Connect with us

8 fatos e curiosidades que só quem foi canarinho em Petrópolis vai saber e lembrar

História

8 fatos e curiosidades que só quem foi canarinho em Petrópolis vai saber e lembrar

Da origem do nome às doces lembranças, viagens e feitos do grupo pelo Brasil e pelo mundo

Coro de meninos mais antigo do Brasil, talvez o principal título detido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, contudo, seja outro: o de peça fundamental na formação dos integrantes. São quase 80 anos de uma trajetória escrita por mais de três mil vozes e histórias que se entrelaçam e os unem.

A partir de agora, você confere algumas dessas histórias numa lista de fatos e curiosidades sobre o grupo que, acostumado a fazer parte dos momentos mais especiais dos petropolitanos, deu seu jeitinho de estar presente também no Natal dos moradores.

No dia 23, a partir das 19 horas, eles promovem um concerto natalino pelo YouTube da TV Franciscanos. Participam da apresentação o coral das meninas e meninos dos canarinhos, bem como o grupo de 20 aprendizes. Constam, no repertório, três músicas inéditas e a montagem de um presépio vivo por parte de alguns dos coralistas.

A origem do nome “canarinhos”

Conta-se que a primeira vez em que os meninos cantores foram chamados de canarinhos remete ao dia em que Frei Leto, fundador do instituto, organizou uma festa de Primeira Comunhão no Sagrado em 1942. Na ocasião, ele teria vestido os meninos com túnicas amarelas, o que, aos olhos do público, imediatamente foi sinônimo de canarinhos.

Foto: Arquivo/IMCP

A vez em que um canarinho almoçou com o Papa

Há 46 anos os canarinhos ultrapassaram as fronteiras de Petrópolis. Foi em 1974 que o grupo se apresentou, pela primeira vez, na Europa. Naquele ano, os meninos cantaram no XV Congresso de Meninos Cantores em Roma. Ocasião, inclusive, em que um deles, Ricardo Luís Rodrigues, teve a oportunidade de almoçar com o Papa.

Foto: Arquivo/IMCP

As ‘viagens’ de kombi até a Rua Frei Luiz

Talvez você não saiba, mas antes da sede do IMCP ser como a conhecemos hoje, a rotina dos meninos era dividida entre os ensaios no referido terreno, e as aulas curriculares, que aconteciam na Escola Gratuita São José, na Rua Frei Luiz. Depois do almoço, era para lá que eles eram levados numa kombi que entrou para a história.

Foto: Arquivo/IMCP

As idas do grupo à feira livre

Durante um tempo, terça-feira era dia de alguns alunos acompanharem os funcionários do Instituto nas feiras livres. A recompensa oferecida era uma maçã. Isso até um dos meninos colocar a fruta por inteiro na boca e levar um susto ao não conseguir retirá-la. A passagem é contada até hoje entre risadas por quem dela ouviu falar!

Grupo é filiado à Federação Internacional Pueri Cantores, com sede em Roma

Fundado em 1942, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis é filiado à Federação Nacional dos Meninos Cantores e à Federação Internacional, com sede em Roma. O grupo já participou de quatro importantes celebrações presididas pelos papas Paulo VI e João Paulo II, uma delas aquela em que Ricardo almoçou com o Papa Paulo VI.

A discografia dos Canarinhos já conta com 18 CDs

O primeiro LP dos Canarinhos foi lançado ainda em 1956. De lá para cá, os meninos já se envolveram em outros trabalhos de sucesso absoluto, como foi o caso do álbum “Christus est Natus”, que teve tiragem de 300 mil exemplares e foi patrocinado pela Missionszentrale der Franziskaner.

Foto: Divulgação

Desde 1988, grupo conta também com coral de meninas

Por iniciativa do Frei José Luiz, desde 1988 o IMCP conta também com o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. Atualmente, 56 meninas compõem o coro, que já realizou apresentações por diferentes regiões do Brasil e Portugal – esse como parte das comemorações pelos 500 anos de descobrimento do Brasil.

Foto: Divulgação/Formação 2019

36 ex-canarinhos hoje vivem exclusivamente da música

Como parte das comemorações pelos 78 anos dos Canarinhos, o IMCP promoveu, este ano, uma transmissão com depoimentos de ex-canarinhos que vivem hoje exclusivamente da música. De acordo com a direção, são 36 os profissionais cujo caminho na música começou a ser trilhado ainda enquanto eles eram canarinhos.

Seja dedicando-se exclusivamente à música ou não, é fato que quem passou pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis não apenas cantou, mas nele formou disciplina, lembranças e saudade.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir