Connect with us

Festival Riso Solto: evento online e gratuito de palhaçaria e circo começa nesta semana em Petrópolis

Agenda

Festival Riso Solto: evento online e gratuito de palhaçaria e circo começa nesta semana em Petrópolis

Começa neste domingo (28/02) o “Festival Riso Solto: 2º encontro de palhaçaria e circo de Petrópolis”, dando continuidade e reafirmando a representatividade do município nessa arte milenar e tão popular.

Cédito: Luisa Alves / foto tirada antes da pandemia

A live de abertura acontece às 20h com uma transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo Riso Solto. Nesse dia, o público poderá ver o documentário inédito “Atos e Relatos – Palhaçaria em tempos de Pandemia” produzido exclusivamente para este festival. Além disso, haverá uma roda de conversa com a provocação “Mulheres de Riso Solto”, com a colaboração da classe artística local de palhaçaria e circo e tradução simultânea em libras.

“Já que não temos como escapar desse contexto de pandemia, que possamos trazer o olhar da Palhaçaria e fazer desse festival um ato não só de resistência, mas de resiliência”, ressalta Andressa Hazboun, coordenadora artística do festival.

Cédito: Luisa Alves / foto tirada antes da pandemia

O Riso Solto acontecerá de forma online e gratuita e vai até o dia 06 de março, contando com 24 artistas locais. Entre 01 e 06 de março, haverá quatro apresentações diárias nos horários de 11h, 14h, 16h e 18h, exibidas no canal do YouTube. Para ver a programação completa, acompanhe as redes sociais do Riso Solto: https://linktr.ee/risosolto.

Workshop gratuito: “Introdução ao Riso – Ferramentas Humorísticas”

Como proposta de atualização profissional, o festival também traz o Workshop gratuito “Introdução ao Riso – Ferramentas Humorísticas”, ministrado pelo Léo Gaviole, um dos organizadores do evento. De acordo com o artista, “o riso tem a função de curar a alma das ranhuras desenhadas pela vida e traz a leveza necessária ao nosso espírito dia após dia. O Workshop tem o objetivo de elucidar os participantes sobre essa arte tão singela de fazer as pessoas sorrirem”, comenta Léo.

Durante o festival, com intuito de aproximar o público, também haverá encontros com os palhaços, por meio de chamadas de vídeo no celular, que serão sorteados durante a programação.

O projeto é patrocinado pela Lei Aldir Blanc municipal, com apoio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, e de coordenação coletiva de Andressa Hazboun, Léo Gaviole, Madson José e Marcia Ganem.

Cédito: Luisa Alves / foto tirada antes da pandemia

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir