9 motivos para você aderir à coleta seletiva em Petrópolis
Iniciativa traz uma série de benefícios para o meio ambiente e ainda pode contribuir para o desenvolvimento social, gerando emprego e renda por meio da comercialização de produtos recicláveis
*Atualizado em 04/10/2022 às 14h30
Transformar o lixo gerado em casa em matéria-prima é uma das alternativas que traz uma série de benefícios para o meio ambiente e ainda pode contribuir para o desenvolvimento social, gerando emprego e renda por meio da comercialização de produtos recicláveis.
Foto: Vigilantes da Cidade
Materiais como vidros, plásticos, papéis e alumínio estão na lista dos que podem ser reciclados. Em Petrópolis, a coleta seletiva funciona em sete bairros.
A cidade também conta com quatro ecopontos, para onde a população pode levar os materiais separados em casa.
E a reciclagem do lixo gera diversos benefícios e poupa uma série de problemas futuros.
Por que reciclar?
A Sou Petrópolis conversou com Luciana Silva da Costa, professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estácio de Sá, que ajudou a listar nove motivos para aderir à coleta seletiva em Petrópolis.
Foto: Arquivo Pessoal Luciana Silva da Costa
Luciana lembrou ainda que Petrópolis está dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA), que prevê, entre outras coisas, que o município deve conservar sua fauna e flora. Ou seja, que o desenvolvimento deve ocorrer de maneira sustentável.
Veja os 9 motivos para começar a reciclar seu lixo agora mesmo!
1- Redução do acúmulo de resíduos nas ruas
O lixo nas vias prejudica até mesmo a mobilidade das pessoas.
2- Redução da proliferação de vetores de doenças e zoonoses
O acúmulo de resíduos tende a virar hábitat para insetos e mosquitos e podem provocar a proliferação de doenças.
3- Reaproveitamento ou Ressignificação dos resíduos
O reaproveitamento pode trazer uma série de benefícios para o meio ambiente como um todo. Existem diversos produtos que podem ser reaproveitados com outra utilidade tornando-se objetos de decoração ou jardinagem, por exemplo.
4- Geração de emprego e renda
A reciclagem gera valor para os objetos, que se tornam produtos e podem gerar renda para uma família.
Muitos resíduos têm valor agregado, como a venda de papelão, plástico e alumínio. E a partir disso, existem os coletores e catadores que criam uma renda a partir da comercialização desses materiais.
5- Redução dos volumes dos aterros
Os aterros sanitários são um problema para o poder público. Em Petrópolis, todo o lixo coletado é encaminhado para Três Rios.
Luciana explica que os aterros possuem uma capacidade e que é difícil dar vazão partindo do ponto que a produção do lixo é diária.
Ela ressalta ainda que Petrópolis vive um “boom imobiliário” desde o início da pandemia quando muitas pessoas passaram a morar na cidade. Isso significa que são mais pessoas gerando resíduos.
6- Acúmulo de lixo na beira dos rios obstrui a drenagem urbana
As enchentes em Petrópolis não são novidades. Todo ano a cidade sofre com as cheias dos rios e o lixo é um dos motivos que agravam a drenagem.
“Não são a única causa, mas agravam o fenômeno da enchente. Vemos que as pessoas se tornam vulneráveis a um problema que elas mesmas causam”, diz Luciana.
7- Poluição das águas marinhas e continentais
Luciana cita o conceito de “ilha dos plásticos”, que é a formação de microplásticos que vão parar nos oceanos. Ela lembra que uma série de estudos já aponta que a maioria dos peixes que consumimos já possui microplásticos no seu tecido. Além disso, cerca de 70% da população mundial já tem microplásticos em seus tecidos.
“O que vemos é que já está retornando pra gente essa quantidade de resíduo que a gente descarta. Vai ter um momento que agente vai ser muito impactado por isso”, afirma a especialista.
8- Benefícios para fauna e flora aquática
Luciana lembra que a sociedade consome uma série de alimentos que vêm do mar, além dos peixes, lula, camarão e também muito da flora aquática, que são recursos para medicamentos, suplementos alimentares.
“Se eu poluo essa água eu estou restringindo e impactando o equilíbrio dessas populações e a longo prazo posso perder essas espécies. Então também estou impactando a espécie humana”, afirma a professora.
9- Melhorar a beleza cênica
Petrópolis é uma cidade turística, que gera renda e emprego por meio dessa atividade. Manter a cidade limpa também contribui para melhorar a beleza do município e fazer com que a imagem da cidade seja propagada de maneira positiva.