decidiu por fazer um levantamento sobre as ações mais urgentes no parque. Serão realizados reparos em um dos banheiros, manutenção em geral com corte de grama e pintura, desobstruindo galerias de águas pluviais, troca de caixas d’agua e retirada de entulho.
“Organizados vamos conseguir resgatar muitos locais que estavam se deteriorando”, disse Rafael Simão, coordenador Especial de Articulação Institucional.
Foto: Divulgação PMP
Além disso, o comitê sinalizou a importância da elaboração de um regimento interno para nortear os diversos usos do espaço.
“Ter um documento oficial nos dá condições de cobrar ações dos contratantes que trazem eventos para a cidade e também garante que a exploração do espaço não cause danos e prejuízos ao município. Um local com tantas possibilidades precisa de normas para oferecer o melhor aos petropolitanos e visitantes”, enfatizou o coordenador de Articulação Institucional.
Veja também:
- Reforma da Catedral: conheça 8 novidades que farão parte do templo depois da restauração
- Palácio de Cristal tem previsão de ser reaberto em junho para a Bauernfest 2022
- Obra do Theatro Dom Pedro será retomada em fevereiro