Connect with us

Petropolitano lança livro sobre o Rio no período monárquico com base em anúncios da Corte

Cidade

Petropolitano lança livro sobre o Rio no período monárquico com base em anúncios da Corte

Foram analisadas mais de 1.600 edições do jornal Gazeta do Rio de Janeiro no processo de desenvolvimento da obra

Ainda que os jornais estejam centrados nas notícias, foi nos anúncios que o doutorando em História João Victor Pires encontrou inspiração para a elaboração de seu livro “Classificados da Corte”. Depois de analisar mais de 1.600 edições do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, o petropolitano teve material suficiente para concluir seu Mestrado e desenvolver a obra que, como o nome bem diz, traz o cotidiano do Rio no período joanino a partir de anúncios de jornal. O livro foi lançado nesta segunda-feira (26): data do bicentenário do regresso de D. João VI para Portugal.

Fotos: Divulgação

Nascido e criado em Petrópolis, João cursou Jornalismo no Rio e, pouco depois, se mudou para Portugal, onde tem se dedicado ao estudo da História. E é lá, em terras portuguesas, que o petropolitano tem se aproximado de suas raízes. “Acho que todo petropolitano acaba tendo interesse pela Monarquia e, em determinado momento, me deparei com um anúncio da Corte em um jornal”. Fatal, a descoberta lhe rendeu um estudo exclusivo sobre os anúncios da Corte na Gazeta, num período que compreende de 1.808 a 1.821: época em que o Rei de Portugal estava no Brasil.

“Me surpreendi muito em ver como os anúncios ajudam a entender as formas de sentir, pensar e agir da sociedade. Eles revelam a sociedade de contraste do Rio de Janeiro. Só as estatísticas que eu levantei revelam isso. 20% dos anúncios eram comércio de imóveis e 16% de indivíduos escravizados. Esses 16% mostram como os escravizados eram o motor da sociedade nessa época. Eles eram os trabalhadores da padaria, das obras, das embarcações. E 12% era voltado à venda de livros, também restritos à elite”.

Foto: Divulgação

Sem descartar a possibilidade de fazer um estudo semelhante, só que analisando algum veículo de Petrópolis, o jornalista e Mestre em História de 28 anos também sonha com o lançamento do livro na cidade. Afinal, por causa da pandemia, já são dois anos sem visitar Petrópolis. E se ter a satisfação de lançar a obra na cidade-natal já é motivo suficiente para fazer o evento acontecer, somado a ele está o fato de que a ilustração da capa do livro também é obra de uma petropolitana: a artista plástica Bia Penna.

Foto: Divulgação

As primeiras ilustrações de Bia remetem ao ano de 2010. De lá para cá, cresceu o gosto da artista pelo segmento e pela capacidade de traduzir, em ilustrações, a essência de um trabalho que, como no caso de João, é fruto de uma pesquisa de dois anos. “Me interessei de imediato em fazer o trabalho! Essa temática sempre me atrai, ainda mais atuando no Museu Imperial. Filmei todo o processo de execução da ilustração e o vídeo vai ao ar amanhã no meu canal do YouTube. O João amou e eu também!”.

“Classificados da Corte: o cotidiano do Rio de Janeiro joanino a partir dos anúncios de jornal” está disponível para compra em seis diferentes plataformas. São elas: Amazon Brasil, Amazon Portugal, Livraria Bok2, Americanas, Mercado Livro e Submarino. Clique aqui e saiba mais. 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir