Maus-tratos a animais agora podem ser denunciados pelo WhatsApp em Petrópolis
A Coordenadoria de Bem Estar Animal (Cobea) ampliou o canal de atendimento da população para denúncias de maus-tratos ou abandono.
A Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea) está oferecendo mais um canal de comunicação com a população. A partir deste sábado (20), pedidos de fiscalizações e denúncias relacionadas a casos de maus-tratos aos animais poderão ser feitas através do WhatsApp (24) 98839-7243.
Foto Divulgação COBEA
O atendimento funcionará de segunda a sábado, das 9h às 17h. “A disponibilização desse canal vai garantir o acesso mais fácil da população, que poderá relatar casos de maus tratos e abusos contra os animais. As pessoas não devem ter medo de denunciar, pois, além de ser um ato de cidadania, essa é a forma de garantir a proteção dos animais”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes.
A medida é uma resposta a indicação legislativa do vereador Domingos Protetor. “Fico feliz que tenha sido aceita e colocada em prática. O atendimento via mensagens instantâneas na Cobea irá agilizar o serviço e permitir que casos de emergência, inclusive aos sábados, sejam atendidos e solucionados. Essa é uma grande conquista para os animais e toda a causa”, comemora o vereador.
Para o coordenador da Cobea, João Valois, este primeiro atendimento através do WhatsApp vai facilitar as ações de fiscalização. “Este é o objetivo deste novo serviço. A intenção da coordenadoria é garantir ampliação das políticas públicas voltadas para a causa animal”, frisa.
Para as denúncias, a população deve cadastrar o número (24) 98839-7243. Porém, os contatos também podem ser feitos pelo telefone (24) 2291-1505 ou através do e-mail ceaicobea@petroplis.rj.gov.br.
O que fazer ao encontrar um animal abandonado?
Como o município não tem um abrigo nem um atendimento veterinário públicos em casos emergenciais de maus-tratos e abandono, todo o trabalho de resgate e cuidados especiais de cães e gatos fica por conta de ONGs e entidades filantrópicas de Petrópolis. É o caso da Dog’s Heaven, que cuida de mais de 270 cachorros abandonados ou vítimas de maus-tratos.
Em 2019, cerca de 100 cães foram resgatados pela Dog’s Heaven e só durante a pandemia, os voluntários resgataram oito ninhadas, totalizando mais de 50 filhotes, que hoje estão para adoção.
Foto Divulgação Dog’s Heaven
A maioria dos abrigos de Petrópolis está no limite da capacidade de ocupação e, por conta disso, protetores de animais aconselham que quem for fazer um resgate as seguintes orientações: