Prefeitura anuncia retorno das obras no Palácio de Cristal no dia 29 de março
Em vistoria no Palácio de Cristal na tarde desta quinta-feira (18/03), o prefeito interino Hingo Hammes anunciou que as obras serão retomadas no dia 29 de março. A Engeprat – que assumiu os trabalhos com a desistência da empresa vencedora da licitação – dará continuidade nas intervenções no banheiro e na portaria, além de ter confirmado a contratação de um arqueólogo. Esse profissional será o responsável por criar o projeto de Monitoramento e Resgate Arqueológico, que passará pela aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Foto Divulgação
“Anunciamos hoje o retorno das intervenções. Essa é uma obra muito aguardada pelos petropolitanos e também pelos visitantes. Desde o início do ano estamos lutando para essa retomada, já que o Palácio de Cristal é um dos grandes equipamentos turísticos existentes no nosso município”, explicou Hammes, que esteve acompanhado dos vereadores Domingos Galante (PSC), Yuri Moura (PSOL), Marcelo Chitão (PL), Maurinho Branco (DEM) e Marcelo Lessa (PSD) e Mauro Peralta (PRTB).
Segundo Frederico Araújo, coordenador da diretoria técnica do Iphan na Região Serrana, a contratação do arqueólogo é um passo fundamental para que a obra do Palácio de Cristal seja concluída. Ele também participou da vistoria. “A retomada das intervenções, em paralelo a contratação do arqueólogo, demonstra o interesse da prefeitura em dar continuidade e celeridade nas obras. A entrega do projeto de Monitoramento e Resgate Arqueológico desamarra muita coisa”, disse Frederico.
Também presente na vistoria, o secretário de Obras, Maurício Veiga, explicou que ainda não há prazo para o término dos trabalhos. “Isso depende de diversos fatores, como a questão climática, da aprovação do projeto de Monitoramento e Resgate Arqueológico no IPHAN, entre outros. Mas a retomada e a contratação do arqueólogo são avanços muito importantes neste momento”, destacou.
Instalado na antiga Praça da Confluência, chamada pelos colonos alemães de Praça Koblenz, esse patrimônio do município, cuja estrutura pré-moldada veio da França, inspirado no Palácio de Cristal de Londres. Foi encomendado pelo Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel, para receber exposições de flores, hortícolas e de pássaros. O local não passa por uma grande reforma há mais de 20 anos.
Veja também:
- “Não é preciso entrar em colapso para agir”, diz pesquisador da Fiocruz sobre o aumento de internações em Petrópolis
- Petrópolis registra 47 óbitos por Covid-19 na primeira quinzena de março
- Após denúncias de ônibus lotados, prefeitura vai à Justiça para pedir operação de 100% da frota em Petrópolis
- Educadores fazem protesto contra a volta às aulas presenciais em Petrópolis