Petrópolis está entre os 15 municípios do Brasil selecionados para pesquisa de cobertura vacinal do Ministério da Saúde
Cidade é o única do Estado do Rio a participar da pesquisa, realizada em parceira com a Fiocruz. Levantamento de campo com coleta de informações de moradores começa a ser feito dia 14
Petrópolis está entre os 15 municípios do Brasil – único no Estado do Rio de Janeiro – selecionados pelo Ministério da Saúde para uma pesquisa sobre cobertura vacinal. O “Inquérito de Cobertura Vacinal” tem o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e visa avaliar e estimar a cobertura vacinal de crianças nascidas nos anos de 2017 e 2018. A primeira etapa da pesquisa foi realizada no ano passado apenas nas capitais do país. Nesta nova etapa, os dados serão coletados em 15 municípios do Brasil, que têm mais de 200 mil habitantes. Entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, somente Petrópolis participa do estudo.
Foto: Reprodução internet
Os pesquisadores irão coletar informações junto a moradores de diferentes bairros sobre as vacinas BCG, hepatite B, poliomielite, pentavalente, rotavírus humano, febre amarela, meningococo conjugada C, penumococo conjugado 10 valente, influenza, hepatite A, tríplice viral, varicela e reforço para DPT e poliomielite. O levantamento será feito por meio da análise da caderneta de vacinação das crianças desde o seu nascimento até o momento da entrevista.
“Os resultados recentes da imunização contra a covid-19 são bastante evidentes e reforçam o papel importante que as vacinas têm para a saúde da população. O mesmo vale para todas as demais vacinas. Elas são fundamentais para a proteção contra doenças. Pais e responsáveis devem estar atentos à caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. Vacinar as crianças é um ato de amor”, frisa o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
A pesquisa do Ministério da Saúde sobre a vacinação terá início no dia 14 (quinta-feira), quando entrevistadores de uma empresa contratada para o levantamento estarão em diferentes bairros conversando com as famílias e coletando os dados. Os entrevistadores irão conversar com os responsáveis pela criança e fotografar a caderneta de vacinação para identificar quais as vacinas ela recebeu. A entrevista coletará os dados de 452 crianças.
“É muito importante que as pessoas recebam os pesquisadores – que estarão indo até as casas identificados – e forneçam as informações. A partir dos resultados apurados o Ministério da Saúde poderá definir novas estratégias para melhorar o acesso à vacinação das crianças em todo país e, assim, ampliar as coberturas vacinais, o que na prática significa proteger a saúde de toda população. A participação de cada um é importante para o melhor resultado deste levantamento”, destaca Aloisio Barbosa.
Os entrevistadores estarão portando crachá de identificação e usando blusa da empresa contratada para a pesquisa, além de equipamento de proteção contra a covid-19. Em caso de dúvidas, a orientação é para que o morador entre em contato com o Ministério da Saúde pelo Disque Saúde: 136. Informações também podem ser fornecidas pela empresa contratada para a realização da pesquisa, Science, pelo 0800 025 0174. Dúvidas também podem ser sanadas junto à Fiocruz, que coordena o estudo no Rio de janeiro, pelo e-mail: granado@ensp.fiocruz.br .
Veja também:
- Petrópolis bate marca de 150 mil pessoas vacinadas com a segunda dose e dose única da vacina contra Covid-19
- Idosos a partir dos 60 anos já podem se cadastrar para receber a dose de reforço contra a Covid-19 em Petrópolis
- Edição ‘Outubro Rosa’ do bazar da APPO começa nesta segunda
- Outubro Rosa: entidades de Petrópolis organizam atividades para conscientizar sobre o câncer de mama
- Chance de cura em caso de câncer de mama diagnosticado precocemente é de quase 100%, diz médico de Petrópolis