Connect with us

Janeiro se torna o mês com maior número de óbitos por Covid-19 em Petrópolis

Cidade

Janeiro se torna o mês com maior número de óbitos por Covid-19 em Petrópolis

Ao todo, foram 89 mortes mês passado, ultrapassando dezembro de 2020.

Com a confirmação de mais dez óbitos divulgados nesta segunda-feira (01/02), janeiro ultrapassou dezembro em números de mortes por Covid-19, tornando-se o mês com mais registros de vítimas fatais desde o início da pandemia. Ao todo, foram 89 pessoas que vieram a óbito em janeiro no município. Ou seja, uma média de 2,87 mortes por dia.

Seguindo os registros nacionais, Petrópolis também ultrapassou dezembro em números de óbitos por Covid-19.

De acordo com os especialistas, esses números já eram esperados após as festas de fim de ano e com o relaxamento social das medidas preventivas contra a Covid-19. A fim de evitar mais mortes e um colapso no sistema de saúde, que já está com profissionais sobrecarregados, a psicanalista e professora da UNIFASE Virgínia Ferreira alerta a população para manter as medidas de segurança e tomar cuidado com os riscos do negacionismo.

“Se negamos a realidade, nós desconsideramos as medidas sanitárias básicas de usar a máscara de proteção, higienizar as mãos e evitar aglomerações. Negando a real situação, nós não melhoramos em nada a realidade, só pioramos. Quanto mais negamos a realidade, mais inflacionamos o sistema de saúde e levamos à exaustão os profissionais da área de saúde, que são tão humanos quanto nós. Nenhum sistema do mundo está preparado para receber uma demanda tão grande. Me perdoe a objetividade e a franqueza, mas se não cumprimos as medidas sanitárias básicas, nós também somos responsáveis por cada uma dessas mortes”, frisa Virgínia Ferreira.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Veja a relação de óbitos confirmados com a Covid-19 no município divulgada nesta segunda-feira (01/02):

Homem, 84 anos, morador da Mosela. Internado em 23/12 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 28/12. Paciente possuía Hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Mulher, 79 anos, moradora do Alto da Serra. Internada em 26/12 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 06/01. Paciente possuía doença cardiovascular crônica e doença renal crônica.

Homem, 82 anos, morador do Duarte da Silveira. Internado em 29/12 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 19/01. Paciente possuía hipertensão arterial.

Homem, 79 anos, morador do Bingen. Internado em 02/01 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 23/01.

Homem, 78 anos, morador do Retiro. Internado em 22/01 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 30/01. Paciente possuía hipertensão arterial e diabetes mellitus.

Homem, 80 anos, morador do Quitandinha. Internado em 26/12 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 29/12. Paciente possuía doença de Parkinson.

Mulher, 77 anos, moradora do Morin. Internada em 17/12 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 13/01. Paciente possuía asma.

Mulher, 71 anos, moradora do Independência. Internada em 06/01 no Hospital Alcides Carneiro. Óbito registrado em 19/01. Paciente possuía doença renal crônica.

Mulher, 74 anos, moradora do Meio da Serra. Internada em 25/01 no Pronto Socorro Leônidas Sampaio. Óbito registrado em 28/01. Paciente possuía doença respiratória crônica.

Mulher, 61 anos, moradora do Siméria. Internada em 16/01 na UPA Cascatinha. Óbito registrado em 30/01. Paciente possuía câncer de mama.

Boletim da Covid-19 desta segunda-feira (01/02):

Este último boletim mostra que Petrópolis fez, até agora, 110.047 testes para Covid-19, com 15.831 resultados positivos e 88.743 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). Há 5.473 casos em análise e 10.156 recuperados.

Foto Divulgação PMP

Neste momento, 84 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 89 estão em leitos clínicos privados e pelo SUS, totalizando 173 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 49,23% e de 63,44% em leitos de UTI.

Mais de 3.800 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose da vacina

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, estiveram nesta segunda-feira (01) em treze unidades básicas de saúde e uma unidade hospitalar. Nesta segunda-feira, foram vacinados 240 profissionais de saúde, totalizando 3.853 pessoas vacinadas no município.

Foto Divulgação PMP

No último sábado (30/01), equipes de enfermagem estiveram no Hospital Nossa Senhora Aparecida e nas unidades básicas de saúde no São Sebastião, Siméria, Alto da Serra, Meio da Serra, 24 de Maio, Morin, Vila Felipe, Sargento Boening, Caxambu, Mosela, Bataillard, Pedras Brancas e Moinho Preto.

Nesta etapa, a vacinação foi estendida aos demais profissionais de saúde que atuam nas unidades hospitalares que não foram contemplados na primeira etapa. Também serão vacinados todos os funcionários e agentes comunitários de Saúde que estão na ativa nas UBS, PSF, Pronto Atendimento, Centro de Saúde, Serviço de Atendimento Domiciliar e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir