Petrópolis registra 20 óbitos por Covid-19 em sete dias de março
Médico infectologista destaca o reforço das medidas protetivas para conter a circulação do vírus.
O mês de março começou acendendo um alerta para o aumento dos números da Covid-19 em Petrópolis. De acordo com o painel de monitoramento da doença, em sete dias já foram registrados 20 óbitos decorrentes da contaminação pelo vírus. Todas as vítimas tinham mais de 60 anos de idade – a maioria com comorbidades.
De acordo com os dados do Painel da Covid-19, já foram registrado 20 óbitos em sete dias do mês de março – Foto Divulgação Secretaria Municipal de Petrópolis
Outro dado que preocupa é o de internações de pacientes com sintomas da Covid-19. Para o infectologista e diretor médico do SMH, Luis Arnaldo Magdalena, tais aumentos nos números da doença no município estão relacionadas à alta taxa de circulação do vírus. “Quando os casos aumentam bruscamente podemos concluir uma alta taxa de circulação, ou seja, alta taxa de transmissão – mais pessoas doentes e transmitindo”, explica.
Foto Divulgação HMNSE
Isso se dá, em parte pelas aglomerações e relaxamento com as medidas protetivas, e pelas variantes do coronavírus, que são mais transmissíveis. Como forma de conter a circulação do vírus e não contaminar pessoas que estão no grupo de risco da doença, o especialista alerta para o reforço do isolamento social, sempre que possível.
“É essencial evitar contato com pessoas idosas, do grupo de risco, obesas, diabéticas. Não vale a pena visitar pai, mãe, avô e avó principalmente nos próximos 30 dias. Nesse momento crítico quanto menos pessoas circulando maior vai ser a efetividade no controle da transmissão do vírus”, destaca.
Boletim da Covid-19 desta terça-feira (09/03)
O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta terça-feira (09/03) mostra que Petrópolis fez, até agora, 124.555 testes para Covid-19, com 21.539 resultados positivos e 97.236 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). Além disso, 14 novos óbitos foram registrados.
Neste momento, 98 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 65 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 163 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 69,09% e 66,67% em leitos de UTI.
Foto Divulgação PMP
Veja também:
- Começa a vacinação contra a Covid-19 em idosos entre 80 e 84 anos em Petrópolis
- Infectologista atribui aumento de internações por Covid-19 em Petrópolis à alta taxa de transmissão do vírus
- Um pedido do coração: petropolitana vacinada contra a Covid-19 agradece enfermeira com flor
- Infectologista esclarece dúvidas sobre atual situação da Covid-19 em Petrópolis