Connect with us

Vacinação contra Covid-19 segue lenta nas principais cidades da Região Serrana

Cidade

Vacinação contra Covid-19 segue lenta nas principais cidades da Região Serrana

Municípios dependem da distribuição de doses que é feita pelo Ministério da Saúde. Para acelerar a imunização é preciso mais vacinas

Vacinar a população contra Covid-19 no menor período de tempo possível é desejo de muitos municípios para que haja o controle da pandemia e a vida possa voltar minimamente ao normal assim como já ocorre em outros países do mundo.

Foto Serra Drone

Um estudo feito na cidade de Serrana, em São Paulo, também acendeu uma ponta de esperança para os brasileiros.

Toda a população adulta foi vacinada com as duas doses da CoronaVac e houve a redução de 95% do número de mortalidade, assim como quedas no número de internações e de atendimentos de pacientes com suspeita da doença.

O estudo indicou ainda  que a partir de 75% da população adulta vacinada já é possível controlar a pandemia. Porém, para que os demais municípios do Brasil sigam na mesma direção é preciso fazer também a imunização em massa, mas para isso, falta o principal: a vacina.

Até o momento os municípios recebem as doses do Ministério da Saúde e a oferta tem sido bem tímida. Com isso, a vacinação nas cidades da Região Serrana do Rio, por exemplo, segue a passos lentos.

A Sou Petrópolis fez um levantamento de dados com as três maiores cidades da região: Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Elas seguem o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e mantêm média similar no percentual de vacinação contra a covid-19.

Veja os dados por município:

Petrópolis

Petrópolis, a maior em número de habitantes – 306.678 – vacinou 27,3% da população com a primeira dose da vacina. Já com a segunda dose, o que representa o ciclo completo da imunização, foram vacinados apenas 11,8%.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, cidade com 191.158 habitantes, o percentual é de 26,7% para primeira dose e 11,5% para segunda dose.

Teresópolis

Já Teresópolis tem 184.240 habitantes. Desses, 26,7% foram vacinados com a primeira dose. Com a segunda dose da vacina contra covid-19 foram imunizados 12,9% da população.

Ou seja, os três municípios vacinaram cerca de 12% da população com as duas doses da vacina em quase 6 meses de campanha de imunização. Embora os números ainda sejam aquém de resultados expressivos, o percentual de vacinação na Região Serrana está acima dos índices registrados no Estado e no país.

Sobre a vacinação no município:

Petrópolis segue o Plano Nacional de Vacinação, que determina a vacinação de todas as pessoas maiores de 18 anos (neste momento ainda não há aprovação, no Brasil, da vacina para crianças e adolescentes). Em função da quantidade de doses insuficiente para todo o público simultaneamente, o Ministério da Saúde elencou os grupos prioritários, que foram divididos em quatro fases, começando pelos idosos com mais de 75 anos (1ª fase), idosos com 60 a 74 anos (2ª fase), pessoas com comorbidades com 18 a 59 anos (3ª fase) e trabalhadores de áreas como educação, limpeza pública e transporte (4ª fase). Também estão aí os trabalhadores na área de saúde.

Após a conclusão da vacinação nestes grupos, conforme prevê o Plano Nacional de Vacinação, será aberto o cadastramento para a parcela da população que não faz parte dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde.

Podem se cadastrar para a vacinação no momento:

– Profissionais da Educação acima de 18 anos (que trabalham em creches e Centros de Educação Infantil – CEIs) das redes pública e privada

– Pessoas com comorbidades acima de 30 anos

– Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos

– Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos

– Pessoas com autismo maiores de 18 anos

– Pacientes renais crônicos com mais de 18 anos

– Pessoas com paralisia cerebral maiores de 18 anos

– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 30 anos.

– Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)

– Gestante e puérperas com comorbidades acima de 18 anos (estas não precisam se cadastrar previamente)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir