Connect with us

10 bairros para quem quer morar próximo ao Centro de Petrópolis

Cidade

#BairrosDePetrópolis

10 bairros para quem quer morar próximo ao Centro de Petrópolis

Do Valparaíso ao Alto da Serra

Nos últimos meses a Sou Petrópolis desenvolveu uma série de reportagens com 14 guias completos sobre bairros da cidade. Com base em nossas pesquisas e, em parceria com a Fonseca Imóveis, hoje você confere 10 sugestões de regiões para quem quer morar próximo do Centro de Petrópolis. O resultado você confere a seguir!

Foto: Serra Drone

Alto da Serra

Sede da Rua Teresa – o maior polo de moda a céu aberto do Estado do Rio – o Alto da Serra dá acesso à antiga Serra Velha da Estrela e é também sede do Hiper Shopping e da Igreja Santo Antônio. Aos domingos, a região tem suas ruas tomadas pela tradicional feira da cidade. No passado, o local abrigou uma estação de trem. Motivo, inclusive, pelo qual o Morro da Oficina leva esse nome – era lá que eram feitos os reparos nas locomotivas.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: entre 4,2 e 4,5 km

Foto: Reprodução/YouTube Guilherme Rozicky

Bingen

Região de fácil acesso para quem viaja muito a trabalho ou estudo, é no Bingen que está localizada a Rodoviária de Petrópolis. Inicialmente ocupado por famílias de colonos, o bairro manteve sua essência familiar, com diferentes gerações de uma mesma família vivendo no local. É nele que ficam a Fábrica de Tecidos Werner – patrimônio da cidade com 117 anos de história – e uma série de restaurantes que fazem da região um polo gastronômico.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: entre 5,7 km e 7 km, dependendo do trajeto

Saiba mais: Como é morar no Bingen? Confira o guia completo sobre o bairro

Fotos: Reprodução/Instagram @fernandoatorvianna

Caxambu

A região do Caxambu fica bem pertinho da Avenida! Os petropolitanos costumam dizer que há o Alto e o Baixo Caxambu. No caso do baixo, são poucos os minutos que o distanciam da Universidade Católica de Petrópolis – sede Sion – e do próprio Centro. É lá que fica o Mirante Flávio Cavalcanti, que rende uma vista de 360º para todo o Centro Histórico. Saiba mais sobre a trilha clicando aqui.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: em média 4,1 km

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Duchas

A região das Duchas leva esse nome porque, no passado, o local abrigou a Casa das Duchas: o primeiro estabelecimento hidroterápico da América Latina. O trecho fica a pouquíssimos metros do Palácio de Cristal e, consequentemente, do Centro. A área também fica próxima de localidades como a Mosela, o Bingen, a Montecaseros e a Rua 13 de Maio, por exemplo.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: cerca de 2,5 km

Fotos: Reprodução/Wikimapia

Morin

Área localizada entre o Centro de Petrópolis e o Alto da Serra, o Morin teve seu passado marcado pela forte presença de complexos industriais. O bairro é composto por uma vizinhança tranquila e pela famosa trilha do Castelinho. Uma das vantagens da região é a proximidade com o comércio do Alto da Serra, a exemplo do próprio Hiper Shopping e da feira aos domingos.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: em média 4,2 km

Foto: Reprodução/Site 360 Cities

Mosela

Praticamente uma cidade à parte dentro de Petrópolis, a Mosela é um dos trechos que mais cativam em Petrópolis! Com todos os serviços e facilidades que você pode esperar e precisar, a região fica bem pertinho do Centro da cidade e tem em um de seus pontos fortes a segurança. O bairro conta com de tudo um pouco! De supermercados, hortifruti  e mercearias a casas de festa, padarias, autopeças, academia, loja de ração, escolas e casas de festa.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: de 4,4 km a 5,3 km, dependendo do trecho

Saiba mais: Como é morar na Mosela? Confira o guia completo sobre o bairro

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Retiro

Região que abriga o orquidário mais antigo do Brasil, o Orquidário Binot, o Retiro também dispõe de opções de atrações naturais e um comércio extremamente amplo e ativo. É nele que está sediada a famosa Pedra do Retiro, além de um dos pontos do circuito das cerejeiras. O bairro fica pertinho do Centro e também é caminho para Corrêas, Nogueira e Itaipava.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: cerca de 5,8 km

Saiba mais: Como é morar no Retiro? Confira o guia completo sobre a região

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

São Sebastião

Desmembramento da antiga Fazenda do Cortiço, o bairro tem como coração a Paróquia de São Sebastião do Indaiá e como um de seus destaques a Pedra do Cortiço – trilha que tem sido cada vez mais visitada pelos petropolitanos e que permite avisar desde o Parque Nacional da Serra dos Órgãos à Floresta da Tijuca. Uma vantagem da área é sua proximidade com outras localidades, como o Centro, o Quitandinha, a Coronel Veiga e o Alto da Serra.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: 5,7 km

Saiba mais: Como é morar no São Sebastião? Confira o guia completo sobre o bairro

Foto: Reprodução/Instagram @oswaldomedeirosimoveis

Siméria

O Siméria fica entre o São Sebastião e a Coronel Veiga, o que quer dizer que a região é super versátil. O bairro foi uma das homenagens do major Frederic Koeler a algumas das famílias de colonos que vieram a Petrópolis e que, naturalmente, eram de Simmern, na Alemanha. O local é conhecido pela prática do voo livre e por sua vista da cidade do Rio e até do réveillon da praia de Copacabana.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: aproximadamente 6 km

Foto: Reprodução/Flickr Glauber Freitas

Valparaíso

Ponto intermediário entre o Quitandinha e o Centro de Petrópolis, o Valparaíso fica a cerca de cinco minutos do coração da cidade e a uma hora do Rio. A região abria um dos principais polos gastronômicos em sua via principal, além de dois dos principais cartões-postais da cidade: o Trono de Fátima – projetado pelo mesmo arquiteto do Cristo Redentor que permite ver Petrópolis de cima, em 360º – e a Casa Stefan Zweig – onde viveu o escritor austríaco.

Distância entre o bairro e a Rua do Imperador: em média 2,7 km

Saiba mais: Como é morar no Valparaíso? Confira o guia completo sobre a região

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Para conhecer os imóveis disponíveis para venda e aluguel não apenas nessas regiões, mas em outros bairros petropolitanos, confira o site da Fonseca Imóveis. A empresa existe desde 1988 e é referência no mercado imobiliário da cidade. Ao todo, são propriedades em quase 50 regiões do município.

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio de Fonseca Imóveis
visitar Fonseca Imóveis Fonseca Imóveis no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir